A urticária gestacional é uma irritação na pele caracterizada pelo surgimento de erupções cutâneas, que são manchas avermelhadas na pele, coceira intensa e inchaço na barriga, seios e quadris, ou em todo o corpo.
A urticária gestacional pode ser causada por fatores como estresse, alergia a alimentos, picada de insetos ou medicamentos. Além disso, essa condição também pode surgir devido a sensibilidade a determinados hormônios comuns durante a gravidez.
Leia também: Urticária: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/urticariaNa presença de sintomas indicativos de urticária gestacional, é importante consultar o obstetra ou dermatologista, para que seja feita uma avaliação geral e seja indicado o tratamento adequado, incluindo algumas medidas simples, como fazer compressas frias e usar hidratantes corporais, ou, em alguns casos, o uso de medicamentos anti-histamínicos.
Principais sintomas
Os principais sintomas da urticária gestacional são:
- Erupções cutâneas, que são manchas elevadas na pele;
- Coceira intensa e/ou ardência;
- Placas rosadas ou vermelhas na pele;
- Inchaço na pele.
Estes sintomas podem ser localizados na barriga, seios e quadris, ou estarem espalhados por todo o corpo, sendo mais comum no 1º e 3º trimestre da gestação, durando algumas horas e desaparecendo sem deixar marcas.
No entanto, as manchas podem voltar a surgir em outras partes do corpo, mantendo-se por cerca de 6 semanas, sendo este tipo de urticária conhecida como urticária crônica.
Leia também: Urticária crônica: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/urticaria-cronicaEm casos de reação alérgica grave, ou anafilaxia, também podem surgir outros sintomas, como inchaço nos lábios, língua, garganta ou olhos, dificuldade para respirar ou desmaio. Nesses casos, deve-se procurar o atendimento médico imediatamente.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da urticária gestacional é feito pelo obstetra ou dermatologista, através da avaliação dos sintomas e sinais apresentados, e do histórico de saúde da mulher.
Se deseja avaliar o risco de urticária gestacional, marque uma consulta com o especialista mais perto da sua região:
Além disso, o médico também pode solicitar exames, como de sangue, fezes e urina, e biópsia de pele, para identificar a causa da urticária ou diferenciar o diagnóstico de outras condições com sintomas similares, como pápulas e placas pruriginosas urticariformes da gestação (PPUG), penfigóide gestacional e colestase gestacional.
Leia também: Colestase gestacional: o que é, sintomas, riscos e tratamento tuasaude.com/colestase-gestacionalPossíveis causas
Algumas das possíveis causas da urticária gestacional são:
- Picada de insetos;
- Alimentos, como amendoim, ovo, frutos do mar;
- Excesso de estresse;
- Calor ou frio extremo;
- Uso de medicamentos;
- Alergia a produtos de limpeza, produtos de limpeza ou algumas plantas.
Em casos raros, a urticária gestacional também pode ser causada por uma sensibilidade a alteração normal nos níveis de hormônios durante a gravidez, como prolactina, leptina, estrogênio e progesterona, por exemplo.
É importante lembrar que a urticária na gravidez não é uma doença e, por isso, não afeta o desenvolvimento do bebê e não prejudica o trabalho de parto.
Como é o tratamento
O tratamento deve ser indicado pelo médico, sendo feito com o uso de loratadina, cetirizina, levocetirizina e fexofenadina, que são medicamentos anti-histamínicos orais considerados seguros para o tratamento da urticária gestacional.
Além disso, em alguns casos, o médico também pode recomendar o uso de corticosteroides orais, como prednisona e prednisolona, em pequenas doses e por curto período de tempo.
Leia também: Corticoide: o que é, para que serve, tipos e efeitos colaterais tuasaude.com/corticoidesNo entanto, o uso de medicamentos orais na gravidez só é feito após o obstetra avaliar os benefícios para a mulher e os possíveis riscos para o bebê.
Outros cuidados
Alguns cuidados que podem ajudar a aliviar os sintomas da urticária gestacional são:
- Usar hidratantes para ajudar a aliviar a coceira;
- Evitar banhos muito quentes;
- Fazer compressas frias na pele, com gaze ou algodão, para diminuir a coceira;
- Evitar coçar a região afetada;
- Evitar o contato com alimentos e produtos alérgenos.
Além disso, é aconselhado também fazer atividades de lazer, como meditação, yoga, leitura, passeios em parques naturais e praticar exercícios físicos regularmente, porque ajudam a diminuir o estresse.