Vacina tríplice viral: para que serve, quando tomar e efeitos colaterais

A vacina tríplice viral é uma vacina que protege contra 3 doenças causadas por vírus, como sarampo, caxumba e rubéola, sendo indicada para ser aplicada a partir dos 12 meses de idade.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Pediatra perto de você! Parceria com Buscar Médico

Essa vacina, também conhecida como SCR ou "vacina triviral", é composta por vírus enfraquecidos permitindo o organismo a produzir anticorpos contra essas doenças, sem causar a infecção na criança.

A vacina tríplice viral (SCR) é oferecida gratuitamente pelos SUS, fazendo parte do calendário de vacinação do bebê, sendo que geralmente no mesmo dia é feita a vacina da catapora em uma seringa diferente, ou pode ser aplicada a vacina tetraviral. Saiba mais sobre a vacina tetraviral.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A vacina tríplice viral (SCR) é indicada para prevenir três tipos de doenças, que são:

  • Sarampo;
  • Caxumba;
  • Rubéola.

Essa vacina pode ser aplicada em adultos e crianças com mais de 1 ano de idade, prevenindo o desenvolvimento destas doenças e suas possíveis complicações para a saúde.

Essa vacina contém os vírus da sarampo, caxumba e rubéola vivos atenuados, o que significa que estão enfraquecidos, com a sua atividade diminuída, sendo capazes de estimular uma resposta imunológica, porém não há desenvolvimento da doença.

Quando tomar 

A tríplice viral (SCR) é aplicada através de uma injeção subcutânea (sob a pele), sendo necessário tomar as doses da seguinte forma:

Idade Doses
Bebês a partir dos 12 meses

1ª dose: aos 12 meses;

2ª dose: dos 15 aos 24 meses.

Crianças, adolescentes e adultos não vacinados ou sem comprovação de vacinação de doses aplicadas 

1ª dose: na data escolhida pelo médico;

2ª dose: pelo menos 1 a 2 meses após a 1ª dose.

Adultos com mais de 60 anos de idade 1 dose única, se ainda não estiverem vacinados.

Após 2 semanas da aplicação, a proteção é iniciada, e o efeito deve durar para a vida inteira.

A vacinação com a tríplice viral, pode ser recomendada para ser aplicada a partir dos 6 meses, nos casos de surto epidemiológico de sarampo e/ou caxumba.

É possível, ainda, associar à imunização a vacina tetraviral, que tem proteção, também, para a catapora.

Nestes casos, é feita a primeira dose da tríplice viral e, após os 15 meses até o 4 anos de idade, deve ser aplicada a dose da tetraviral, tendo a vantagem de proteger contra mais uma doença. Saiba mais sobre a vacina tetravalente viral

Possíveis efeitos colaterais 

Os efeitos colaterais mais comuns da vacina incluem febre acima de 38ºC, que dura em média 5 dias, irritabilidade, vermelhidão nos olhos, coriza, manchas vermelhas no corpo e ínguas doloridas.

Além disso, também é frequente o aparecimento de reações no local da picada, incluindo vermelhidão, dor, coceira e inchaço no local de aplicação.

Leia também: Como aliviar as reações mais comuns das vacinas tuasaude.com/reacoes-adversas-das-vacinas

Quem não deve tomar

A vacina tríplice viral está contraindicada nas seguintes situações:

  • Mulheres grávidas;
  • Pessoas com doenças que afetem o sistema imunológico, como HIV ou câncer, por exemplo;
  • Pessoas com histórico de alergia à Neomicina ou a algum dos componentes da fórmula.

Além disso, se houver febre ou sintomas de infecção, deve-se conversar com o médico antes de tomar a vacina, pois o ideal é que se esteja sem sintomas que possam confundir com reações colaterais à vacina.