A Agripalma é uma planta medicinal, também conhecida como Cardíaca, Orelha-de-leão, Calda-de-leão, Rabo-de-leão ou Erva de macaré, muito utilizada no tratamento de ansiedade, problemas cardíacos e pressão alta, devido às suas propriedades relaxante, hipotensiva e tônica cardíaca.
O nome científico da Agripalma é Leonurus cardíaca e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, ferias livres e algumas farmácias de manipulação na sua forma natural, em cápsulas ou em tintura para fazer diluições em água.
O uso desta planta pode ser útil para complementar o tratamento de pessoas com problemas cardíacos e alterações como pressão alta. No entanto, seu uso não exclui a necessidade de tomar os medicamentos indicados pelo cardiologista, embora seja um ótimo complemento para baixar a pressão sanguínea.
Para que serve a Agripalma
A Agripalma serve para ajudar no tratamento de angina de peito, palpitações, taquicardia, ansiedade, insônia, cólicas menstruais, disfunção da tireoide e sintomas do climatério.
Propriedades da Agripalma
As propriedades da Agripalma incluem sua ação relaxante, tônica, carminativa, estimulante uterina, hipotensiva, antiespasmódica e diaforética.
Modo de uso da Agripalma
As partes utilizadas da Agripalma são suas flores, folhas e caule para fazer chás, tinturas e também pode ser encontrada em gotas em farmácias e drogarias.
- Chá de Agripalma para ansiedade: colocar 2 colheres (de café) da erva seca em uma xícara de água fervente e deixar repousar por 5 minutos, em seguida coar e tomar uma xícara pela manhã e uma xícara à noite.
- Tintura de Agripalma para problemas cardíacos: Usar de 6 a 10 ml de tintura de agripalma para uma xícara de água. Diluir a tintura na xícara com água e tomar como tônico cardíaco 2 vezes por dia.
Efeitos colaterais da Agripalma
O uso de Agripalma em doses elevadas podem provocar alteração no ciclo menstrual.
Contraindicação da Agripalma
A Agripalma não deve ser utilizada por grávidas e mulheres em período menstrual, assim como por pacientes que fazem tratamento com sedativos. No caso de doença cardíaca, é recomendado consultar o cardiologista antes de começar a usar a Agripalma.