Vacina da gripe: quem pode tomar e possíveis reações

A vacina da gripe é indicada para prevenir o surgimento de complicações da gripe, como pneumonia, outros problemas respiratórios, hospitalização e óbito, podendo ser tomada por adultos, idosos e crianças a partir de 6 meses.

Essa vacina ajuda o corpo a desenvolver imunidade contra os principais vírus causadores da gripe, como Influenza A, incluindo os subtipos H1N1 e H3N2, e Influenza B, sendo atualizada todos os anos para proteger contra as novas formas dos vírus.

Leia também: H1N1: o que é, sintomas, transmissão e tratamento tuasaude.com/h1n1

A vacina da gripe é disponibilizada gratuitamente pelo SUS, no Brasil, e SNS, em Portugal, para toda a população com mais de 6 meses de idade, mas também pode ser encontrada em farmácias e clínicas particulares de vacinação.

Imagem ilustrativa número 1

Quem pode tomar a vacina da gripe

No Brasil, a vacina contra a gripe é indicada principalmente para grupos que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas e idosos a partir de 60 anos.

Já durante a campanha de vacinação, a vacina da gripe também está disponível para:

  • Mulheres no pós-parto;
  • Profissionais de saúde;
  • Professores dos ensinos básico e superior;
  • Povos indígenas;
  • Pessoas em situação de rua;
  • Pessoas com doenças crônicas, como diabetes, obesidade, bronquite e asma;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Pessoas com sistema imunológico comprometido, como HIV e câncer;
  • Profissionais da marinha, exército e aeronáutica;
  • Policiais civis, militares, rodoviários e federais, guardas municipais e bombeiros.

Caminhoneiros, trabalhadores portuários e do transporte coletivo, profissionais do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e adolescentes e jovens (entre 12 e 21 anos), que vivem em instituições socioeducativas, também devem ser vacinados.

Em Portugal, a vacina da gripe é indicada para mulheres grávidas, pessoas com 50 anos ou mais, profissionais da saúde, de farmácia e do sistema prisional, bombeiros e profissionais de infantários, creches e similares.

Pessoas com mais de 6 meses e que vivem em instituições, têm doenças crônicas, o sistema imunológico comprometido ou são privadas de liberdade, também devem receber a vacina contra a gripe em Portugal.

Tipos de vacina da gripe

Os dois tipos de vacina da gripe são:

1. Vacina da gripe trivalente

A vacina da gripe trivalente é uma vacina fragmentada e inativada que protege contra os vírus Influenza A, subtipos H1N1 e H3N2, e Influenza B.

Essa vacina é oferecida gratuitamente pelo SUS e faz parte do calendário de vacinação da criança, adulto e idoso. Confira outras vacinas do calendário de vacinação da criança e do idoso.

2. Vacina da gripe tetravalente

A vacina da gripe tetravalente também é uma vacina fragmentada e inativada, porém protege contra 2 subtipos de Influenza A (H1N1 e H3N2) e 2 linhagens de influenza B o que varia de acordo com a linhagem de vírus circulante no ano anterior.

Essa vacina só é encontrada em clínicas particulares, não sendo oferecida pelo SUS.

Quando tomar

A vacina da gripe é indicada para ser tomada de acordo com o seguinte esquema:

  • Adultos: 1 dose, 1 vez por ano;
  • Bebês com mais de 6 meses e crianças até 9 anos: 2 doses iniciais, sendo a primeira dose na data escolhida pelo médico e a segunda dose 30 dias depois da primeira dose. Após as doses iniciais, é recomendado 1 dose, 1 vez por ano.

O local para a aplicação da vacina da gripe pode variar de acordo com a idade. Em crianças menores de 18 meses, a vacina deve ser aplicada na coxa esquerda, enquanto que nos maiores de 18 meses a vacina é aplicada no braço esquerdo.

Onde tomar a vacina da gripe

No Brasil, a vacina trivalente da gripe é oferecida pelo SUS em postos de saúde, durante campanhas de vacinação. No entanto, a vacina tetravalente da gripe também pode ser feita em clínicas privadas e farmácias.

Já em Portugal, a vacina da gripe pode ser tomada gratuitamente nos centros de saúde e em farmácias comunitárias.

Reações da vacina da gripe

As possíveis reações da vacina da gripe são:

1. Dor de cabeça, nos músculos ou articulações

Algumas pessoas podem sentir dor de cabeça, dor nos músculos ou articulações e que podem surgir cerca de 6 a 12 horas após a vacinação.

O que fazer: é aconselhado ficar de repouso e beber muitos líquidos. Se a dor for muito forte, pode-se tomar anti-inflamatórios ou analgésicos, como paracetamol ou dipirona, desde que sejam indicados por um médico.

2. Febre, calafrios e transpiração excessiva

Algumas pessoas podem sentir febre, calafrios e transpirar mais que o normal após a vacina da gripe.

Entretanto, estes sintomas geralmente são transitórios, surgindo entre 6 a 12 horas após a vacinação e desaparecendo em cerca de 2 dias.

O que fazer: se causar muito desconforto, pode-se tomar analgésicos e antipiréticos, como o paracetamol ou a dipirona, desde que orientados por um médico.

3. Reações no local de aplicação

Outra reação comum da vacina da gripe é o surgimento de alterações no local da aplicação da vacina, como dor, vermelhidão, endurecimento ou leve inchaço.

O que fazer: pode-se aplicar um pouco de gelo na região, protegido com um pano limpo. Porém, na presença de lesões muito grandes ou limitação dos movimentos, deve-se ir imediatamente ao médico.

Quem não deve tomar

A vacina da gripe não deve ser tomada por pessoas com menos de 6 meses, pessoas com alergia grave ao ovo ou ao látex e por pessoas que tiveram alguma reação alérgica grave a uma dose anterior da vacina.

Em qualquer caso, se houver dúvidas sobre a vacinação é recomendado consultar o médico.

Pessoas com febre não devem tomar a vacina da gripe, sendo recomendado aguardar até que os sintomas tenham desaparecido.

Dúvidas comuns sobre a vacina da gripe

Algumas dúvidas comuns sobre a vacina da gripe são:

1. Pode tomar a vacina da gripe gripado?

Não é recomendado tomar a vacina da gripe gripado, para evitar que os sintomas naturais da gripe sejam confundidos com uma reação à vacina, por exemplo.

Assim, é aconselhado esperar o desaparecimento dos sintomas antes de tomar a vacina da gripe.

2. A vacina protege contra o H3N2, H1N1 ou COVID?

A vacina da gripe administrada pelo SUS protege contra 3 tipos do vírus Influenza: gripe A (H1N1), A (H3N2) e Influenza tipo B, sendo conhecida como trivalente.

Já a vacina das farmácias e clínicas privadas geralmente é a tetravalente, protegendo também contra mais um tipo do vírus Influenza B.

No entanto, a vacina da gripe não protege contra nenhum tipo de coronavírus, incluindo o que causa a COVID-19.

3. Vacina da gripe dá reação em bebê?

A vacina da gripe pode dar reação em bebê, provocando sintomas e sinais como dor, leve inchaço e vermelhidão no local da vacina, choro, febre baixa e dor no corpo.

No entanto, a presença de bolinhas vermelhas na pele, febre alta, convulsões, dificuldade para respirar, tosse ou barulho ao respirar, inchaço dos lábios e língua, pode indicar reação alérgica à vacina. Nestes casos, deve-se procurar o atendimento médico de urgência.

4. Grávida pode tomar a vacina da gripe?

A grávida pode tomar a vacina da gripe. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a mulher grávida tem maior risco de desenvolver complicações quando pegam gripe.

Além disso, a vacinação contra a gripe durante a gravidez  também protege o bebê nos primeiros meses após o nascimento, diminuindo o risco de hospitalização e óbito pela gripe.

Assim, a grávida deve fazer a vacinação de forma gratuita nos postos de saúde do SUS.

5. É preciso tomar todos os anos?

A vacina da gripe tem uma duração que varia entre 6 a 12 meses e, por isso, deve ser tomada todos os anos, especialmente durante o outono.

Além disso, como os vírus da gripe sofrem rápidas mutações, a nova vacina ajuda a garantir que o corpo fique protegido contra os novos tipos que surgiram ao longo do ano.

Após administrada, a vacina da gripe começa a fazer efeito em 2 a 4 semanas e, por isso, não é capaz de impedir uma gripe que já esteja se desenvolvendo.

6. Posso tomar a vacina da gripe e da COVID juntas?

De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil e de Portugal, pode-se tomar a vacina da gripe e da COVID juntas.

Estas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia, desde que em grupos musculares diferentes, não havendo interferência na eficácia das vacinas.

Caso as vacinas sejam aplicadas no mesmo grupo muscular, é aconselhado que sejam aplicadas com uma distância e 2,5 cm para diferenciar os efeitos colaterais, caso aconteçam.

Leia também: Vacinas COVID-19: eficácia, doses e efeitos colaterais tuasaude.com/vacina-covid

Vídeos relacionados

Os incríveis benefícios do CHÁ DE ANÍS ESTRELADO para GRIPE

12:17 | 604.405 visualizações

Os Melhores Alimentos para a GRIPE

03:14 | 617.775 visualizações

COMO FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO

04:24 | 223.812 visualizações