Os suplementos de vitamina B6 (piridoxina), podem ser encontrados em forma de cápsula ou na forma líquida, mas só devem ser usados em caso de carência dessa vitamina, segundo orientação de um médico ou nutricionista.
A vitamina B6 está presente em alimentos como peixes, fígado, batata e frutas, e desempenha funções importantes no organismo como manter o metabolismo e a produção de energia adequados, proteger os neurônios e produzir neurotransmissores, substâncias importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso.
A falta desta vitamina provoca sintomas como cansaço, depressão, confusão mental e inchaço na língua. Veja os sinais mais comuns de falta de vitamina B6 e como tratar.
Para que serve
O suplemento de vitamina B6 é indicado para:
- Combater a carência de vitamina B6;
- Aumentar os níveis de energia corporal;
- Estimular a produção de massa muscular;
- Melhorar a produção de neurotransmissores;
- Aumentar a produção das células sanguíneas.
Também é útil em caso de distúrbios metabólicos, depressão, TPM, diabetes gestacional, síndrome de Down e para diminuir os enjôos e os vômitos durante a gestação.
Na forma de solução tópica, a vitamina B6 tem ação contra caspa, seborreia, alopécia e acne.
Vitamina B6 engorda?
A vitamina B6 não leva ao aumento de peso porque não causa retenção de líquidos, nem aumenta o apetite. No entanto, ela favorece o aumento dos músculos e pode fazer com que a pessoa fique mais musculosa e consequentemente mais pesada.
Como tomar/usar o suplemento
O quantidade de suplemento de vitamina B6 varia de acordo com o objetivo do uso:
- Como suplemento nutricional: tomar de 40 a 200 mg por dia;
- Deficiência causada pelo uso de isoniazida: tomar de 100 a 300 mg/dia;
- Em caso de alcoolismo: tomar 50 mg/dia, durante 2 a 4 semanas.
Na forma de solução tópica, a vitamina B6 deve ser usada nas concentrações de 0,2 a 2%, de acordo com a orientação de um dermatologista.
Em qualquer caso é sempre importante consultar um médico ou um nutricionista.
Possíveis efeitos colaterais
A dose excessiva, acima de 200 mg por dia, por mais de 1 mês, pode levar ao surgimento de efeitos colaterais como a neuropatia periférica grave, que provoca formigamento nos pés e nas mãos. Veja como reconhecer os sintomas de excesso de vitamina B6.
Contraindicações
O suplemento de vitamina B6 deve ser evitado por pessoas que estejam tomando Levodopa, Fenobarbital ou Fenitoína.