Trombose por anticoncepcional: sintomas e o que fazer

A trombose por anticoncepcional pode causar sintomas como inchaço, vermelhidão, dor e/ou aumento da temperatura de uma das pernas ou dor no peito, podendo colocar a vida em risco quando não tratada.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ginecologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Especialmente anticoncepcionais que contém estrogênio e progesterona, seja na forma de pílula, injeção, implante ou adesivo, podem aumentar o risco de trombose. Essa condição é mais frequente em mulheres com mais de 40 anos que fumam e em caso de obesidade, por exemplo.

Embora o risco de trombose geralmente seja baixo, é importante consultar um ginecologista antes de iniciar qualquer anticoncepcional e fazer uso do medicamento corretamente, de acordo com as suas orientações.

Entenda melhor sobre a trombose no vídeo a seguir, com o Dr. Andre Feldman:

Principais sintomas

Os principais sintomas da trombose pelo uso do anticoncepcional são:

  • Inchaço e/ou vermelhidão em uma das pernas;
  • Aumento da temperatura da perna afetada;
  • Dor na perna ou no peito;
  • Falta de ar repentina;
  • Tosse constante.

A trombose é uma condição grave que pode colocar a vida em risco. Por isso, antes de iniciar o anticoncepcional, é recomendado consultar um ginecologista, que é o médico mais indicado para auxiliar na escolha do método contraceptivo mais adequado para cada mulher.

Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o ginecologista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Ginecologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

É importante informar ao médico corretamente sobre o histórico de saúde, especialmente caso existam doenças da coagulação do sangue. Além disso, deve-se usar o anticoncepcional de acordo com as suas orientações para evitar o risco de trombose.

O que fazer em caso de suspeita

Em caso de suspeita de trombose, é recomendado procurar uma emergência para avaliação. O médico poderá indicar exames, como ultrassom, tomografia e exames de sangue, para confirmar o diagnóstico.

Embora não exista um exame que confirme que a trombose foi provocada pelo anticoncepcional, suspeita-se da pílula quando outras causas mais prováveis para a trombose não foram encontradas. Veja as possíveis causas de trombose.

Anticoncepcionais que podem causar trombose

O risco de trombose é maior para anticoncepcionais que apresentam doses mais elevadas do hormônio estrogênio e que também contém na sua fórmula desogestrel, gestodeno ou drospirenona, são as formas sintéticas do hormônio progesterona. Conheça outros efeitos colaterais da pílula anticoncepcional.

Quem tem mais risco de trombose

O risco de trombose por anticoncepcional é maior em caso de:

  • Início recente do anticoncepcional, especialmente nos primeiros meses;
  • Idade maior que 40 anos;
  • Tabagismo;
  • Histórico de trombose, obesidade e/ou enxaqueca com aura;
  • Pós-operatório de grandes cirurgias;
  • Doenças da coagulação do sangue, como a síndrome do anticorpo antifosfolípide.

No entanto, a chance de desenvolver uma trombose pelo uso de anticoncepcional continua pequena, a não ser que a mulher tenha outros fatores de risco, que combinados com o uso da pílula, podem deixar este risco mais elevado.