TSH alto: sintomas, causas (e o que fazer)

O TSH alto pode ser causado por problemas na tireoide, como hipotireoidismo, tireoidite de Hashimoto ou ser sinal de tumor na glândula pituitária no cérebro.

Geralmente, o TSH alto pode causar sintomas como cansaço, aumento de peso, prisão de ventre, sensação de frio, queda de cabelo, pele seca, cabelos e unhas frágeis e quebradiças, por exemplo. 

O TSH é o hormônio tireoestimulante produzido pela glândula hipófise no cérebro e tem como função estimular a tireoide a produzir seus hormônios, T3 e T4. Desta forma, o TSH alto deve ser avaliado pelo endocrinologista junto com o T3 e T4 e outros exames que avaliam a tireoide. Veja os principais exames que avaliam a tireoide.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de TSH alto

Os principais sintomas de TSH alto são:

  • Cansaço excessivo;
  • Ganho de peso sem causa aparente;
  • Prisão de ventre;
  • Pele seca;
  • Queda de cabelo;
  • Unhas frágeis e quebradiças;
  • Dormência e formigamento nas mãos;
  • Menstruação irregular ou abundante.

Além disso, pode haver depressão, diminuição da libido, diminuição da frequência cardíaca e dificuldade para tolerar temperaturas mais frias.

Esses sintomas de TSH alto, normalmente estão relacionados ao hipotireoidismo. Saiba identificar todos os sintomas de hipotireoidismo.

No entanto, os sintomas de TSH podem variar de acordo com sua causa, sendo que no caso do tumor na hipófise, pode resultar em sintomas de hipertireoidismo, por exemplo.

Leia também: 17 sintomas de hipertireoidismo tuasaude.com/sintomas-de-hipertireoidismo

O que significa TSH alto

O TSH alto ou TSH ultra sensível alto significa que a glândula hipófise está produzindo maiores quantidades do hormônio tireoestimulante do que o normal.

Leia também: TSH ultra sensível: para que serve, valores (e porque está alto ou baixo) tuasaude.com/tsh-ultra-sensivel

Isso pode ocorrer por uma diminuição da produção dos hormônios da tireoide T3 e T4, como também por alterações na hipófise, por exemplo.

Por isso, os valores do exame de TSH devem ser avaliados pelo endocrinologista, junto com outros exames que avaliam a tireoide. Veja os valores de referência do TSH e quando é considerado alto.

Preocupado com o resultado do seu exame?

Estamos aqui para ajudar! Fale com os nossos profissionais e receba orientação especializada sobre o que fazer a seguir.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Causas do TSH alto

As principais causas de TSH alto são:

1. Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é caracterizado pelo TSH alto e T3 e T4 baixos, resultando em sintomas como cansaço, fraqueza e indisposição, pele seca e áspera ou aumento do peso.

Nesse caso, o TSH ultra sensível alto ocorre por uma tentativa da glândula hipófise estimular a produção de hormônios tireoidianos que estão baixos.

O que fazer: o tratamento do hipotireoidismo deve ser feito com a orientação do endocrinologista, e normalmente envolve remédios, como a levotiroxina, para repor os hormônios tireoidianos. Veja como é feito o tratamento do hipotireoidismo

Leia também: 6 remédios para tratar as doenças da tireoide (e como usar) tuasaude.com/remedios-para-tireoide

2. Hipotireoidismo congênito

O hipotireoidismo congênito é um tipo de hipotireoidismo presente desde o nascimento do bebê, em que a glândula tireoide não consegue produzir seus hormônios, podendo interferir no desenvolvimento do bebê.

Nesses casos, o diagnóstico é feito pelo teste do pezinho e avaliação dos hormônio tireoidianos, sendo caracterizado por TSH alto e T3 e T4 baixos.

O que fazer: o tratamento do hipotireoidismo congênito também é feito com o uso de levotiroxina receitado pelo endocrinologista, para repor os hormônios da tireoide, e como consequência, ajuda a regular o TSH. Saiba mais sobre o tratamento do hipotireoidismo congênito.

3. Hipotireoidismo subclínico

O hipotireoidismo subclínico é caracterizado por níveis de TSH alto e T4 normal, sendo que normalmente a pessoa apresenta poucos ou nenhum sintoma do hipotireoidismo.

O que fazer: o tratamento pode envolver o uso de levotiroxina indicada pelo endocrinologista, mesmo quando não existem sintomas de hipotireoidismo, de forma a diminuir o risco de problemas cardiovasculares. Veja todos os tipos de hipotireoidismo.

4. Tireoidite de Hashimoto

A tireoidite de Hashimoto é uma inflamação autoimune crônica da tireoide, caracterizada por TSH ultra sensível alto e T3 e T4 baixos.

Essa condição é causada porque o sistema imune produz anticorpos que atacam as células da tireoide como se fossem estranhas ao organismo, provocando sua destruição, oq eu reduz a produção dos hormônios da tireoide.

O que fazer: deve-se fazer o tratamento recomendado pelo endocrinologista que geralmente é feito com o uso de levotiroxina e, nos casos mais graves, cirurgia para remover a tireoide. Saiba mais sobre o tratamento da tireoidite de Hashimoto

5. Adenoma hipofisário

O adenoma hipofisário secretor de TSH, conhecido como THSoma, é um tumor benigno da hipófise no cérebro, que é a glândula que produz o hormônio tireoestimulante (TSH).

Nesse caso, ocorre um aumento da produção de TSH, sendo caracterizado por TSH alto e T3 e T4 altos, resultando em sintomas de hipertireoidismo, como palpitações cardíacas, arritmias ou perda de peso.

O que fazer: o tratamento do adenoma hipofisário normalmente é feito com cirurgia, após o controle inicial do hipertireoidismo, com remédios, como o metimazol, indicados pelo endocrinologista. Caso necessário, após o tratamento com remédios e cirurgia, o médico pode indicar a radioterapia.  

Leia também: Hipertireoidismo: sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/hipertireoidismo

Vídeos relacionados

Sinais que a sua TIREOIDE não está bem

06:35 | 14.876 visualizações

COMO SOBREVIVER SEM TIREOIDE

05:39 | 125.225 visualizações

Alimentação para Problemas na Tireoide

04:47 | 946.163 visualizações