O ácido alfa-lipóico (ALA) é um antioxidante produzido pelo organismo e encontrado em todas as células, ajudando a transformar a glicose em energia. Além disso, este ácido pode servir para regular o açúcar no sangue, promover a perda de peso e cuidar da saúde do coração.
Os antioxidantes previnem os danos causados pelos radicais livres às células saudáveis e, por isso, o ácido alfa-lipóico ajuda a reduzir o estresse oxidativo. À medida que envelhecemos, a produção desse ácido no organismo diminui. Entenda melhor para que servem os antioxidantes.
O ácido alfa-lipóico pode ser encontrado em alguns alimentos, como carnes e vegetais e, em geral, manter uma alimentação saudável ajuda a manter os níveis adequados desse antioxidante. Porém, a suplementação do ácido alfa-lipóico pode ser indicada em casos de baixo consumo ou para ajuda no tratamento de neuropatias, por exemplo.
Para que serve
O ácido alfa-lipóico serve para:
1. Reduz o estresse oxidativo
Quando o alimento é ingerido e metabolizado pelo organismo, ocorre uma série de reações de oxidação, onde são produzidas pequenas quantidades de radicais livres. O excesso dos radicias livres têm sido associado à deterioração dos tecidos e ao desenvolvimento de doenças crônicas e degenerativas.
O ácido alfa-lipóico possui propriedades antioxidantes que ajudam o corpo a se defender contra os radicais livres. Além disso, também pode ajudar a regenerar outros antioxidantes e torná-los novamente ativos, reduzindo o estresse oxidativo.
2. Regula a glicose no sangue
O ácido alfa-lipóico pode ajudar a regular os níveis de glicose no sangue, principalmente em pessoas que sofrem de diabetes tipo 2 e pré-diabetes, pois esta doença provoca uma inflamação no corpo, aumentando a quantidade de radicais livres.
O ácido alfa-lipóico ajuda a melhorar a eficiência do hormônio insulina, do transporte do açúcar para as células e a sua absorção, evitando a resistência à insulina. Isso, por sua vez, ajuda a reduzir o açúcar no sangue e a controlar ou prevenir a diabetes.
3. Previne e melhora neuropatias
O ácido alfa-lipóico pode ajudar a prevenir ou melhorar os sintomas associados às neuropatias, como neuropatia diabética, neuropatia alcoólica e síndrome do túnel do carpo, por exemplo, protegendo os nervos dos danos causados pelos radicais livres e melhorando a velocidade de comunicação entre as células do sistema nervoso, bem como sua sensibilidade.
4. Pode promover a perda de peso
O ácido alfa-lipóico pode reduzir o apetite, promovendo a perda de peso. Acredita-se que isso aconteça devido à inativação de uma molécula no cérebro que está relacionada ao consumo de calorias, favorecendo a redução do consumo de calorias.
No entanto ainda são necessários estudos com seres humanos para comprovar os possíveis benefícios do ácido alfa-lipóico na perda de peso.
5. Cuida da saúde do coração
O ácido alfa-lipóico pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo, pois promove a dilatação dos vasos sanguíneos, facilitando a circulação de sangue e prevenindo a pressão alta.
Devido ao seu poder antioxidante, o ácido alfa-lipóico também pode ajudar a reduzir o colesterol total e os triglicéridos em pessoas com síndrome metabólica, evitando a sua acumulação nas placas dos vasos sanguíneos e prevenindo doenças cardíacas como aterosclerose, ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.
6. Melhora o zumbido
O ácido alfa-lipóico pode ajudar a reduzir a intensidade percebida do zumbido e o sofrimento psicológico em pessoas que sofrem de disfunção coclear associada à síndrome metabólica.
O zumbido é a percepção de um zumbido, rugido ou zumbido nos ouvidos, que causa imenso desconforto. Conheça mais sobre o zumbido.
7. Previne o envelhecimento precoce
O uso tópico de ácido alfa-lipóico pode ajudar a prevenir o envelhecimento precoce, porque melhora a secura da pele, aumenta a produção de colágeno e evita os danos causados pelos radicais livres produzidos pela exposição à luz solar.
Essas propriedades do ácido alfa-lipóico podem prevenir e retardar a formação de rugas e linhas de expressão associadas ao fotoenvelhecimento, além de cuidar da saúde da pele em geral.
8. Pode prevenir alguns tipos de câncer
Devido ao seu poder antioxidante, o ácido alfa-lipóico pode inibir a multiplicação e o crescimento de alguns tipos de células cancerígenas, além de promover a morte celular.
Alguns estudos indicaram que isso foi observado em células de câncer de mama, tireoide, pulmão e cólon, bem como no neuroblastoma Kelly. No entanto, mais pesquisas são necessárias para comprovar os possíveis benefícios do ácido alfa-lipóico na prevenção e tratamento do câncer.
9. Mantém a saúde do cérebro
O ácido alfa-lipóico pode ajudar a prevenir a demência e o Alzheimer, acredita-se que isso se deva, além de sua propriedade antioxidante e anti-inflamatória, ao fato de aumentar a produção de acetilcolina, neurotransmissor que promove funções cerebrais, como memória, atenção e aprendizagem.
Como consumir
O ácido alfa-lipóico pode ser consumido através da ingestão de alguns alimentos ou na forma de suplemento e cremes tópicos.
1. Alimentos ricos em ácido alfa lipóico
Os alimentos ricos em ácido alfa-lipóico são carne vermelha, batata, brócolis, couve-de-bruxelas, cenoura, espinafre, ervilha, levedura de cerveja e beterraba.
2. Suplementos
Os suplementos podem ser indicados pelo médico em casos de baixo consumo de alimentos fonte de alfa-lipóico ou para ajudar no tratamento de neuropatias.
A dose diária geralmente recomendada é entre 300 a 600 mg, preferencialmente junto com outros antioxidantes como glutationa, vitamina C, vitamina E, selênio ou coenzima Q10, por exemplo.
Além disso, o ácido alfa-lipóico deve ser tomado sempre entre as refeições, pelo menos 2 horas após a refeição, pois a ingestão com alimentos prejudica a sua absorção.
3. Creme de ácido alfa-lipóico
O ácido alfa-lipóico também pode ser adicionado em alguns cremes, juntamente com outros ingredientes, sendo indicado para uso tópico em concentrações entre 1 a 5%. Nestes casos, é importante seguir as orientações do dermatologista antes de utilizá-lo.
Possíveis efeitos colaterais
Os possíveis efeitos colaterais da ingestão excessiva de ácido alfa-lipóico são dor de estômago, diarreia, dor de cabeça, enxaqueca, erupções cutâneas ou irritação da pele.
Além disso, quando o ácido alfa-lipóico é usado junto com remédios para controle da diabetes, também pode causar hipoglicemia, incluindo sintomas como tonturas, náuseas, suores frios, tremores e fraqueza. Veja como identificar os sintomas da hipoglicemia.
Quem não deve usar
O suplemento de ácido alfa-lipóico só deve ser ingerido com a orientação de um médico por crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pois ainda não existem estudos científicos que comprovem a sua segurança nessas situações.
Pessoas que fazem quimioterapia ou que tomam hipoglicemiantes orais, levotiroxina ou vitamina B1, devem sempre consultar o médico antes de ingerir o suplemento de ácido alfa-lipóico. Isso porque esse suplemento pode interagir com os medicamentos, alterando o seu efeito no organismo.