Acidose respiratória: o que é, sintomas, causas e tratamento

A acidose respiratória é um estado que os pulmões não conseguem eliminar o gás carbônico do sangue adequadamente, podendo causar sintomas como falta de ar, ansiedade, confusão mental ou sonolência.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

O acúmulo de gás carbônico no sangue, conhecido como hipercapnia, normalmente é causado por condições que prejudicam a respiração, como DPOC ou algumas lesões cerebrais e doenças neurológicas.

Leia também: Hipercapnia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/hipercapnia

Em caso de suspeita de acidose respiratória, é indicado consultar um clínico geral. No entanto, caso surjam sintomas como falta de ar ou confusão mental, é recomendado procurar uma emergência para avaliação.

Médica em uma consulta mostrando uma radiografia de tórax a um paciente

Principais sintomas

Os principais sintomas de acidose respiratória são:

  • Sensação de falta de ar;
  • Chiado no peito;
  • Ansiedade e/ou tremores;
  • Sensação de calor e suor excessivo;
  • Pele azulada;
  • Confusão mental, sonolência ou coma, nos casos mais graves.

Dependendo da sua causa, a velocidade com que a acidose respiratória se instala e a sua gravidade variam. Além disso, especialmente nos casos em que a acidose é persistente, existe o risco de complicações como hipertensão pulmonar e insuficiência cardíaca.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de acidose respiratória é feito pelo clínico geral levando em consideração os sintomas presentes, histórico de saúde da pessoa e o resultado do exame de gasometria arterial, que mede os níveis dos gases e bicarbonato no sangue e o seu pH. Entenda melhor o que é a gasometria arterial e para que serve.

O médico também pode indicar outros exames, como a radiografia do tórax, tomografia computadorizada ou espirometria, para identificar a causa da acidose respiratória e indicar o tratamento mais adequado.

Possíveis causas

As principais causas de acidose respiratória são:

  • Lesões cerebrais, como em caso de acidente vascular encefálico ou tumor cerebral;
  • Problemas pulmonares, como DPOC, asma ou pneumonia;
  • Deformidades torácicas ou obesidade, que podem dificultar os movimentos respiratórios;
  • Efeito colateral de medicamentos, como morfina ou diazepam;
  • Fraqueza dos músculos respiratórios, devido a condições como miastenia gravis ou síndrome de Guillain-Barré.

A acidose respiratória normalmente se desenvolve quando o organismo não consegue controlar os movimentos respiratórios adequadamente ou existem problemas respiratórios que dificultam a eliminação do gás carbônico.

Além disso, especialmente em caso de consumo excessivo de álcool, o efeito sedativo de alguns medicamentos, como aqueles utilizados para dormir ou tratar a crise de ansiedade, pode ser potencializado, aumentando o risco de acidose respiratória.

Leia também: Saiba quais são os Efeitos do Álcool no Organismo tuasaude.com/efeitos-do-alcool-no-organismo

Como é feito o tratamento

O tratamento da acidose respiratória sempre que possível deve ser específico para a sua causa, podendo envolver medicamentos para abrir as vias aéreas, em caso de problemas pulmonares, ou reverter o efeito colateral de sedativos e uso de antibióticos, por exemplo.

No entanto, algumas vezes o médico também pode indicar medidas como fisioterapia respiratória para melhorar a função pulmonar e/ou uso de aparelho de CPAP, um tipo de ventilação não invasiva, para ajudar a pessoa a respirar melhor. Saiba para que serve a ventilação não invasiva e os tipos.

Especialmente nos casos mais graves, o tratamento da acidose respiratória pode necessitar ser feito na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e envolver o uso de ventilação mecânica para auxiliar nas trocas gasosas.

Leia também: Ventilação mecânica: o que é, para que serve, tipos e riscos tuasaude.com/ventilacao-mecanica