Os sintomas de trombose são dor intensa na perna, inchaço e vermelhidão no local, dor de cabeça muito intensa, dor ao respirar e intensa falta de ar, que podem variar de acordo com o tipo de trombose.
A trombose é a formação de um coágulo no interior de veias ou artérias, dificultando ou bloqueando a passagem do sangue, podendo afetar a perna, pulmões, cérebro ou intestino, por exemplo. Entenda melhor o que é trombose e tipos.
Na presença de sintomas de trombose, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro, para iniciar o tratamento de forma a restabelecer o fluxo de sangue na artéria ou veia, e evitar complicações que podem colocar a vida em risco.
Sintomas de trombose na perna
Os principais sintomas de trombose na perna são:
- Dor intensa e latejante em uma perna, especialmente na panturrilha ou coxa;
- Vermelhidão no local;
- Inchaço na perna;
- Pele quente em volta da região dolorida;
- Dor na perna que piora ao flexionar o pé;
- Veias inchadas e endurecidas na perna afetada;
- Dificuldade de se apoiar sobre perna afetada.
Além disso, podem surgir coloração azul ou arroxeada da pele, chamada cianose, devido à alterações na oxigenação do sangue pela presença do coágulo.
Leia também: Trombose por anticoncepcional: sintomas e o que fazer tuasaude.com/trombose-causada-por-anticoncepcionalA trombose na perna, chamada cientificamente de trombose venosa profunda (TVP), normalmente afeta apenas uma perna, e mais raramente as duas.
Teste de sintomas de trombose na perna
Veja o risco de trombose venosa profunda na perna, selecionando seus sintomas no teste:
O teste de sintomas de trombose venosa profunda na perna é uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o angiologista, cirurgião vascular ou clínico geral.
Sintomas de trombose cerebral
Os principais sintomas de trombose cerebral são:
- Dor de cabeça intensa;
- Perda da força em um braço ou perna;
- Formigamento ou paralisia em um lado do corpo;
- Dificuldade para falar ou boca torta;
- Tonturas e perda de equilíbrio;
- Confusão mental ou alucinações;
- Convulsões.
A dor de cabeça da trombose cerebral é um dos sintomas mais comuns e pode ser generalizada ou localizada, piora lentamente ao longo do tempo e não melhora com o uso de analgésicos ou sono.
Os sintomas de trombose cerebral surgem devido ao aumento da pressão no cérebro, sangramento ou hemorragia cerebral, devido ao bloqueio parcial ou total de vasos sanguíneos no cérebro.
Sintomas de trombose pulmonar
Os principais sintomas de trombose pulmonar são:
- Falta de ar intensa e repentina;
- Respiração rápida;
- Dor no peito, que piora com a respiração;
- Tosse com ou sem sangue;
- Palpitações cardíacas ou batimentos cardíacos irregulares;
- Suor excessivo;
- Tontura, vertigem ou sensação de desmaio.
Além disso, outros sintomas da trombose pulmonar, também chamada de tromboembolismo pulmonar ou embolia pulmonar, são sensação de ansiedade ou pele pálida, pegajosa ou azulada.
Leia também: Embolia pulmonar: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/sintomas-da-embolia-pulmonarSintomas de trombose hemorroidária
Os principais sintomas de trombose hemorroidária são:
- Dor intensa na região anal;
- Coceira no ânus;
- Sangramento, especialmente ao evacuar ou fazer força;
- Inchaço ao redor do ânus;
- Caroços arroxeados ou pretos em volta do ânus;
- Dor ao sentar, caminhar ou evacuar;
- Sensação de queimação na região anal.
Os sintomas de trombose hemorroidária surgem devido a uma hemorroida interna ou externa que se rompe ou fica comprimida pelo ânus, fazendo com que o sangue fique acumulado no ânus formando um coágulo.
Leia também: Sangramento anal: 6 causas comuns (e o que fazer) tuasaude.com/sangramento-analSintomas de trombose intestinal
Os principais sintomas de trombose intestinal são:
- Dor abdominal intensa e repentina;
- Barriga inchada;
- Diarreia com sangue ou prisão de ventre;
- Sangramento gastrointestinal;
- Náuseas e vômitos;
- Febre acima de 38ºC;
- Perda do apetite.
A trombose intestinal pode ser aguda se o fluxo de sangue para o intestino for interrompido pelo coágulo em artérias intestinais ou crônica se desenvolvendo lentamente ao longo de dias ou semanas.
Leia também: Dor no intestino: o que pode ser (e o que fazer) tuasaude.com/dor-no-intestinoSintomas de trombose placentária
Os principais sintomas de trombose placentária são:
- Diminuição ou ausência de movimentos fetais;
- Crescimento lento do bebê ou restrição de crescimento fetal;
- Sangramento vaginal intenso, devido ao descolamento da placenta;
- Dor abdominal e pressão alta;
- Inchaço e rápido ganho de peso;
- Contrações uterinas, que podem levar ao parto prematuro;
- Morte fetal ou natimorto.
A trombose placentária surge quando um coágulo se forma nas veias ou artérias da placenta, prejudicando a quantidade de sangue que passa para o feto.
Os sintomas de trombose placentária nem sempre são sentidos pela gestante, podendo ser identificados nos exames pré-natais.
Leia também: Trombose na gravidez: sintomas, tratamento e como evitar tuasaude.com/trombose-na-gravidezNo entanto, é uma condição grave que necessita de atendimento médico imediato, por isso, deve-se ir imediatamente ao hospital.
Como confirmar
O diagnóstico da trombose é feito no hospital pelo clínico geral, angiologista, proctologista, pneumologista, neurologista ou obstetra, através da avaliação dos sintomas, exame físico e histórico de saúde.
Para confirmar o diagnóstico, geralmente são solicitados exames de sangue, como hemograma completo, coagulograma e dímero D, por exemplo.
Leia também: Coagulograma: o que é, para que serve e como é feito tuasaude.com/coagulogramaAlém disso, o médico deve solicitar exames de imagem, como ultrassom convencional ou com doppler, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, por exemplo.
O que fazer
É importante ir imediatamente ao pronto-socorro casos surjam sintomas de qualquer tipo de trombose, pois é considerada uma emergência médica que necessita de tratamento imediato, pois pode colocar a vida em risco.
Assim, no hospital, o médico pode indicar o uso de anticoagulante, antiagregantes plaquetários, trombolíticos, ou cirurgia para remover o coágulo e restabelecer a circulação sanguínea no local.
Leia também: 10 tratamentos para trombose venosa profunda (e opções naturais) tuasaude.com/tratamento-para-trombose