9 xaropes para tosse seca (e como usar)

Atualizado em setembro 2023

Os xaropes para tosse seca, como a dropropizina, a dexclorfeniramina ou o clobutinol + doxilamina, podem ajudar a aliviar a irritação na garganta ou vias aéreas, causada por alergias, gripes ou resfriados, por exemplo.

A tosse seca é um sintoma que ocorre por um reflexo natural do corpo para proteger os pulmões e limpar as vias respiratórias de substâncias irritantes, como poeira ou pólen, ou infecções como pneumonia ou bronquite. 

Os xaropes para tosse seca devem ser usados com indicação do pediatra, pneumologista ou otorrinolaringologista, principalmente em crianças, após a avaliação da causa da tosse, podendo também ser indicados outros remédios.

Imagem ilustrativa número 1

Principais xaropes para tosse seca

Os principais xaropes para tosse seca e alérgica são:

1. Dropropizina

O xarope de dropropizina é um antitussígeno indicado para tosse seca, alérgica e irritativa, sem catarro, causada por alergias, infecções, inflamações ou irritações das vias respiratórias.

Esse xarope impede o reflexo da tosse, ajudando a aliviar a tosse seca e alérgica, sendo encontrado como genérico ou com os nomes Notuss, Vibral, Ecos ou Neotoss e deve ser usado com orientação médica.

O xarope de dropropizina tem diferentes concentrações, sendo de 1,5 mg/mL para uso em crianças com mais de 2 anos e o de 3 mg/mL para adultos ou crianças com mais de 12 anos.

Como usar: a dose do xarope infantil de dropropizina 1,5 mg/mL para crianças entre 2 e 3 anos é de 2,5 a 5 mL, que corresponde a ¼ a ½ seringa dosadora, 4 vezes por dia, conforme orientação do pediatra. Para crianças com mais de 3 anos a dose recomendada é de 10 mL (1 seringa dosadora), 4 vezes por dia. Veja também a dose de dropropizina para adultos.

2. Clobutinol + doxilamina

O xarope para tosse seca de clobutinol + doxilamina é indicado para qualquer tipo de tosse alérgica sem catarro, causada por gripes, resfriados, rinofaringite alérgica ou irritação das vias respiratórias devido à poluição ou hábito de fumar, por exemplo.

O clobutinol age reduzindo a tosse seca irritativa e a doxilamina tem ação antialérgica que reduz a quantidade de líquidos nas paredes das vias respiratórias, aliviando a tosse e alérgica.

Esse xarope contém 4 mg/mL de clobutinol e 0,75 mg/mL de doxilamina, podendo ser usado por adultos ou crianças com mais de 2 anos, e encontrado com o nome Hytoss Plus.

Como usar: a dose para adultos e crianças com mais de 12 anos é de 10 mL do xarope, até 3 vezes por dia. Para crianças de 3 a 12 anos, são recomendadas doses de 5 mL a 10 mL, até 3 vezes por dia.

3. Loratadina

A loratadina é um xarope antialérgico indicado para aliviar os sintomas da rinite alérgica, gripes ou resfriados, como tosse seca, coceira no nariz ou olhos, nariz escorrendo ou espirros.

Esse xarope para tosse seca e alérgica pode ser encontrado em farmácias como genérico ou com os nomes comerciais Alergaliv, Loratamed, Histadin ou Histamix, por exemplo.

Como usar: as doses do xarope de loratadina 1 mg/mL para adultos ou crianças com mais de 12 anos é de 10 mL do xarope, 1 vez por dia. Para crianças de 2 a 12 anos, as doses variam de acordo com o peso corporal. Saiba como tomar a loratadina.

4. Dexclorfeniramina

A xarope para tosse seca de dexclorfeniramina é indicado para aliviar a tosse alérgica causada por rinite alérgica.

Esse xarope pode ser usado por adultos ou crianças com mais de 2 anos, sendo encontrado na sua forma genérica ou com os nomes Polaramine, Celerg ou Histamin, por exemplo.

Como usar: as doses recomendadas para adultos são de 5 mL do xarope de dexclorfeniramina 0,4 mg/mL, de 3 a 4 vezes por dia, conforme orientação médica. Para crianças de 2 a 12 anos, as doses devem ser orientadas pelo pediatra. Veja como tomar a dexclorfeniramina.  

5. Levodropropizina

O xarope para tosse seca de levodropropizina é indicado para tosse seca e irritativa devido a bronquite ou laringite, ajudando também a aliviar a tosse alérgica.

A levodropropizina inibe o reflexo da tosse, relaxa a musculatura brônquica e melhora a ventilação pulmonar.

O xarope de levodropropizina pode ser encontrado com os nomes Antux ou Percof, contendo 30 mg/5mL ou 6 mg/mL de levodropropizina e pode ser usado por adultos ou crianças com mais de 2 anos. 

Como usar: a dose para adultos ou crianças com mais de 12 anos é de 10 mL do xarope, até 3 vezes por dia, conforme orientação médica. Para crianças entre 2 e 12 anos a dose deve ser calculada de acordo com o peso corporal. Saiba como tomar a levodropropizina corretamente.

6. Cloperastina

O xarope de cloperastina é indicado para todos os tipos de tosse seca, sem causa definida e/ou sem produção de catarro.

Esse xarope age inibindo o centro da tosse, que é uma região no cérebro responsável pela tosse, além de reduzir a irritação dos brônquios e relaxar a musculatura brônquica.

O xarope de cloperastina pode ser encontrado com o nome Seki 3,54 mg/mL e deve ser usado com indicação médica.

Como usar: a dose normalmente recomendada do xarope Seki para adultos é de 10 mL, 3 vezes ao dia, até um máximo de 40 mL por dia, conforme orientação médica. Para crianças até 12 anos de idade as doses devem ser calculadas de acordo com o peso corporal. Saiba como dar o xarope de cloperastina para crianças.  

7. Oxomemazina

O xarope de cloridrato de oxomemazina, iodeto de potássio, benzoato de sódio e guaifenesina é indicado para tosse seca, irritativa e espasmódica, causada por várias condições respiratórias.

Esse xarope tem ação antitussígena, sedativa da tosse, antisséptica para as vias respiratórias e fluidificante das secreções brônquicas, o que leva ao alívio da tosse seca irritativa.

O xarope de cloridrato de oxomemazina, iodeto de potássio, benzoato de sódio e guaifenesina pode ser encontrado com o nome Expec, podendo ser usado por adultos ou crianças com mais de 2 anos.

Esse xarope deve ser usado com indicação médica e é contraindicado nos casos de  insuficiência respiratória ou doenças hepáticas e renais graves.

Como usar: a dose recomendada para adultos é de 5 mL do xarope, até 6 vezes por dia. Para crianças de 6 a 12 anos a dose é de 5mL, de 4 a 6 vezes por dia. Já para crianças de 2 a 6 anos, a dose é de 5mL, de 3 a 4 vezes por dia.

8. Desloratadina

O xarope de desloratadina é outro xarope indicado para aliviar os sintomas da rinite alérgica, o que inclui a tosse seca e alérgica, nariz escorrendo ou entupido, ou coceira nasal.

Esse xarope pode ser encontrado com os nomes Esalerg, Desalex Aloff ou Leg, por exemplo, contendo 0,5 mg/mL de desloratadina, e deve ser usado com indicação médica.

Como usar: a dose recomendada para adultos é de 10 mL do xarope de desloratadina 0,5 mg/mL, 1 vez por dia, ou conforme indicado pelo médico. Veja também as doses do xarope de desloratadina para crianças.

9. Drosera

O xarope de Drosera é um xarope homeopático para tosse seca, encontrado em associação com outras substâncias, como Anemone Pulsatilla, Rumex crispus, Bryonia dioica, Ipecacuanha, Spongia tosta, Sticta pulmonaria, Antimonium tartaricum e Coccus cacti.

Esse xarope, vendido com o nome comercial Stodal, ajuda a reduzir a irritação da garganta, aliviando a tosse seca, podendo ser usado por adultos ou crianças com mais de 2 anos.

Como usar: as doses normalmente recomendadas para adultos são de 15mL, de 3 a 5 vezes por dia. Se os sintomas não melhorarem em 3 dias, deve-se consultar o médico novamente.

O xarope Stodal também tem ação expectorante, podendo ser usado para tosse com catarro. Veja todos os xaropes para tosse com catarro.  

Xarope para tosse seca infantil

Os xaropes para tosse seca infantil que podem ser indicados pelo pediatra para crianças a partir de 2 anos são a dropropizina, a loratadina ou levodropropizina, por exemplo.

Esses xaropes só devem ser usados com indicação do pediatra após avaliação da causa da tosse seca que pode ser devido a problemas respiratórios, como asma, sinusite e rinite alérgica, ou até problemas gástricos, como o refluxo gastroesofágico. Confira as principais causas da tosse seca no bebê.

Xarope para tosse seca caseiro

Alguns xaropes para tosse seca caseiros como o xarope de cenoura com mel ou o xarope de mel e limão, ajudam a hidratar a garganta e possuem propriedades calmantes, diminuindo o reflexo da tosse naturalmente.

Esses xaropes caseiros podem ser usados para complementar o tratamento médico, não substituindo os remédios ou xaropes indicados pelo médico. Saiba como preparar os xaropes para tosse seca caseiros.

Cuidados ao usar os xaropes

Alguns cuidados são importantes ao usar os xaropes para tosse seca, como utilizar a dose correta indicada pelo médico, seguir o tratamento pelo tempo recomendado, além de evitar dar xaropes ou outros remédios para crianças sem a recomendação do pediatra.

Além disso, mulheres grávidas ou em amamentação só devem usar xaropes ou outros remédios se indicado pelo médico, pois algumas substâncias podem interferir no desenvolvimento do feto ou passar para o bebê através do leite.

Nesses casos, uma boa forma para parar de tossir é aumentar a ingestão de líquidos, como água, sucos ou sopas, fazer inalações ou lavar no nariz com soro fisiológico, além de evitar o contato com substâncias alergênicas, que possam estar causando a tosse seca. Veja outras formas de como parar de tossir.

Assista o vídeo a seguir com dicas de como parar de tossir:

Quando ir ao médico

Deve-se consultar o pediatra, o otorrinolaringologista ou o pneumologista nas seguintes situações:

  • Tosse seca persistente;
  • Tosse intensa que pode provocar ânsia de vômito;
  • Sensação de falta de ar;
  • Respiração ofegante;
  • Chiado no peito ao respirar;
  • Dificuldade para dormir;
  • Tosse que piora ao deitar;
  • Dor no peito;
  • Febre ou calafrios.

Além disso, também deve-se consultar o médico nos casos de irritação na garganta, espirros constantes, sensação de nariz entupido ou escorrendo ou dor nos seios nasais.

Desta forma, o médico deve fazer uma avaliação dos sintomas, identificar a causa da tosse seca e indicar o melhor xarope e/ou outros remédios. Confira as principais causas de tosse seca.  

Vídeos relacionados