Trimebutina é um antiespasmódico indicado para o tratamento da síndrome do intestino irritável, refluxo gastroesofágico ou cólicas gastrointestinais, pois reduz os espasmos ou contrações do trato gastrointestinal, normalizando os seus movimentos.
Esse remédio pode ser encontrado na forma de cápsulas moles contendo malato de trimebutina 200 mg, como genérico ou com os nomes comerciais Irritratil, Trimeb ou Digedrat, por exemplo.
O maleato de trimebutina pode ser utilizado por adultos ou crianças com mais de 12 anos, e deve ser usado somente com indicação do gastroenterologista, de acordo com a condição a ser tratada.
Para que serve
A trimebutina é indicada para o tratamento de:
- Síndrome do intestino irritável;
- Dor ao engolir causada pelo refluxo gastroesofágico;
- Má digestão (dispepsia) não ulcerosa;
- Dor ou cólicas causadas por espasmos gastrintestinais.
Além disso, o maleato de trimebutina pode ser indicado para o preparo exames de diagnóstico, como raio X ou endoscopia do trato gastrointestinal, pois favorece o esvaziamento gástrico e evita o surgimento de náuseas e vômitos.
Outra indicação da trimebutina é também o preparo para o exame de colonoscopia, uma vez que reduz as contrações intestinais, que podem dificultar o exame.
O uso do maleato de trimebutina deve ser feito com indicação do gastroenterologista, com doses individualizadas de acordo com a condição a ser tratada.
Como tomar
As cápsulas de trimebutina 200 mg devem ser tomadas por via oral, com um copo de água ou suco, de preferência antes das refeições.
A posologia normalmente recomendada para adultos é de 1 cápsula de trimebutina 200 mg, de 2 a 3 vezes por dia, conforme orientação médica.
A dose máxima por dia não deve ultrapassar 600 mg, o que corresponde a 3 cápsulas, e o tempo de tratamento deve ser determinado pelo médico, variando de acordo com a condição a ser tratada.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns da trimebutina são diarreia, prisão de ventre, inchaço abdominal, dor de estômago, urina em excesso ou vermelhidão da pele.
Além disso, embora seja mais raro, também podem surgir vômitos, boca seca, dor de cabeça, sonolência ou fraqueza.
Quem não deve usar
A trimebutina não deve ser usada por crianças com menos de 12 anos ou por pessoas que tenham alergia à trimebutina ou qualquer outro componente das cápsulas.
Durante a gravidez, a trimebutina só deve ser usada com indicação do obstetra, devendo seu uso ser evitado no primeiro trimestre da gestação.
A trimebutina durante a amamentação, também deve ser usada com indicação médica, após avaliar os benefícios do tratamento para a mulher e potenciais riscos para o bebê.