O que é:
A tríade de Beck é um conjunto de sintomas que ajudam a identificar o tamponamento cardíaco. Assim, os sintomas que fazem parte da tríade de Beck são: sons cardíacos abafados, diminuição da pressão arterial e dilatação das veias do pescoço, dificultando a capacidade do coração para bombear o sangue.
O tamponamento cardíaco é o acúmulo de líquido entre as duas membranas do pericárdio, que são responsáveis pelo revestimento do coração, provocando os sintomas da tríade de Beck, aumento da frequência cardíaca e respiratória, dor no tórax, pés e mãos frios e roxos, falta de apetite, dificuldade para engolir e tosse. Confira outros sintomas do tamponamento cardíaco.
É importante que a pessoa vá ao hospital assim que surgirem os sintomas característicos da tríade de Beck, pois assim é possível iniciar o tratamento mais adequado, que normalmente é feito através de um procedimento cirúrgico para tirar o líquido acumulado.
Como identificar
A tríade de Beck pode ser identificada a partir da avaliação de algumas características:
1. Sons cardíacos abafados
Quando ocorre uma lesão no coração, por exemplo, pode-se gerar o aumento da pressão intrapericárdica devido ao acúmulo de líquido no espaço pericárdico, que é o espaço entre o coração e o pericárdio. Este acúmulo de líquido em torno do coração, vai abafar o som dos batimentos cardíacos, que é o primeiro componente da tríade de Beck.
2. Diminuição da pressão arterial
Esta alteração da pressão intracardíaca compromete o enchimento cardíaco, porque o coração não vai conseguir trabalhar corretamente, diminuindo assim o débito cardíaco, o que se reflete numa diminuição da pressão arterial, segundo sinal da tríade de Beck.
3. Dilatação das veias do pescoço
Como consequência do débito cardíaco diminuído, o coração também vai ter dificuldade para receber todo o sangue venoso, que vem do resto do corpo para o coração, o que vai fazer com que o sangue se acumule, levando ao terceiro sinal da tríade de Beck, a dilatação das veis do pescoço, também conhecido por turgência jugular.
Como é feito o tratamento
O tratamento do tamponamento cardíaco deve ser feito com urgência e geralmente consiste na realização de uma pericardiocentese, que é um tipo de procedimento cirúrgico que tem como objetivo retirar o excesso de líquido do coração, que é um procedimento provisório, que apenas alivia os sintomas e pode salvar a vida do paciente.
Depois disso, o médico pode realizar uma cirurgia mais invasiva para remover uma parte do pericárdio, drenar sangue ou remover coágulos sanguíneos, por exemplo.
Além disso, também pode ser feita a reposição do volume de sangue com líquidos e a administração de remédios, para normalizar a pressão arterial, e administração de oxigênio com o objetivo de reduzir a carga sobre o coração.