Exame TSH: para que serve e porque está alto ou baixo

Atualizado em dezembro 2023

O exame TSH serve para avaliar a função da tireoide e normalmente é solicitado pelo médico quando existe suspeita de alterações na tireoide, como hipotireoidismo ou hipertireoidismo, por exemplo.

O TSH é um hormônio produzido pela glândula hipófise no cérebro e tem como função estimular a tireoide a produzir seus hormônios, a triiodotironina (T3) e a tetraiodotironina (T4). Assim, quando há alteração no exame de TSH, normalmente os exames de T3 e T4 também podem estar alterados.

O resultado do exame TSH deve ser interpretado pelo endocrinologista, juntamente com outros exames que avaliam a função da tireoide, e assim, identificar possíveis doenças e indicar o tratamento mais adequado. Veja quais são os exames essenciais para avaliar a tireoide.  

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O exame TSH é indicado para auxiliar no diagnóstico de:

  • Hipotireoidismo primário, congênito, clínico ou subclínico;
  • Hipertireoidismo clínico, subclínico ou central;
  • Doença de Graves;
  • Tireoidite de Hashimoto;
  • Câncer na tireoide;
  • Nódulo ou cisto na tireoide;
  • Tumor na glândula hipófise ou adenoma pituitário.

Além disso, o exame TSH também pode ser solicitado para acompanhar a eficácia do tratamento de doenças da tireoide.

Se deseja o acompanhamento de um endocrinologista, marque uma consulta na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Endocrinologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Quando fazer o exame

O exame TSH é normalmente é pedido quando surgem sintomas que podem indicar problemas na tireoide, como alteração do peso, bócio, pele seca, batimentos cardíacos acelerados, cansaço ou tremor nas mãos. Confira os principais sintomas de problemas na tireoide.  

Além do TSH, o médico deve solicitar outros exames que avaliam a tireoide, como T3 e T4, dosagem de anticorpos como o anti-TRAB, anti-tireoglobulina e anti-TPO no sangue. No caso de suspeita de lesões malignas na tireoide, o médico pode ainda solicitar uma biópsia, chamada Punção Aspirativa com Agulha Fina (PAAF). Saiba como é feito o exame PAAF

Qual é a função do TSH no corpo?

O hormônio tireoestimulante (TSH) tem como função estimular a tireoide a produzir seus hormônios, o T3 e o T4, que são responsáveis por manter o bom funcionamento do coração, cérebro, fígado, intestinos e rins. Além disso, os hormônios tireoidianos também regulam o metabolismo e a temperatura corporal e influenciam no crescimento, ciclo menstrual, fertilidade, peso e estado emocional.

Desta forma, quando os valores de TSH se encontra aumentado no sangue, significa que a concentração de T3 e T4 no sangue está baixa. Já quando se encontra em baixas concentrações, T3 e T4 estão presentes em altas concentrações no sangue. 

Como se preparar para o exame

Para realizar o exame TSH não é necessário realizar jejum, mas alguns laboratórios podem recomendar o jejum de 4 horas, sendo importante consultar as recomendações do laboratório.

O melhor horário para fazer esse exame é pela manhã, já que a concentração de TSH no sangue varia ao longo do dia. Além disso, é importante informar ao médico e ao laboratório sobre o uso de remédios que podem interferir nos resultados, como lítio, amiodarona, iodeto de potássio, corticoides ou biotina.

Como é feito

O exame TSH é simples, feito no laboratório retirando uma amostra de sangue que é encaminhada para laboratório para análise.

O que é TSH ultra sensível

O exame TSH ultra sensível é um método de diagnóstico mais avançado que consegue detectar quantidades mínimas de TSH no sangue, que o exame normal não seria capaz de identificar. O método de diagnostico utilizado nos laboratórios é bastante sensível e específico, sendo o exame de TSH ultra sensível normalmente utilizado na rotina.

Valores de referência do TSH

Os valores de referência do TSH variam de acordo com a idade da pessoa e com o laboratório em que o exame é realizado, sendo normalmente:

Idade

Valores normais mUI/l (μUI/mL)

1ª semana de vida

até 15 

2ª semana até 11 meses

0,8 a 6,3

1 a 5 anos

0,7 a 6,0 

6 a 10 anos

0,6 a 5,4

11 a 15 anos

0,5 a 4,9

16 a 20 anos

0,5 – 4,4 

Adultos (+ 18 anos)

0,3 – 4,5

Idosos

0,40 a 5,8

Esses valores podem variar de acordo com o laboratório, e por isso, os resultados devem sempre ser avaliados pelo endocrinologista.

Valores de referência na gravidez

Na gravidez, os valores de referência do TSH são diferentes, sendo considerados valores normais:

Na gravidez

Valores normais mU/L (μUI/mL)

1º trimestre

0,1 a 2,5 

2º trimestre

0,2 a 3,0 

3º trimestre

0,3 a 3,0 

Normalmente durante a gravidez, o hormônio TSH encontra-se mais baixo e o T4 pode estar elevado, devido à estimulação da tireoide pelo beta-HCG.

Desta forma, o resultado do exame TSH deve ser interpretado pelo obstetra ou endocrinologista, junto com outros exames que avaliam a tireoide.

Como entender os resultados

Os resultados do TSH devem ser interpretados pelo endocrinologista, juntamente com outros exames solicitados.

1. TSH alto

O TSH alto pode indicar que a tireoide está produzindo menos hormônios tireoidianos ou estar relacionado a alguma disfunção da glândula hipófise no cérebro.

As principais condições que podem causar TSH alto no exame são:

  • Hipotireoidismo: o TSH pode estar alto devido a uma tentativa da glândula hipófise estimular a produção de hormônios da tireoide, quando estão baixos, sendo que geralmente nessa condição o TSH alto e o T4 baixo. No entanto, no hipotireoidismo subclínico TSH está alto, mas o T4 está dentro do normal. Saiba o que é o T4
  • Uso de remédios: o uso de baixas doses de medicamentos contra o hipotireoidismo, como a levotiroxina, ou outros remédios, como propranolol, furosemida, lítio e medicamentos com iodo, podem aumentar a concentração de TSH no sangue;
  • Tumor na hipófise: também pode causar o aumento do TSH. 

Os sintomas relacionados ao TSH alto são os típicos do hipotireoidismo, como cansaço, aumento de peso, prisão de ventre, sensação de frio, aumento de pêlos na face, pele seca, cabelos e unhas frágeis e quebradiças. Saiba identificar os sintomas de hipotireoidismo.   

2. TSH baixo

O TSH baixo pode indicar que a tireoide está produzindo mais hormônios tireoidianos ou estar relacionada com alterações na hipófise.

As principais condições que podem causar TSH baixo são:

  • Hipertireoidismo: o TSH baixo normalmente indica que a tireoide está produzindo T3 e T4 de forma excessiva, e por isso a hipófise diminui a liberação do TSH para tentar regular a função da tireoide. Entenda o que é o T3;  
  • Uso de medicamentos: quando a dose da levotiroxina para o hipotireoidismo está alta demais, os valores do TSH ficam abaixo do ideal. Outros remédios que podem causar TSH baixo são: AAS, corticoides, agonistas dopaminérgicos, fenclofenaco, heparina, metformina, nifedipina ou piridoxina, por exemplo. 
  • Tumor na hipófise: também pode levar ao TSH baixo.

Os sintomas relacionados ao TSH baixo são os típicos do hipertireoidismo, como agitação, palpitação cardíaca, insônia, perda de peso, nervosismo, tremores e diminuição da massa muscular. 

Nesse caso, é normal o TSH estar baixo, e o T4 alto, mas se o T4 ainda estiver entre 01 e 04 μUI/mL, isso pode indicar hipertireoidismo subclínico.  

Já o TSH baixo e T4 baixo, pode indicar anorexia nervosa, por exemplo, mas em todo caso o diagnóstico é dado pelo médico que solicitou o exame. Saiba mais sobre o tratamento do hipertireoidismo.