A vacina contra poliomielite é indicada para prevenir o desenvolvimento da paralisia infantil, que pode causar comprometimento do sistema nervoso e levar à paralisia de membros e alterações motoras na criança.
Essa vacina, conhecida como VIP contém o vírus da paralisia infantil inativado, protegendo o bebê contra os subtipos 1, 2 e 3 do vírus, sendo capaz de estimular o sistema imunológico do bebê a produzir anticorpos contra o vírus.
Leia também: Poliomielite: o que é, sintomas, transmissão e tratamento tuasaude.com/poliomieliteA vacina VIP contra poliomielite é aplicada através de injeção no músculo ou sob a pele, sendo oferecida gratuitamente pelo SUS dada em 4 doses aos 2, 4 e 6 meses e depois 1 de reforço da vacina aos 15 meses.
Quando tomar a vacina
A vacina VIP contra a paralisia infantil deve ser feita a partir do 2º mês de vida e até os 5 anos de idade.
Leia também: Calendário de vacinação do bebê 2024: do nascimento aos 4 anos tuasaude.com/calendario-de-vacinacao-do-bebeNo entanto, pessoas que não fizeram esta vacina podem fazer a vacinação, mesmo na idade adulta.
Doses da vacina contra poliomielite
A vacinação completa contra poliomielite infantil deve ser feita de acordo com o seguinte esquema:
- 1ª dose: aos 2 meses através de injeção;
- 2ª dose: aos 4 meses através de injeção;
- 3ª dose: aos 6 meses através da injeção;
- Dose de reforço: aos 15 meses.
Atualmente, a vacina conhecida como VOP (Vacina Oral da Poliomielite) que contém o vírus da paralisia infantil vivo atenuado não é mais utilizada, sendo recomendado pelo Ministério da Saúde que todas as doses sejam feitas com a vacina VIP.
Como deve ser o preparo
Para tomar a vacina injetável (VIP) não é necessário qualquer tipo de preparo especial.
Quando não tomar a vacina
A vacina VIP contra a poliomielite não deve ser administrada em crianças que tenham alergia a qualquer componente da vacina, inclusive alergia à neomicina, estreptomicina ou polimixina B.
A vacinação VIP deve ser adiada no caso da criança apresentar febre ou doenças agudas, já que os sintomas podem ser confundidos com os efeitos colaterais da vacina.
Além disso, a vacina não está recomendada para crianças com menos de 6 semanas de idade ou que desenvolveram poliomielite após a administração de alguma das doses anteriores da vacina.
Possíveis efeitos colaterais da vacina
A vacina contra a paralisia infantil raramente apresenta efeitos colaterais, no entanto, em alguns casos pode ocorrer febre, mal estar, diarreia e dor de cabeça.
Caso a criança comece a apresentar sintomas de paralisia, que é uma complicação extremamente rara, os pais devem levá-la ao hospital o mais rápido possível. Veja quais os principais sintomas de poliomielite.
Além desta vacina, a criança precisa de tomar outras, como é o caso da vacina contra a Hepatite B ou Rotavírus, por exemplo.
Leia também: Calendário de vacinação de 4 a 19 anos (2024) tuasaude.com/calendario-de-vacinacao-dos-4-aos-10-anos