O que é:
A urticária nervosa é uma situação em que os sintomas de urticária são desencadeados por fatores emocionais, principalmente estresse. Assim, nessas situações, pode ser notada coceira, vermelhidão, ardência e placas na pele.
A urticária é uma reação exagerada do sistema imune a algum tipo de substância, como medicamentos, alimentos, picadas de inseto ou exposição solar. Conheça mais sobre a urticária.
É importante que o dermatologista ou alergologista seja consultado para que seja feita uma avaliação dos sintomas, seja investigada a causa e seja indicado o tratamento mais adequado.
Principais sintomas
Os principais sintomas de urticária nervosa são:
- Coceira intensa no corpo todo;
- Inchaço no local que está coçando;
- Irritação na pele;
- Lesões ou placas inflamadas;
- Vermelhidão na pele;
- Ardência na pele.
É comum também que a pessoa com urticária nervosa apresente outras alterações psicológicas e comportamentais, como dor de cabeça, alterações na cicatrização, depressão e ansiedade.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico para a urticária consiste num exame físico que é realizado pelo dermatologista ou alergologista, que pode também fazer algumas perguntas para perceber o que pode ter desencadeado os sintomas, como atividades que tenham sido realizadas, alimentos ou medicamentos ingeridos, regiões onde costumam aparecer as manchas ou frequência do aparecimento dos episódios, por exemplo.
Normalmente, não é necessário nenhum exame específico para confirmar a urticária nervosa, a menos que haja suspeita de outra causa, como alimentos ou medicamentos.
Marque uma consulta com o alergologista mais próximo para investigar a causa da urticária:
Principais causas
A urticária nervosa é desencadeada por fatores psicológicos, de forma que os sintomas aparecem principalmente quando a pessoa fica mais ansiosa ou estressada, por exemplo, sendo mais comum em pessoas que possuem predisposição pra urticária.
Assim, os sintomas de urticária nervosa podem surgir como consequência do excesso de trabalho, mudanças de rotina, conflitos familiares, perda de emprego, frustrações ou qualquer outro fator que possa gerar estresse.
Como é feito o tratamento
O tratamento para urticária nervosa é feito com o objetivo de aliviar os sintomas, sendo na maioria das vezes recomendado pelo médico o uso de anti-histamínicos, que permite o alívio da coceira e da irritação da pele. O tratamento deve ser seguido de acordo com a orientação médica, pois dosagens acima ou abaixo da recomendada pode atrapalhar o tratamento da urticária, agravar os sintomas ou causar outros problemas. Veja quais as principais opções de tratamento para urticária.
Além disso, como a "urticária nervosa" é desencadeada por alterações emocionais, é recomendado o acompanhamento por um psicólogo que ajude a pessoa a controlar suas emoções, diminuindo assim a frequência das crises de urticária.
Os sintomas da urticária também podem ser aliviados em casa, através de banho com farinha de aveia e alfazema, que diminui a coceira e a irritação da pele, ou por meio de um banho com sais de Epson e óleo de amêndoas, pois possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e calmantes, promovendo o bem-estar e diminuindo a irritação da pele. Confira 4 remédios caseiros para urticária.