Xarope Vick: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

O xarope Vick é um remédio expectorante que contém guaifenesina na sua composição, uma substância age deixando o catarro mais líquido e mais solto facilitando sua eliminação, sendo indicado para ajudar a reduzir a tosse com catarro, que pode ser causada por doenças respiratórias como gripes ou resfriados, por exemplo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Pneumologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esse xarope pode ser encontrado em farmácias ou drogarias em frascos de 120 mL, com o nome xarope Vick Mel e pode ser usado por adultos ou crianças, conforme indicação médica.

Além disso, esse xarope pode ter outra substância associada, o bromidrato de dextrometorfano, um tipo de antitussígeno que ajuda a aliviar a tosse, sendo encontrado com o nome xarope Vick 44E. 

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O xarope Vick é indicado para como expectorante para aliviar a tosse com catarro causada por gripes ou resfriados.

Como tomar

O xarope Vick deve ser tomado por via oral, utilizando o copo dosador fornecido na embalagem para medir a quantidade certa do xarope.

A forma de uso do xarope Vick, depende da quantidade de guaifenesina presente na sua fórmula e inclui:

1. Xarope Vick Mel 200 mg/12,5 mL

Esse xarope contém 200 mg de guaifenesina para cada 12,5 mL do xarope, e as doses dependem da idade, que incluem:

  • Adultos e crianças maiores de 12 anos (com mais de 43 kg): a dose recomendada é de 12,5 mL, que corresponde a 200 mg de guaifenesina, tomada a cada 4 horas. A dose máxima não deve ultrapassar 2400 mg por dia;
  • Crianças de 6 a 12 anos (com peso de 22 a 43 kg): a dose recomendada é de 8,31 mL, que corresponde a 132,96 mg de guaifenesina, tomada a cada 4 horas. A dose máxima não deve ultrapassar 1200 mg por dia;
  • Crianças de 2 a 6 anos (com peso de 12,5 a 21 kg): a dose recomendada é de 4,19 mL, que corresponde a 67,04 mg de guaifenesina, tomada a cada 4 horas. A dose máxima não deve ultrapassar 600 mg por dia.

As doses e o tempo de tratamento com o xarope Vick devem sempre ser orientados pelo médico de acordo com os sintomas.

2. Xarope Vick infantil 200 mg/15 mL

Esse xarope contém 200 mg de guaifenesina para cada 15mL do xarope, e pode ser tomado por crianças com mais de 2 anos de idade ou adultos. 

As doses recomendadas do xarope Vick infantil incluem:

  • Adultos e crianças maiores de 12 anos (com mais de 43 kg): a dose recomendada é de 15 mL, que corresponde a 200 mg de guaifenesina, tomada a cada 4 horas. A dose máxima não deve ultrapassar 2400 mg por dia;
  • Crianças de 6 a 12 anos (com peso de 22 a 43 kg): a dose recomendada é de 7,5 mL (meio copo medida), que corresponde a 100 mg de guaifenesina, tomada a cada 4 horas. A dose máxima não deve ultrapassar 1200 mg por dia;
  • Crianças de 2 a 6 anos (com peso de 12,5 a 21 kg): a dose recomendada é de 5 mL (⅓ do copo medida), que corresponde a 66,7 mg de guaifenesina, tomada a cada 4 horas. A dose máxima não deve ultrapassar 600 mg por dia.

As doses e o tempo de tratamento com o xarope Vick devem sempre ser orientados pelo médico de acordo com os sintomas, de forma individualizada.

3. Xarope Vick 44E

O xarope Vick 44E contém 200 mg de guaifenesina e 20 mg de bromidrato de dextrometorfano para cada 15 mL do xarope, e pode ser usado por adultos ou crianças com mais de 6 anos de idade. 

As doses recomendadas do xarope Vick 44E incluem:

  • Adultos e crianças maiores de 12 anos (com mais de 43 kg): a dose recomendada é de 15 mL do xarope, a cada 4 a 6 horas, até o máximo de 6 doses por dia;
  • Crianças de 6 a 12 anos (com peso de 22 a 43 kg): a dose recomendada é de 7,5 mL do xarope, a cada 4 a 6 horas, até o máximo de 6 doses por dia.

É importante seguir as recomendações médicas, tomando o xarope nas doses recomendadas e pelo tempo de tratamento estabelecido pelo médico.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com o xarope Vick são náuseas, vômitos, diarreia, dor de estômago, dor de cabeça, sonolência, vertigem ou formação de pedra nas vias urinárias.

Embora seja raro, o xarope Vick pode causar reações alérgicas com formação de bolhas na pele e urticária, sendo importante interromper o tratamento e buscar ajuda médica imediatamente.

Além disso, também deve-se procurar ajuda médica ou o pronto socorro mais próximo caso a pessoa apresente sintomas de alergia grave ao xarope Vick como dificuldade para respirar, tosse, dor no peito, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.

Quem não deve usar

O xarope Vick Mel ou Vick infantil não deve ser usado por crianças com menos de 2 anos de idade, e o xarope Vick 44E não deve ser usado por crianças com menos de 6 anos.

Além disso, esses xaropes não deve ser usados por mulheres grávidas ou em amamentação, por pessoas que tenham alergia à guaifenesina ou qualquer outro componente do xarope, ou por pessoas que têm tosse crônica, como a causada por asma, fumo, bronquite crônica ou enfisema, ou se a tosse vier acompanhada por muco excessivo.