Vortioxetina é um antidepressivo multimodal indicado para depressão ou transtorno depressivo maior em adultos, quando o tratamento com outros antidepressivos não foram eficazes para aliviar os sintomas.
Esse antidepressivo age aumentando os níveis de serotonina no cérebro, um neurotransmissor relacionado ao humor, sono, apetite e funções cognitivas.
Leia também: Serotonina: o que é, para que serve e quando está baixa tuasaude.com/serotoninaA vortioxetina pode ser encontrada em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos, como genérico "bromidrato de vortioxetina", ou com os nomes comerciais Vurtuoso, Vognus, Voextor, Brintellix ou Evortia, e deve ser usado com indicação do psiquiatra.
Para que serve
A vortioxetina é indicada para o transtorno depressivo maior nas seguintes situações:
- Sintomas que não melhoram com uso de outros antidepressivos;
- Altos níveis de sintomas de ansiedade;
- Disfunção cognitiva na depressão;
- Disfunção sexual causada pelo uso de outros antidepressivos.
Esse antidepressivo ajuda a melhorar os sintomas depressivos, como tristeza profunda ou persistente, ansiedade, dificuldade de memória e concentração, alterações do sono ou perda de interesse nas atividades que antes eram prazerosas. Saiba identificar todos os sintomas da depressão.
Leia também: Depressão ou tristeza: como diferenciar (com teste online) tuasaude.com/como-saber-se-e-tristeza-ou-depressaoOs comprimidos desse antidepressivo podem ser encontrados nas doses de 5 mg, 10 mg, 15 mg ou 20 mg contendo bromidrato de vortioxetina.
Como funciona
A vortioxetina é um antidepressivo modulador da serotonina multimodal, que age aumentando os níveis de serotonina no cérebro, diminuindo os sintomas depressivos.
Esse antidepressivo é multimodal pois age de diferentes formas, como inibindo da recaptação da serotonina e ligando-se de forma total ou parcial nos receptores da serotonina, como 5-HT1A e r 5-HT1B, por exemplo.
Além disso, a vortioxetina também age bloqueando os receptores 5-HT3, 5-HT7, e 5-HT1D da serotonina.
Todas essas ações da vortioxetina são responsáveis pelo seu efeito antidepressivo e ansiolítico.
Leia também: Alimentos que aumentam a serotonina (e garantem o bom humor) tuasaude.com/alimentos-com-mais-serotoninaEm quantos dias a vortioxetina faz efeito?
A vortioxetina pode demorar até 2 semanas ou mais de tratamento para ter o efeito desejado.
É importante ressaltar que a alteração das doses ou a interrupção do tratamento com a vortioxetina devem ser feitas somente de acordo com a orientação do psiquiatra.
Como tomar e posologia
O comprimido de vortioxetina deve ser tomado por via oral, com um copo de água, antes ou após uma refeição.
A posologia normalmente recomendada para adultos é:
- Dose inicial: 1 comprimido de vortioxetina 10 mg, 1 vez por dia;
- Dose de manutenção: 5 a 20 mg de vortioxetina, 1 vez por dia, conforme orientação do psiquiatra;
- Dose máxima: a dose máxima diária não deve ultrapassar 20 mg de vortioxetina por dia.
O tempo de tratamento com a vortioxetina deve ser orientado pelo psiquiatra, sendo normalmente recomendado continuar o uso desse antidepressivo por pelo menos 6 meses, após a melhora dos sintomas depressivos.
É importante não interromper o tratamento por conta própria, pois as doses da vortioxetina devem ser reduzidas gradualmente pelo psiquiatra, de forma a evitar que os sintomas depressivos voltem.
O que fazer se esquecer de tomar
No caso de esquecer de tomar o comprimido de vortioxetina, deve-se pular a dose esquecida e tomar o próximo comprimido no dia seguinte no horário habitual.
Não é recomendado tomar dois comprimidos de uma vez para compensar a dose esquecida.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns da vortioxetina são náuseas, vômitos, prisão de ventre, diarreia, diminuição do apetite, sonhos anormais, coceira ou tontura.
Além disso, embora seja menos comum, também pode surgir suor noturno, pupilas dilatadas ou ranger os dentes.
A vortioxetina também pode causar síndrome serotoninérgica, principalmente quando utilizada com outros remédios que aumentam os níveis de serotonina no cérebro. Saiba identificar os sintomas de síndrome serotoninérgica.
Vortioxetina engorda?
A vortioxetina não engorda, no entanto, como melhora os sintomas depressivos como a perda do apetite, algumas pessoas podem comer mais e ganhar peso.
As alterações no peso com o uso da vortioxetina varia de pessoa para pessoa, e em alguns casos pode até causar redução do peso.
Por isso, é importante ter o acompanhamento do psiquiatra para avaliar a eficácia do tratamento e o surgimento de efeitos colaterais.
Quem não deve usar
A vortioxetina não deve ser usada por menores de 18 anos ou por mulheres grávidas ou em amamentação.
Além disso, esse antidepressivo não deve ser usado por pessoas alérgicas à vortioxetina ou qualquer outro componente dos comprimidos.
A vortioxetina também é contraindicada para pessoas em tratamento com inibidores da monoaminoxidase (IMAO), como isocarboxazida, fenelzina ou tranilcipromina, por exemplo.
Nesses casos, deve-se esperar pelo menos 14 dias após o término do tratamento com os IMAO para iniciar o tratamento com a vortioxetina.
A vortioxetina não deve ser usada junto com remédios opioides, como tramadol, ou sumatriptanos para o tratamento da enxaqueca, pois pode aumentar o risco de síndrome serotoninérgica.