Como se pega virose (e 10 formas de prevenir)

As viroses podem ser transmitidas de pessoa para pessoa através do contato direto ou por meio da inalação de gotículas de saliva ou secreções nasais, além do consumo de alimentos contaminados ou contato com superfícies contaminadas.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

As viroses são qualquer doença que seja causada por um vírus, sendo as gastroenterite ou infecções respiratórias as mais comuns e são causadas por vírus como adenovírus, H1N1, rinovírus, rotavírus, norovírus ou metapneumovírus, por exemplo.

Leia também: Metapneumovírus (HMPV): o que é, sintomas, transmissão e tratamento tuasaude.com/metapneumovirus

Para prevenir a virose, é importante lavar bem as mãos com água e sabão, evitar o contato com pessoas com sintomas de virose e ter as vacinas sempre em dia.

Imagem ilustrativa número 1

Como acontece a transmissão

As viroses são facilmente transmitidas através de:

  • Contato direto com pessoas infectadas;
  • Inalação de gotículas de saliva ou secreções nasais liberadas quando a pessoa infectada tosse, espirra ou fala;
  • Tocar em uma superfície contaminada pelo vírus e levar a mão aos os olhos, nariz ou boca;
  • Consumo de água ou alimentos contaminados pelos vírus.

É muito comum a ocorrência de surtos de viroses principalmente em ambientes fechados, como creches, hospitais, escolas e excursões de cruzeiros, devido à elevada proximidade entre as pessoas e às refeições que ingerem em comum.

Além disso, alguns tipos de viroses, como a gripe aviária ou a gripe suína (H1N1), também podem ser transmitidas pelo contato com animais infectados.

Leia também: H1N1: o que é, sintomas, transmissão e tratamento tuasaude.com/h1n1

Prevenção da virose

As principais formas para prevenir a transmissão das viroses são:

1. Lavar as mãos

É recomendado lavar as mãos frequentemente e principalmente antes de comer, antes e após ir ao banheiro, trocar a fralda da criança, amamentar, tocar em animais e manipular os alimentos.

Também deve-se lavar as mãos sempre que espirrar ou tossir, porque assim o risco de ter vírus nas mãos é menor.

Para lavar as mãos corretamente, deve-se utilizar água e sabonete neutro, esfregando bem a palma e as costas das mãos, entre os dedos e por pelo menos 20 segundos antes de enxaguar,

Assista o vídeo seguinte e veja como lavar as mãos corretamente e qual a sua importância na prevenção de doenças:

Como lavar as mãos do jeito certo | com Drauzio Varella

05:00 | 53.329 visualizações

2. Evitar tocar em superfícies

As viroses são altamente contagiosas e, por isso, é recomendado evitar tocar em superfícies e levar as mãos nos olhos, boca ou nariz.

Isso porque as mãos são a principal forma de se ter contato e facilitar a entrada no corpo do vírus que estiver espalhado pelo em superfícies como mesa, cadeira, caneta, maçaneta ou telefone, por exemplo.

3. Não tocar na boca ou olhos

Não tocar na boca, olhos ou nariz, após tocar em superfícies potencialmente contaminadas, e caso se tenha as mãos sujas, é uma forma importante de não pegar viroses.

4. Desinfectar objetos e superfícies 

Desinfectar objetos e superfícies que estão potencialmente infectadas, é outra forma e evitar pegar virose e transmitir para outras pessoas.

Essa desinfecção pode ser feita com água sanitária concentrada, pelo menos uma vez ao dia, incluindo superfícies como vaso sanitário, piso, box do banheiro e pia do banheiro e cozinha, por exemplo.

Também é recomendado limpar torneiras, interruptores de luz, maçanetas de portas com água e sabão diariamente.

Além disso, deve-se higienizar os brinquedos do bebê frequentemente e evitar compartilhar com outras crianças.

5. Evitar o contato com pessoas doentes

A melhor forma de evitar pegar virose evitar o contato com pessoas doentes ou ficar pelo menos a 1 metro de distância da pessoa infectada, pois vírus pode ser passador facilmente para todos ao seu redor.

Isso acontece principalmente quando se tem episódios de tosse, vômito ou diarreia, porque o vírus normalmente está nesses fluidos corporais.

No entanto, caso se esteja tomando conta de um bebê com virose, a melhor forma de se proteger é sempre lavar as mãos antes e depois de mudar a fralda suja, e não colocar a mesma colher e copo que o bebê está usando na sua boca.

Além disso, deve-se também evitar o contato com animais potencialmente infectados com vírus que são transmitidos a humanos.

Leia também: Gripe aviária: o que é, sintomas, transmissão e tratamento tuasaude.com/gripe-das-aves

6. Não compartilhar objetos

Outra forma de não pegar virose é não compartilhar objetos pessoais como toalhas, roupa de cama, escovas de cabelo ou escovas de dentes, por exemplo.

Talheres, copos e pratos também devem ser de uso pessoal, e preferencialmente devem ser lavados com água quente e sabão para eliminar qualquer vírus que possam estar nestes objetos.

7. Evitar permanecer em ambientes fechados

Evitar permanecer em ambientes fechados ou com muitas pessoas e com pouca circulação de ar por muito tempo também é uma forma de evitar pegar e transmitir viroses.

Deve-se evitar também multidões, principalmente em caso de sintomas.

8. Cobrir a boca ao tossir ou espirrar

Outra forma de evitar pegar viroses é cobrir sempre o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, utilizando um lenço descartável ou a roupa.

Usar a máscara cobrindo tanto o nariz quanto a boca também é uma forma de evitar espalhar o vírus ao falar, tossir ou espirrar.

9. Fazer higiene alimentar

Fazer higiene alimentar, lavando bem verduras, legumes e frutas antes de consumi-las e cozinhando bem carnes e peixes, é fundamental para evitar pegar viroses, como a gastroenterite viral.

Para higienizar esses alimentos, deve-se colocá-los de molho em solução de água sanitária 2,5%, preparada com 1 litro de água e 2 gotas da água sanitária, deixando agir por 30 minutos. Veja como fazer a higiene alimentar corretamente.

Leia também: Gastroenterite viral: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/gastroenterite-viral

10. Tomar vacinas 

A vacinação é melhor forma de evitar pegar viroses é a vacinação.

Existem diversas vacinas que são oferecidas gratuitamente nos postos de saúde, como a tríplice viral (SCR), vacina contra rotavírus e vacina da gripe, fazendo parte do calendário de vacinação do bebê. Veja quando a vacina rotavírus é indicada.

Leia também: Calendário de vacinação do bebê 2025: do nascimento aos 4 anos tuasaude.com/calendario-de-vacinacao-do-bebe

Além disso, a vacina da gripe, aplicada anualmente, é a melhor forma de evitar complicações da gripe, principalmente em crianças e idosos.

Como saber se estou com virose

Para saber se tem virose, deve-se estar atento a sintomas, como:

  • Dor de cabeça, dor muscular ou atrás dos olhos;
  • Diarreia, náuseas e vômitos;
  • Espirros ou tosse;
  • Nariz escorrendo ou entupido;
  • Febre e mal estar geral.

Os sintomas da virose podem ser manifestar algumas horas ou dias depois da pessoa entrar em contato com o vírus. Veja como identificar todos os sintomas de virose.

Esses sintomas costumam ser mais graves em crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas, já que possuem o sistema imune menos desenvolvido ou menos eficiente.

No entanto, no caso de uma pessoa saudável, o próprio sistema imune combate o vírus, podendo haver desaparecimento dos sintomas em 2 a 4 dias.

Como curar a virose mais rápido 

O tratamento para virose é feito com repouso, boa hidratação, podendo ser útil tomar o soro caseiro e ter uma alimentação leve.

Caso seja necessário, o clínico geral, infectologista ou pediatra pode indicar o uso de remédios para virose, como paracetamol ou ibuprofeno, para aliviar as dores e baixar a febre.

Leia também: 6 dicas para curar uma virose mais rápido tuasaude.com/como-curar-uma-virose-mais-rapido

Os medicamentos para parar a diarreia só devem ser feitos após 3 dias do início da diarreia, para que o corpo consiga eliminar a maior quantidade de vírus pelas fezes. 

Antes disso, pode-se tomar pré ou probióticos para regular o intestino e ficar curado mais rápido da diarreia. 

Vídeos relacionados

Como lavar as mãos do jeito certo | com Drauzio Varella

05:00 | 53.329 visualizações