Ultrassom abdominal total: o que é, para que serve e como se preparar

O ultrassom abdominal total, ou ultrassonografia (USG) do abdome total, é um exame indicado para a avaliação morfológica de órgãos abdominais, como fígado, pâncreas, vesícula biliar, vias biliares, baço, rins, retroperitônio e bexiga, e também a avaliação dos órgãos localizados na região pélvica.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Gastroenterologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Os ultrassons usam ondas sonoras de alta frequência para capturar imagens e vídeos do interior do corpo de forma segura e indolor, sem uso de radiação, e sendo normalmente indicado como rotina ou check up ou para investigar alterações nos órgãos localizados nessa região.

É importante seguir as orientações dos hospitais e laboratórios em relação ao preparo do exame, evitando refeições pesadas no dia anterior e ficando em jejum de 6 a 8 horas, pois assim é possível garantir uma boa visualização dos órgãos abdominais.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O ultrassom abdominal total serve para avaliar a morfologia dos órgãos abdominais, como o fígado, pâncreas, vesícula biliar, vias biliares, baço, rins e bexiga. Dessa forma, esse exame pode ser indicado nas seguintes situações:

  • Identificar tumores ou massas no abdômen;
  • Detectar a presença de líquido na cavidade abdominal;
  • Identificar uma apendicite;
  • Detectar cálculos na vesícula ou nas vias urinárias;
  • Detectar alterações na anatomia dos órgãos abdominais;
  • Identificar alterações grosseiras no útero e ovários;
  • Observar lesões nos tecidos e músculos da parede abdominal, como abscessos ou hérnias, por exemplo.

Mesmo que a pessoa não tenha nenhum sinal ou sintoma de alterações abdominais, o médico pode recomendar o ultrassom abdominal como exame de rotina, principalmente por não envolver contraste ou radiações ionizantes, não havendo qualquer contra-indicação.

Como se preparar

O preparo para o ultrassom de abdominal total é simples e deve ser feito conforme a orientação do hospital ou laboratório, pois assim é possível garantir a boa visualização dos órgãos da cavidade abdominal. Assim, é recomendado beber água e ficar de jejum de 6 a 8 horas para realizar o exame.

Além disso, no dia anterior ao exame é indicado ter uma alimentação leve, dando preferência a alimentos como sopa de legumes, verduras, frutas e chá, e evitando refrigerante, água com gás, sucos, leite e derivados, pão, macarrão, ovo, doces e alimentos gordurosos.

Em muitos casos, o médico pode ainda solicitar que a pessoa esteja de bexiga cheia durante a realização do exame.

Como é feito o exame

Antes de realizar a ultrassonografia, é indicado que a pessoa vista uma bata e que retire acessórios que possam interferir com o exame. Depois, a pessoa deve-se deitar de barriga para cima, com o abdome exposto, para que o técnico possa passar um gel lubrificante.

Em seguida, o médico faz deslizar um aparelho chamado transdutor, no abdome, que captura imagens em tempo real, que podem ser visualizadas durante o exame na tela de um computador.

Durante o exame, o médico pode ainda pedir à pessoa que mude de posição ou que sustenha a respiração, de forma a visualizar melhor algum órgão. Caso a pessoa sinta dor durante o exame, deve informar o médico de imediato. Conheça outros tipos de ultrassonografia.