O TSH ultra sensível é um exame que avalia a função da tireoide, sendo indicado pelo médico para avaliar possíveis alterações na glândula tireoide, como hipotireoidismo e hipertireoidismo, por exemplo.
Por ser mais preciso que o exame normal de TSH, o TSH ultra sensível é o método mais usado pelos laboratórios, pois consegue identificar quantidades muito pequenas do hormônio estimulante da tireoide (TSH) no sangue.
Leia também: Exame TSH: para que serve (e porque está alto ou baixo) tuasaude.com/exame-tshO TSH ultra sensível alto pode indicar uma disfunção da glândula hipófise ou que a glândula tireoide está formando menos hormônios tireoidianos. Já o TSH ultra sensível baixo pode estar relacionado com uma maior produção de hormônios tireoidianos.
Para que serve
O TSH ultra sensível é indicado para ajudar a diagnosticar situações como:
- Hipotireoidismo;
- Hipertireoidismo;
- Tireoidite de Hashimoto;
- Doença de Graves;
- Câncer na tireoide;
- Nódulo ou cisto na tireoide;
- Tumor na glândula hipófise ou adenoma pituitário.
Além disso, o TSH ultra sensível também pode ser usado para verificar se os tratamentos indicados pelo médico estão melhorando as alterações na tireoide.
TSH ultra sensível na gravidez
Durante a gravidez, o médico recomenda o exame de TSH ultra sensível por ajudar a identificar possíveis alterações na tireoide. Isso porque o hipotireoidismo na gravidez pode causar hipertensão, além de afetar o desenvolvimento neuropsicomotor e a sobrevida do bebê.
Durante a gravidez, a mulher geralmente apresenta os níveis de TSH um pouco mais baixos, devido à estimulação da tireoide pelo hormônio beta-HCG.
Como é feito o exame
O exame TSH ultra sensível é feito em laboratório, retirando-se uma amostra de sangue que é, depois, enviada para o laboratório para análise.
Não é necessário fazer jejum para realizar o exame TSH ultra sensível. No entanto, alguns laboratórios podem recomendar um jejum de 4 horas, sendo, por isso, importante verificar as recomendações de cada laboratório.
Além disso, é importante também informar ao médico e ao laboratório sobre o uso de medicamentos que podem interferir nos resultados do exame, como lítio, amiodarona, iodeto de potássio, corticoides e biotina.
Valores normais
Os valores de referência do TSH ultra sensível variam conforme a idade da pessoa, sendo normalmente:
- De 20 a 59 anos: de 0,4 a 4,3 mU/L;
- De 60 a 79 anos: de 0,4 a 5,8 mU/L;
- 80 anos em diante: de 0,4 a 6,7 mU/L.
Já durante a gravidez, os valores normais de TSH ultra sensível são de 0,1 a 2,5 mU/L, de 0,2 a 3,0 mU/L e de 0,3 a 3,0 mU/L, no primeiro, segundo e terceiro trimestre, respectivamente.
É importante ressaltar que os valores TSH ultra sensível podem variar de acordo com o laboratório. Por isso, os resultados deste exame devem sempre ser avaliados por um médico.
TSH ultra sensível alto
As principais condições que podem causar TSH ultra sensível alto são:
- Hipotireoidismo, devido a uma tentativa da glândula hipófise estimular a produção de hormônios tireoidianos, quando estão baixos;
- Remédios, como levotiroxina, propranolol, furosemida, lítio e medicamentos com iodo, podem aumentar a concentração de TSH ultra sensível no sangue;
- Tumor na hipófise, também pode aumentar o TSH ultra sensível.
O TSH ultra sensível alto pode estar relacionado com uma menor produção de hormônios tireoidianos pela tireoide ou indicar uma disfunção da glândula hipófise. Veja todas as causas de TSH ultrassensível alto.
Os sintomas do TSH ultra sensível alto normalmente são relacionados com o hipotireoidismo, podendo incluir cansaço, aumento de peso, prisão de ventre, aumento de pelos no rosto, pele seca, cabelos finos, secos e sem brilho, e unhas frágeis e quebradiças.
Leia também: 13 principais sintomas de hipotireoidismo (e o que fazer) tuasaude.com/hipotireoidismo-sintomasTSH ultra sensível baixo
As principais situações que podem causar TSH ultra sensível baixo são:
- Hipertireoidismo: indica que a tireoide está produzindo T3 e T4 em excesso, e por isso a hipófise diminui a liberação do TSH ultra sensível para tentar equilibrar a tireoide;
- Medicamentos: levotiroxina, AAS, corticoides, heparina, metformina e nifedipina, por exemplo, são medicamentos que podem causar o TSH ultra sensível baixo.
- Tumor na hipófise: também pode levar ao TSH ultra sensível baixo;
- Gravidez: durante a gravidez, é comum a mulher apresentar TSH ultra sensível mais baixo.
O TSH ultra sensível baixo pode estar relacionado com alterações na hipófise ou indicar que a tireoide está produzindo mais hormônios.
Os sintomas relacionados ao TSH ultra sensível baixo podem ser causados pelo hipertireoidismo, incluindo a agitação, a palpitação cardíaca, a insônia, a perda de peso, o nervosismo e a diminuição da massa muscular.
Leia também: 17 sintomas de hipertireoidismo tuasaude.com/sintomas-de-hipertireoidismo