Agenesia do corpo caloso: o que é, sintomas, causas e tratamento

Agenesia do corpo caloso é a ausência completa ou de parte do corpo caloso, uma estrutura que conecta os dois lados do cérebro, permitindo a transmissão de informações. Pode causar sintomas como atraso do desenvolvimento, crises convulsivas, problemas de coordenação e dificuldade de raciocínio.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Neurologista Pediátrico perto de você! Parceria com Buscar Médico

Normalmente, a agenesia do corpo caloso é causada devido a alterações genéticas ou exposição do bebê ao álcool durante a gravidez, sendo mais comum em caso de gravidez em mulheres com mais de 40 anos.   

Em caso de suspeita de agenesia do corpo caloso, é indicado consultar o neuropediatra, em caso de crianças, ou neurologista, para adultos. Embora não tenha cura, o tratamento pode envolver medicamentos anticonvulsivantes, fisioterapia e terapia ocupacional, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

O que é corpo caloso

O corpo caloso é uma estrutura no cérebro formada por fibras nervosas responsável por conectar o hemisfério direito ao esquerdo, organizando as informações e permitindo que os sinais nervosos se movam entre os dois hemisférios.

Além disso, o corpo caloso está relacionado com o movimento muscular, linguagem, visão, audição, olfato, paladar, tato, memória e raciocínio, por exemplo.

Sintomas de agenesia do corpo caloso

Os principais sintomas da agenesia do corpo caloso são:

  • Dificuldade de raciocínio;
  • Problemas no aprendizado;
  • Atraso no desenvolvimento, especialmente da fala;
  • Crises convulsivas;
  • Coordenação motora prejudicada;
  • Dificuldades de comunicação e socialização;
  • Desatenção.

No entanto, é comum a agenesia do corpo caloso causar nenhum ou poucos sintomas, especialmente quando é a única alteração identificada no cérebro.

Além disso, algumas vezes os sintomas podem ser semelhantes aos de deficit de atenção ou autismo. Confira os principais sintomas de autismo.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da agenesia do corpo caloso deve ser confirmado pelo neuropediatra, durante a infância, ou neurologista, em caso de adultos, por meio de exames de imagem como a ressonância magnética.

Marque uma consulta com o neuropediatra mais próximo de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

No entanto, é comum a agenesia do corpo caloso ser identificada durante a gestação por meio do ultrassom, que normalmente é indicado pelo obstetra durante a gravidez. Veja quando é feito o primeiro ultrassom na gravidez.

Possíveis causas

A agenesia do corpo caloso pode ser causada por alterações genéticas e consumo de álcool pela mãe durante a gravidez, levando ausência completa ou de parte do corpo caloso, uma estrutura que faz a comunicação entre os dois lados do cérebro. 

Essa alteração é mais comum em caso de gravidez em mulheres com mais de 40 anos e doenças metabólicas na mãe ou bebê como fenilcetonúria. 

Como é feito o tratamento

A agenesia do corpo caloso não tem cura, ou seja, não é possível restaurar o corpo caloso. Geralmente, o tratamento consiste no controle dos sintomas e das convulsões e melhora da qualidade de vida do indivíduo.

Para isso, o médico pode indicar remédios para controlar as convulsões, fonoaudiologia, em caso de dificuldades de alimentação ou fala, fisioterapia, para melhorar a força muscular e a coordenação, e terapia ocupacional, para desenvolver a autonomia, por exemplo.

Qual é a expectativa de vida da agenesia do corpo caloso?

A agenesia do corpo caloso algumas vezes não afeta a expectativa de vida da pessoa, que pode viver uma vida normal, especialmente quando não existem outras malformações cerebrais ou sintomas.