O que é:
O verbasco é uma planta medicinal, da espécie Verbascum phlomoides ou Verbascum thapsus, muito utilizada para auxiliar no tratamento de problemas respiratórios, como a asma e bronquite, por exemplo, já que possui propriedades anti-inflamatórias e expectorantes.
As partes normalmente utilizadas do verbasco, que também é conhecido como verbasco-flomóide, são as flores, folhas ou raízes, de onde são extraídas as substâncias com propriedades medicinais para o preparo do chá, óleo essencial, extrato aquoso ou cápsulas.
O verbasco pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação e deve ser usado com orientação médica ou de um profissional especialista em plantas medicinais.
Para que serve
O verbasco é indicado para auxiliar no tratamento de:
1. Doenças respiratórias
As flores verbasco são ricas em verbacosideos, saponinas e glicosídeos iridoides com propriedades anti-inflamatórias e expectorantes, e por isso, podem ser usadas para auxiliar no tratamento de doenças respiratórias, como asma, bronquite, tosse espasmódica, tuberculose ou coqueluche, por exemplo.
2. Gripes e resfriados
Devido às saponinas, flavonoides e iridoides na sua composição com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o verbasco pode ajudar a combater a gripe e o resfriado.
Além disso, o verbasco possui glicosídeos feniletanoides, com propriedades antivirais que ajudam a eliminar os vírus causadores de gripes e resfriados, acelerando a recuperação.
3. Diarreia
O verbasco também pode ajudar a aliviar a diarreia, cólica gastrointestinal ou sangramento intestinal, devido sua ação antiespasmódica e anti-inflamatória.
Além disso, um estudo [1] feito em laboratório mostrou que o verbasco tem ação antimicrobiana, contra bactérias como E. coli e Staphylococcus aureus, que podem causar infecções intestinais. No entanto, ainda são necessários estudos em humanos que comprovem esse benefício.
4. Gastrite
O verbasco pode ajudar a aliviar os sintomas da gastrite, como náuseas, vômitos ou dor no estômago, pois tem ação anti-inflamatória, antioxidante e antiespasmódica.
5. Dor de cabeça
O verbasco também pode ser usado para aliviar a dor de cabeça, pois tem propriedades anti-inflamatórias, além de ter ação sedativa e calmante.
6. Retenção de líquidos
O verbasco tem ação diurética, que ajuda a aumentar a eliminação de líquidos do corpo através da urina, combatendo a retenção de líquidos.
7. Feridas na pele
As folhas do verbasco quando utilizadas sobre a pele, pode acelerar a cicatrização de feridas, queimaduras, contusões, flebite e infecções na pele.
Além disso, como possui ação anti-inflamatória, antioxidante e emoliente, o verbasco ajuda a recuperar, amaciar e a proteger a pele, acelerando a recuperação de feridas.
8. Hemorroidas
Devido duas propriedades anti-inflamatórias, o verbasco também pode ser aplicado sobre hemorroidas externas, ajudando a aliviar os sintomas como dor, vermelhidão ou coceira anal.
9. Doenças reumáticas
O verbasco pode ser utilizado para auxiliar no tratamento de doenças reumáticas, como a gota, devido à sua ação anti-inflamatória e antirreumática, o que ajuda a aliviar a dor nas articulações.
10. Dor de ouvido
O óleo essencial de verbasco pode ajudar a combater a dor de ouvido causada por infecções, como no caso da otite, por exemplo.
Como usar
O verbasco pode ser usado na forma de chá, extrato aquoso, cataplasma ou óleo essencial, que são feitos utilizando as folhas, flores ou raiz dessa planta.
1. Chá de verbasco
Uma das formas mais consumidas do verbasco é o chá, que pode ser feito com folhas secas dessa planta, para auxiliar em doenças respiratórias, gripes, resfriados ou problemas gastrointestinais.
Ingredientes
- 2 colheres (de sopa) de folhas secas de verbasco;
- 1 litro de água.
Modo de preparo
Colocar a água para ferver, e quando estiver fervendo, desligar o fogo e adicionar as folhas secas de verbascos, deixando repousar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar, esperar amornar e beber até 3 xícaras do chá por dia.
2. Óleo essencial de verbasco
O óleo essencial da flor de verbasco (Verbascum thapsus) sem álcool pode ser usado para aliviar a dor de ouvido.
Para usar o óleo de verbasco, deve-se aplicar 1 a 3 gotas do óleo em um pedaço de algodão e colocar no ouvido afetado, até 3 vezes por dia, ou conforme orientação médica.
De preferência, deve-se aquecer o óleo antes de aplicar no ouvido, tendo o cuidado de testar a temperatura no dorso da mão, para evitar queimaduras no ouvido.
3. Extrato aquoso de verbasco
O extrato aquoso de folhas de verbasco (Verbascum thapsus) pode ser usado por via oral, diluído em água.
Para preparar, deve-se adicionar 1 a 2 mL do extrato aquoso de folhas de verbasco em 100 mL de água, misturando bem, e tomar até 3 vezes por dia. A dose máxima por dia não deve ultrapassar 6 mL do extrato aquoso.
4. Cataplasma de verbasco
O cataplasma das folhas de verbasco pode ser utilizado para ajudar na cicatrização de feridas sem sangramento, contusões, queimaduras, flebite, infecções na pele ou gota.
Ingredientes
- Folhas frescas de verbasco;
- Água.
Modo de preparo
Lavar as folhas frescas de verbasco e em seguida adicioná-las em um recipiente com um pouco de água e levar ao fogo para ferver por cerca de 5 minutos. Em seguida, esperar amornar, espremer as folhas para retirar o excesso de água, e aplicá-las sobre a região da pele ou articulação afetada.
5. Cápsulas de verbasco
As cápsulas de folhas de verbasco devem ser tomadas por via oral, com um copo de água, sendo qe as doses devem ser orientadas pelo médico ou fitoterapeuta, uma vez que existem cápsulas de várias dosagens.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais do verbasco são reações alérgicas, podendo causar coceira no corpo, especialmente nas mãos, braços ou pescoço, quando essa planta é utilizada em quantidades maiores do que as recomendadas.
Quem não deve usar
O verbasco não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham alergia à essa planta.
No caso de crianças, o óleo essencial de verbasco para dor de ouvido parecer ser seguo quando utilizado por pouco tempo e com orientação médica. No entanto, as ouras formas de uso do verbasco para criança devem ser evitadas, uma vez que não existem estudos suficientes sobre sua segurança.