Alguns alimentos devem ser ingeridos todos os dias porque são alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, como cereais integrais, peixes, frutas e legumes, que ajudam no correto funcionamento do organismo, auxiliando na prevenção de doenças degenerativas, como câncer, pressão alta, diabetes ou obesidade, por exemplo, que estão relacionadas com o hábito alimentar.
Os 7 alimentos que devem fazer parte do cardápio diário são:
- Granola - rica em fibras, é importante para regular o intestino e prevenir a prisão de ventre.
- Peixe - é um peixe fonte de ômega 3, uma gordura saudável que ajuda a combater inflamações.
- Maçã - rica em água, ajuda a manter o organismo hidratado.
- Tomate - rico em licopeno, antioxidante importante na prevenção da degeneração celular e de alguns tipos de câncer. A sua concentração é maior no molho de tomate.
- Arroz integral - contém orizanol, que previne e controla as doenças cardiovasculares.
- Castanha-do-pará - tem vitamina E, necessária para manter a pele saudável. Comer uma todos os dias.
- Iogurte - equilibra o funcionamento no intestino, melhorando a absorção dos nutrientes.
Além desses alimentos, é fundamental beber 1,5 a 2 litros de água por dia, pois a água é fundamental na digestão dos alimentos, para a circulação sanguínea e para regular a temperatura corporal. Para saber mais sobre como beber água veja: Beber água.
Citamos apenas 7 alimentos e seus benefícios, porém, a base de uma dieta balanceada e equilibrada é a variedade da alimentação, por isso, é importante variar o tipo do peixe, por exemplo, e dos outros alimentos citados, lembrando de comer apenas o suficiente, evitando exageros, que também fazem mal à saúde.