A albumina é uma proteína de alta qualidade produzida pelo fígado e que exerce diversas funções no organismo, como transportar nutrientes pelo sangue, combater os radicais livres e fortalecer o sistema imunológico. O principal alimento fonte de albumina é o ovo, sendo uma ótima opção para aumentar a quantidade e qualidade de proteínas da dieta.
Por ser uma proteína de alta qualidade e ser de ótima digestão, a albumina também pode ser consumida na forma de suplemento, que é composto apenas pela clara do ovo, ajudando no ganho de massa muscular e na recuperação após prática de atividade física intensa. Conheça outros suplementos que favorecem o ganho de massa muscular.
A suplementação com albumina é normalmente indicada 30 minutos antes ou logo após o exercício físico, podendo ser consumida junto com iogurte, leite ou suco de frutas. No entanto, o consumo excessivo de proteínas pode causar insuficiência renal e, por isso, só devem ser consumidos com a orientação de um nutrólogo ou um nutricionista.
Para que serve a albumina
A albumina está presente em boas quantidades no corpo e em alimentos como o ovo e o leite, possuindo diversos benefícios para a saúde, dentre eles:
- Melhorar a recuperação dos músculos após o treino;
- Favorecer o ganho de massa muscular;
- Combater os radicais livres;
- Transportar os nutrientes no sangue;
- Fortalecer o sistema imunológico;
- Atuar como anti-inflamatório;
- Melhorar a circulação sanguínea.
Para se ter os benefícios com a suplementação de albumina, é fundamental manter uma dieta balanceada e variada em frutas, vegetais, leguminosas, proteínas magras e cereais integrais, assim como é importante manter a prática regular de exercício físico.
Albumina engorda?
Por ser uma proteína, a albumina precisa de maior tempo para ser digerida, prolongando a saciedade e controlando a fome e, por isso, não engorda.
No entanto, o consumo do suplemento associado a uma alimentação inadequada e sedentarismo, podem contribuir para o ganho de peso.
Como tomar
O suplemento de albumina pode ser encontrado em lojas de suplementos, sendo normalmente comercializado, sendo geralmente recomendada de 20 e 40 g por dia, que pode ser misturado ao leite, suco de frutas ou iogurte e ingerido 30 minutos antes ou logo após os treinos.
Por ser feito a partir da clara do ovo, a albumina também pode ser uma boa opção de suplementação de proteína para pessoas com alergia ao leite.
Efeitos colaterais e contraindicações
O suplemento de albumina não é indicado para pessoas com insuficiência renal, que realizam hemodiálise, com problemas no fígado e pancreatite.
Além disso, o consumo excessivo de albumina pode causar alguns problemas leves como gases, diarreia e, em casos mais graves, pode sobrecarregar os rins. Por isso, é importante que o consumo de albumina seja feito somente sob orientação de um nutricionista ou nutrólogo.