Treino intervalado: o que é, benefícios e tipos

Treino intervalado é caracterizado pela alternância entre períodos de esforço de intensidade moderada a alta e de repouso, cuja duração pode variar de acordo com o exercício realizado e objetivo da pessoa.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Cardiologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Os treinos intervalados podem ser aplicados na corrida externa ou na esteira, bicicleta e exercícios de força, sendo importante a orientação do instrutor para que seja definida a zona de treinamento, que corresponde à intensidade e frequência cardíaca que a pessoa deve atingir e manter durante o exercício.

Além disso, a orientação e a supervisão de um instrutor é fundamental para garantir que o treino é praticado de forma segura e sejam prevenidas lesões.

Imagem ilustrativa número 1

8 benefícios do treino intervalado

Os principais benefícios do treino intervalado são:

  1. Ajudar a emagrecer;
  2. Aumentar o metabolismo;
  3. Acelerar o processo de queima de gordura;
  4. Diminuir o percentual de gordura corporal;
  5. Melhorar a capacidade cardiorrespiratória;
  6. Aumentar a captação de oxigênio;
  7. Baixar a pressão alta;
  8. Melhorar a resistência à insulina e reduzir a glicose alta.

É recomendado que esses treinos sejam realizados duas a três vezes por semana e que a pessoa tenha uma alimentação adequada para que os resultados possam aparecer e serem duradouros.

Tipos de treino intervalado

Os principais tipos de treino intervalado são:

1. HIIT

O HIIT, também chamado de High Intensity Interval Training ou Treino Intervalado de Alta Intensidade, é um tipo de treino muito utilizado para acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura durante e após a atividade física.

Na maioria das vezes, o HIIT é aplicado nos treinos de bicicleta e de corrida e consiste na realização do exercício em alta intensidade por cerca de 30 segundos a 1 minuto, de acordo o objetivo da pessoa.

Após o tempo de esforço, a pessoa deve passar o mesmo tempo em repouso, que pode ser passivo, ou seja, parado, ou ativo, em que o mesmo movimento é realizado, porém em uma intensidade mais baixa.

Além de poder ser aplicado em exercícios aeróbicos, o treino de HIIT também pode ser incluído em exercícios de musculação. Veja mais sobre como fazer o HIIT.

2. Tabata

O treino de tabata é um tipo de HIIT e que dura cerca de 4 minutos, em que a pessoa faz o exercício em alta intensidade por 20 segundos e descansa por 10 segundos, completando o tempo total de 4 minutos de atividade.

Assim como o HIIT, o tabata consegue aumenta a capacidade aeróbica e anaeróbica da pessoa, ajuda na manutenção da massa muscular e melhora o sistema cardiovascular.

Por ser um treino de alta intensidade, é recomendado que seja feito por pessoas que praticam atividade física já há um tempo e que seja feito sob orientação de um profissional de educação física para que se possam alcançar os benefícios. Confira alguns exercícios de tabata.

3. Fartlek

O treino fartlek é um tipo de treino de corrida intervalado, em que se alterna corridas de alta velocidade, como sprints ou corrida rápida, com intervalos de corrida leve a moderada.

Esse tipo de treino ajuda a ganhar mais resistência à corrida, além de melhorar o sistema cardiovascular.

Leia também: 15 benefícios da corrida para a saúde tuasaude.com/beneficios-da-corrida