O que é:
A uroginecologia é uma sub-especialidade médica relacionada ao tratamento do sistema urinário feminino. Assim, envolve profissionais especializados em urologia ou ginecologia com o objetivo de tratar incontinência urinária, infecção urinária de repetição e prolapso genital, por exemplo.
A uroginecologia também é uma das especialidades da fisioterapia, tendo como objetivo a prevenção e a reabilitação de problemas relacionados com a vagina, pavimento pélvico e reto.
Quando é indicada
A uroginecologia serve para identificar e tratar situações envolvendo o sistema urinário feminino, como por exemplo:
- Infecções do sistema urinário, como a cistite;
- Infecção urinária de repetição;
- Útero e bexiga caídos;
- Flacidez da vagina;
- Dor pélvica durante o contato íntimo;
- Vulvodinia, que é caracterizada por dor, irritação ou vermelhidão na vulva;
- Prolapso genital;
Além disso, o uroginecologista pode tratar a incontinência fecal e a urinária, cujo tratamento pode ser feito por um fisioterapeuta através de exercícios que ajudam a fortalecer o assoalho pélvico e ajudam no tratamento das alterações identificadas, podendo a fisioterapia ser feita com eletroestimulação, drenagem linfática, correção postural e exercícios de acordo com a situação a ser tratada.
Quando ir ao uroginecologista
É recomendado consultar o uroginecologista quando for identificado pelo clínico geral qualquer doença relacionada ao sistema urinário feminino. Assim, após a identificação, é feito o encaminhamento da paciente para a fisioterapia uroginecológica ou para um ginecologista ou urologista cuja sub-especialidade é uroginecologia. No entanto, isso não impede que a própria paciente se dirija diretamente ao uroginecologista nos primeiros sintomas sentidos.
O uroginecologista determina o tratamento por meio da avaliação do resultado de vários exames, como exames laboratoriais, de imagem, como raio-X, ressonância e ultrassonografia, estudo da urodinâmica e cistoscopia, que é um exame endoscópio que tem como objetivo observar as vias urinárias baixas, como uretra e bexiga. Entenda como é feita a cistoscopia.