Suplemento de zinco: para que serve e como tomar

Evidência científica

O suplemento de zinco é um produto que ajuda no tratamento de diarreia infantil, além de fortalecer o sistema imunológico, tratar a degeneração macular e a deficiência deste mineral, como no caso de pessoas com baixa ingestão deste nutriente, pós-bariátrica ou com doença inflamatória intestinal.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Médico perto de você! Parceria com Buscar Médico

Os benefícios desse suplemento se devem ao fato de o zinco ser um mineral importante para o crescimento e divisão celular, metabolismo, recuperação da pele, crescimento e fortalecimento do sistema imunológico.

Leia também: Zinco: o que é, para que serve, alimentos e quantidade recomendada tuasaude.com/zinco

O suplemento alimentar de zinco é vendido em lojas de suplementos e farmácias, em cápsulas ou comprimidos, na forma de zinco elementar, sulfato de zinco, picolinato de zinco ou gluconato de zinco, por exemplo. No entanto, este suplemento deve ser usado somente com orientação de um médico ou nutricionista.

Leia também: Suplementos alimentares: o que são, para que servem, tipos e como tomar tuasaude.com/suplementos-alimentares
Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O suplemento de zinco pode ser indicado para:

1. Prevenir ou tratar a deficiência de zinco

O suplemento de zinco é indicado para prevenir ou tratar a deficiência de zinco, que pode acontecer com a baixa ingestão de alimentos fonte ou com problemas na absorção deste mineral, como no caso da cirurgia bariátrica, doença inflamatória intestinal, mulheres grávidas, ou amamentando, ou pessoas que seguem um estilo de alimentação vegano.

2. Tratar a diarreia em crianças

O suplemento de zinco pode ajudar a tratar a diarreia aguda em crianças com desnutrição, diminuindo a duração e a gravidade dessa condição.

Acredita-se que esse benefício aconteça, porque o suplemento de zinco estimula a imunidade adaptativa e favorece a manutenção da saúde da mucosa do sistema gastrointestinal.

Leia também: 7 remédios para diarreia infantil (e como usar) tuasaude.com/remedio-para-diarreia-infantil

3. Fortalecer o sistema imunológico

Em pessoas com deficiência desse mineral, o suplemento de zinco fortalece o sistema imunológico, por participar do desenvolvimento e manutenção das funções de interleucinas, macrófagos e linfócitos T e B, células que protegem o organismo contra doenças causadas por vírus, bactérias e fungos.

4. Ajudar no tratamento da acne

Por ter efeito antioxidante e anti-inflamatório, a suplementação com zinco pode ajudar no tratamento da acne, ou espinha, grave. Confira outros tratamentos indicados para espinhas.

No entanto, estudos científicos com maior qualidade ainda são necessários para comprovar se o suplemento de zinco realmente ajuda no tratamento da acne.

5. Ajudar a tratar a degeneração macular

O suplemento de zinco, principalmente quando é combinado com outros suplementos antioxidantes, como betacaroteno e vitamina C, ajuda a tratar a degeneração macular, prorrogando a evolução dessa condição e prevenindo os danos na retina dos olhos.

A degeneração macular é uma doença nos olhos que surge devido a perda da função ou degeneração da mácula, que é a parte central da retina, causando perda gradual da visão central, escurecimento e perda da nitidez, ou visão central embaçada ou distorcida. Conheça melhor os sintomas da degeneração macular.

6. Prevenir e controlar a diabetes

O suplemento de zinco pode ajudar a prevenir e controlar a diabetes tipo 2, porque parece diminuir os níveis de açúcar no sangue, principalmente em pessoas com deficiência desse mineral.

Entretanto, ainda são necessárias mais pesquisas científicas para confirmar se o suplemento zinco pode ser benéfico para a prevenção e controle da diabetes tipo 2.

Leia também: 10 dicas simples para controlar a diabetes tuasaude.com/dicas-para-controlar-a-diabetes

7. Manter a saúde da pele

Por combater o excesso de radicais livres no organismo, um dos responsáveis por danificar as células da pele, o suplemento de zinco mantém a saúde da pele, ajudando na cicatrização e prevenindo o surgimento das rugas e flacidez em pessoas com deficiência desse nutriente.

Como tomar

Normalmente, o uso recomendado do suplemento de zinco é:

  • Adultos: de 15 a 30 mg de suplemento de zinco por dia;
  • Diarreia infantil: 10 mg por dia para crianças com menos de seis meses e 20 mg por dia para as demais idades, por 10 a 14 dias.

O suplemento de zinco pode ser tomado sozinho, na forma de zinco elementar; junto com outros nutrientes, como selênio, colágeno e vitamina C; ou nas formas de sulfato de zinco, picolinato de zinco, gluconato de zinco ou acetato de zinco, por exemplo.

É importante ressaltar que a recomendação de suplemento de zinco varia conforme as necessidades nutricionais de cada pessoa e o tipo de suplemento. Por isso, é recomendado usar esse suplemento somente com a orientação de um médico ou nutricionista.

O suplemento de zinco deve ser tomado com um copo de água, podendo ser ingerido 1 hora antes ou 2 a 3 horas após as refeições.

Deve-se evitar tomar o suplemento de zinco junto com suplementos de cobre, ferro e fósforo, tomando-os com 2 horas de intervalo, para não atrapalhar na absorção destes nutrientes.

Possíveis efeitos colaterais

Os possíveis efeitos colaterais da ingestão excessiva de suplemento de zinco são: dores no estômago, diarreia, febre, perda de apetite, dor de cabeça, enjoo e vômitos.

Além disso, a ingestão excessiva de suplemento de zinco também pode enfraquecer o sistema imunológico, atrapalhar o metabolismo de outros nutrientes, como cobre, magnésio e ferro, além de diminuir os níveis de colesterol "bom", HDL, no sangue.

Quem não pode usar

Pessoas que estejam usando medicamentos como antibióticos, penicilamina, diuréticos devem sempre conversar com o médico antes de usar o suplemento de zinco, já que podem diminuir a absorção desse mineral.

Vídeos relacionados

DIETA PÓS BARIÁTRICA - passo a passo

09:06 | 43.292 visualizações

Como PARAR a DIARREIA mais rápido

17:10 | 1.232.099 visualizações

COMO FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO

04:24 | 222.658 visualizações