A vontade de evacuar várias vezes ao dia é um sintoma que pode ser causado por retocolite ulcerativa, doença de Crohn, síndrome do intestino irritável e gastroenterite, por exemplo.
De acordo com a causa dessa condição outros sintomas que também podem acompanhar a vontade de evacuar várias vezes ao dia incluem, dor e inchaço abdominal, excesso de gases e sangue nas fezes.
O tratamento para vontade de evacuar várias vezes ao dia varia conforme a causa, podendo o médico pode indicar o uso de medicamentos anti-inflamatórios, antibióticos ou imunossupressores. Em alguns casos, o médico também poderá recomendar a realização de cirurgia.
Principais causas
As principais causas da vontade de evacuar várias vezes ao dia são:
1. Retocolite ulcerativa
A retocolite ulcerativa, ou colite ulcerativa, é uma doença inflamatória intestinal que provoca a inflamação da parede do cólon, causando sintomas como vontade de evacuar várias vezes ao dia e/ou urgente, diarreia com sangue, dor abdominal, perda de peso e febre.
O que fazer: o tratamento pode incluir medicamentos anti-inflamatórios por via oral, na forma de supositórios e/ou enemas, que devem ser prescritos pelo médico.
Em casos mais graves, o médico pode indicar o uso de medicamentos imunossupressores ou biológicos e ainda a cirurgia para remover o cólon doente.
2. Doença de Crohn
A doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal que causa sintomas como diarreia, vontade de evacuar várias vezes ao dia, sangue nas fezes, dor abdominal e febre. Saiba identificar os sintomas da doença de Crohn.
O que fazer: o médico pode prescrever medicamentos orais, como corticoides, imunossupressores e antibióticos. Além disso, é indicado fazer alterações na alimentação para diminuir a inflamação no intestino e, assim, prevenir os sintomas.
Leia também: Dieta para doença de Crohn: o que comer e evitar (com cardápio) tuasaude.com/dieta-para-doenca-de-crohnQuando as mudanças na dieta ou o tratamento com medicamentos não melhoram os sintomas da doença ou se surgirem complicações, o médico também pode recomendar a realização de uma cirurgia para remover partes danificadas do intestino.
3. Síndrome do intestino irritável
A síndrome do intestino irritável é uma condição que também pode provocar a vontade para evacuar várias vezes ao dia. Além disso, pode ser notado dor na barriga, excesso de gases, prisão de ventre e diarreia, podendo piorar em situações como estresse, ansiedade, por exemplo. Conheça todos os sintomas da síndrome do intestino irritável.
O que fazer: normalmente, o tratamento é feito através da dieta, priorizando-se alimentos de fácil digestão, como carnes brancas, peixes, ovo, algumas frutas e vegetais. Pode ser também recomendado o uso de medicamentos analgésicos, laxantes e antidepressivos, para aliviar os sintomas dessa doença.
4. Gastroenterite
A gastroenterite é a inflamação do estômago e do intestino que provoca sintomas como dor na barriga, enjoo, vômitos, diarreia e vontade de evacuar várias vezes ao dia.
O que fazer: o tratamento deve ser feito conforme a recomendação do médico, podendo incluir o repouso, uma dieta leve e de fácil digestão e ingestão de bastante líquidos.
O médico também pode prescrever o uso de remédios e suplementos, como antieméticos, antibióticos e probióticos, para aliviar os sintomas e regular a flora bacteriana intestinal.
Leia também: Gastroenterite: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/gastroenterite5. Hipertireoidismo
No hipertireoidismo pode haver a aceleração do metabolismo e do sistema digestivo, o que pode ter como resultado a vontade para evacuar várias vezes ao dia. Além disso, o hipertireoidismo também pode causar perda de peso sem motivo aparente, palpitações cardíacas, tremores nas mãos e nervosismo, por exemplo. Saiba reconhecer outros sintomas do hipertireoidismo.
O que fazer: o médico geralmente recomenda o uso de medicamentos, como propiltiouracil e o metimazol, que regulam os níveis hormonais. Além disso, o endocrinologista também pode prescrever o tratamento com iodo radioativo, ou iodoterapia, ou ainda a cirurgia para retirar a glândula tireoide.
6. Uso de medicamentos
Alguns medicamentos, como laxantes, antidepressivos, antiácidos e antibióticos, podem estimular muito o funcionamento do intestino ou causar alteração na flora bacteriana intestinal, provocando vontade de evacuar várias vezes ao dia e até mesmo diarreia.
O que fazer: é recomendado consultar o médico que prescreveu o medicamento, para que seja avaliada a possibilidade de ajuste na dosagem ou a mudança para outro tipo de remédio.
7. Estresse e ansiedade
A vontade de evacuar várias vezes ao dia pode ser causada por estresse e ansiedade, pois, nestas condições, o sistema nervoso envia sinais para o intestino, estimulando as contrações intestinais, podendo causar diarreia.
O que fazer: para tratar o estresse e a ansiedade, o médico pode recomendar sessões de psicoterapia, atividades de lazer e, em alguns casos, o uso de medicamentos, como ansiolíticos e antidepressivos, por exemplo.
Leia também: 7 dicas simples para aliviar o estresse tuasaude.com/como-combater-o-stress8. Intolerância à lactose
A intolerância à lactose é uma das causas da vontade de evacuar várias vezes ao dia, além de também provocar excesso de gases, dor na barriga, cansaço e barriga inchada.
Isso acontece porque o intestino de pessoas com essa condição não digere a lactose, que é fermentada no intestino pelas bactérias, produzindo gases e puxando muita água para a região.
O que fazer: o tratamento da intolerância à lactose é feito com a diminuição ou exclusão do consumo de leite e derivados, como manteiga, iogurte, queijo e sorvete. Em alguns casos, o médico ou nutricionista também pode indicar o uso da enzima lactase.
9. Doença celíaca
A doença celíaca pode causar vontade de evacuar várias vezes ao dia, devido à má absorção de gordura pelo intestino, o que também causa diarreia. Além disso, a pessoa com doença celíaca também pode apresentar fezes mais volumosas, claras e com mau cheiro, dor ou desconforto no abdome, barriga inchada e perda de peso.
O que fazer: o principal tratamento da doença celíaca é a exclusão de alimentos com glúten da dieta, como trigo, centeio, malte e cevada. O médico também pode recomendar o uso de medicamentos como prednisolona, azatioprina e ciclosporina, para diminuir as reações inflamatórias ou imunológicas.
Leia também: 8 sintomas de doença celíaca (e o que fazer) tuasaude.com/doenca-celiaca-sintomas10. Menstruação
As alterações hormonais comuns durante a menstruação relaxam os tecidos musculares do útero e também do intestino, podendo causar a vontade de evacuar várias vezes ao dia e até mesmo diarreia.
O que fazer: manter uma dieta saudável, incluindo frutas, cereais integrais, vegetais e leguminosas, além de beber bastante água, ajudam a regular o funcionamento do intestino.
Leia também: Menstruação: o que é, quanto tempo dura (e alterações comuns) tuasaude.com/menstruacao