Omalizumabe (Xolair): para que serve e como usar

Omalizumabe é um anticorpo monoclonal injetável indicado para o tratamento da urticária crônica ou asma alérgica persistente, quando o uso de corticoides ou antialérgicos não foram suficientes para melhorar os sintomas dessas condições.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Pneumologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esse remédio pode ser fornecido gratuitamente pelo SUS para o tratamento da asma alérgica, ou comprado em farmácias ou drogarias com o nome comercial Xolair, na forma de seringa preenchida ou como pó para ser diluído antes do uso.

O omalizumabe pode ser usado por adultos ou crianças com mais de 6 anos, e deve ser usado somente com indicação do pneumologista, otorrinolaringologista ou dermatologista, nas doses e pelo tempo de tratamento orientado pelo médico.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O omalizumabe é indicado para o tratamento de:

  • Asma alérgica persistente, moderada a grave, em adultos ou crianças com mais de 6 anos;
  • Urticária crônica espontânea, em adultos ou crianças com mais de 12 anos;
  • Rinossinusite crônica com pólipo nasal, em adultos acima de 18 anos.

Nesses casos, o omalizumabe é indicado pelo médico quando os sintomas não melhoraram com o uso de corticoides ou antialérgicos.

O uso do omalizumabe deve ser feito somente com indicação do médico que deve orientar a forma de uso.

Como funciona

O omalizumabe é um anticorpo monoclonal que age se ligando a imunoglobulina E (IgE) diminuindo sua ação, ajudando a aliviar os sintomas da asma alérgica, urticária crônica ou rinossinusite.

Leia também: Imunoglobulina E (IgE): o que é e porque pode estar alta tuasaude.com/imunoglobulina-e

Como usar

O omalizumabe (Xolair) deve ser usado através da aplicação subcutânea, ou seja, por baixo da pele da parte da frente da coxa, no abdômen ou na região superior externa do braço. Saiba como aplicar injeção subcutânea.

As doses do omalizumabe devem ser calculadas pelo médico de acordo com a idade, o peso corporal, e níveis de IgE no sangue.

A seringa preenchida de omalizumabe já é pronta para uso, não necessitando ser diluída antes do uso. No entanto, o omalizumabe em pó deve ser diluído com a solução da ampola diluente fornecida na embalagem.

É importante sempre seguir as orientações do médico sobre a forma correta de uso do omalizumabe.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do omalizumabe são dor de cabeça, dor na parte superior do abdômen e reações no local de injeção, como dor, vermelhidão, coceira ou inchaço.

Além disso, embora seja mais raro, pode ainda ocorrer faringite, vertigem, sonolência, formigamento, desmaio, hipotensão postural, rubor, tosse, broncoespasmo alérgico.

Outros efeitos colaterais são náusea, diarreia, má digestão, urticária, aumento da sensibilidade à luz ou claridade, aumento de peso, cansaço, inchaço nos braços e sintomas de gripe.

Quem não deve usar

O omalizumabe não deve ser usado por crianças com menos de 6 anos, mulheres grávidas ou em amamentação.

Esse remédio também não deve ser usado por pessoas que tenham alergia ao omalizumabe ou qualquer outro componente da fórmula.

O omalizumabe não deve ser aplicado no músculo ou na veia, mas somente sob a pele.

Vídeos relacionados

O que comer para asma

02:48 | 331.599 visualizações