O treino de corrida que pode levar à queima de gordura e, consequentemente, emagrecimento pode levar à perda de 1 a 2 kg por semana, já que intercala momentos de alta intensidade com corrida mais calma, aumentando o gasto energético.
No entanto, os resultados podem variar de acordo com a pessoa, já que depende da individualidade biológica de cada um, além de que a perda de peso é maior quando há mais quilos para perder além do peso ideal.
A corrida é um tipo de exercício aeróbico muito eficiente para perda de peso e melhora do condicionamento físico, principalmente quando praticada em alta intensidade, aumentando os batimentos cardíacos, pois promove aumento do metabolismo e favorece a queima de gordura. Confira outros benefícios da corrida.
Como o treino pode ser feito
O treino de corrida para perder gordura é feito em 4 semanas, com esforço progressivo e em dias alternado (terça, quinta e sábado, por exemplo), para que o músculo possa descansar e para evitar a perda de massa muscular.
Antes e após cada treino é importante realizar exercícios de alongamento para preparar o corpo e evitar lesões, como contraturas ou tendinite, por exemplo. Confira algumas opções de exercícios de alongamento para as pernas.
Plano de corrida para emagrecer
A tabela a seguir traz uma opção de plano de corrida para emagrecer:
Essa planilha serve como orientação de treino de corrida para emagrecer, sendo importante ter a orientação do profissional de educação física, para fazer um treino de forma individualizada e de acordo com as condições físicas e de saúde.
Leia também: Corrida para iniciantes: como começar (com planilha de treino) tuasaude.com/corrida-para-iniciantesO que fazer durante a corrida
Durante a corrida é importante beber pelo menos 500 ml de água a cada 30 minutos de treino para repor os minerais e água perdidos por meio do suor, além de ser importante para evitar câimbras, que podem surgir devido à desidratação.
Além disso, para potencializar os resultados do treino, é importante fazer uma dieta de emagrecimento que, normalmente, inclui alimentos ricos em fibras e com poucas calorias e que, por isso, não deve conter alimentos ricos em açúcar ou gordura. Saiba como é feita a dieta para a hipertrofia e perda de gordura.
Se durante a corrida sentir a chamada 'dor de burro' ou 'dor de viado', é importante se concentrar na respiração, diminuir o passo e quando a dor passar, recuperar o ritmo. Conheça as principais causas de dor na corrida e o que fazer.
Veja mais detalhes no vídeo a seguir sobre o que comer antes, durante e após o treino: