Alfarroba: 7 principais benefícios (e como consumir)

A alfarroba é o fruto da alfarrobeira, um arbusto pouco comum no Brasil, que produz vagens escuras que possuem em seu interior 8 a 12 sementes de cor marrom e sabor doce.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esse fruto é rico em antioxidantes, principalmente polifenóis, e pode ser utilizado como alternativa ao cacau em pó ou chocolate, já que possui um sabor semelhante. Além disso, a alfarroba possui poucas calorias e é uma excelente fonte de fibras e vitaminas do complexo B, cálcio e magnésio.

É possível encontrar a alfarroba em pó, goma ou creme em supermercados, lojas de produtos naturais ou lojas online, podendo ser misturada no leite ou acrescentada a receitas tradicionalmente feitas com chocolate como biscoitos e bolos. Além disso, também existem produtos industrializados de alfarroba como barrinhas de cereais e geleias, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Benefícios da alfarroba

Os principais benefícios da alfarroba são:

1. Melhora a saúde gastrointestinal

Devido ao fato de conter fibras e taninos, a alfarroba ajuda a melhorar a saúde gastrointestinal ao diminuir as diarreias, melhorar a acidez, evitar a acidez, diminuir os vômitos e manter a saúde da microbiota intestinal.

2. Controla o colesterol

A alfarroba é rica em antioxidantes, o que ajuda a controlar os níveis de colesterol ruim, o LDL, e triglicerídeos e, assim, promove a prevenção de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose, por exemplo, já que os antioxidantes previnem a deposição das gorduras nas artérias e a diminuição da absorção de gordura pelo organismo.

3. Controla a diabetes

Por ser rica em fibras, como a pectina, a alfarroba ajuda a controlar a diabetes ao equilibrar os níveis de glicose no sangue. Além disso, quando os alimentos são enriquecidos com alfarroba, é possível haver diminuição do seu índice glicêmico, o que também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

4. Promove a saúde dos ossos

A alfarroba é rica em cálcio e magnésio, minerais que melhoram a densidade óssea e, consequentemente, fortalecendo os ossos e dentes, por exemplo, e prevenindo fraturas e osteoporose.

5. Favorece a perda de peso

A alfarroba possui poucas calorias, é rica em fibras e possui baixo teor de gordura. Por isso, quando esse fruto faz parte de uma alimentação saudável e equilibrada, pode favorecer o aumento da sensação de saciedade, favorecendo a perda de peso.

6. Pode melhorar a qualidade do sono

Por não conter cafeína e ter sabor doce, a alfarroba pode ser utilizada como substituto do chocolate ou do cacau, podendo ser consumida à noite sem que haja interferência na qualidade do sono, no caso de pessoas sensíveis à cafeína.

7. Pode ter ação anticancerígena

Por ser rica em antioxidantes, a alfarroba poderia proteger as células dos danos causados pelos radicais livres, além de exercer ação anti-inflamatória, o que poderia ajudar na prevenção do câncer. No entanto, mais estudos são necessários para que esse efeito da alfarroba possa ser confirmado.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir indica a informação nutricional para 100 gramas de alfarroba em pó, também conhecida como farinha de alfarroba:

Componentes 100 g de algarroba en polvo
Energia 368 calorias
Carboidratos 85,6 g
Proteínas 3,2 g
Gorduras 0,3 g
Fibras 5 g
Vitamina A 1 mcg
Vitamina B1 0,05 mg
Vitamina B2 0,46 mg
Vitamina B3

1,3 mg

Vitamina B6 0,37 mg

Vitamina B9

29 mcg
Ácido fólico 29 mcg
Potássio 830 mg
Cálcio 350 mg
Magnésio 54 mg
Ferro 3 mg

Para se obter os benefícios da alfarroba, esse fruto deve fazer parte de uma alimentação saudável e variada, associada á prática regular de exercícios físicos.

Como usar a alfarroba

A alfarroba pode ser usada em forma de pó na preparação de alimentos como bolos, pudins, biscoitos e doces como substituto do cacau em pó ou do chocolate.

Além disso, a goma de alfarroba serve como espessante, emulsificante e gelificante em diversos produtos industrializados. A goma pode também ser utilizada em algumas fórmulas infantis como espessante e com o objetivo de diminuir o refluxo e os vômitos.

Alfarroba com leite

A alfarroba com leite é uma bebida que serve para substituir o leite com achocolatado, pois o seu sabor é bastante parecido e não contém cafeína. Para preparar, basta acrescentar 1 colher de chá de farinha de alfarroba em 1 copo de leite, podendo ser adoçado, se desejar.

Goma de alfarroba para vômitos ou refluxo

Misturar 1 colher de sopa da goma com 1 copo de água e tomar a seguir. Para bebês a medida deve ser de 1,2 a 2,4 g de goma para 120 ml de leite.

Farinha de alfarroba para diarreia

Misturar 25g de farinha em 1 copo de água ou leite morno. Beber após cada episódio de diarreia. Esta receita com farinha de alfarroba quando misturada com farinha de semente de girassol e de arroz pode ser usada contra diarreia até mesmo para bebês e mulheres grávidas.

Receitas com alfarroba em pó

Imagem ilustrativa número 2

A seguir são indicadas algumas receitas que podem ser preparadas usando a farinha de alfarroba:

1. Bolo de alfarroba sem glúten

Esta receita é fácil de fazer e não contém glúten, sendo uma boa opção para quem tem intolerância ao glúten ou doença celíaca.

Ingredientes:

  • 350 g de açúcar mascavo;
  • 5 ovos:
  • 150 ml de óleo de soja;
  • 200 g de iogurte natural;
  • 30 g de alfarroba em pó;
  • 200 g de creme de arroz;
  • 150 g de polvilho doce;
  • 150 g de fécula de batata;
  • 10 gotas de essência de baunilha;
  • 10 g de fermento em pó.

Modo de preparo:

Bater os ovos, óleo, açúcar, iogurte natural e a essência de baunilha no liquidificador. A seguir, adicionar os produtos secos, misturando bem até que fique uma massa uniforme. Por último acrescentar o fermento e mexer suavemente para misturar bem. Assar em forma untada e enfarinhada durante 25 minutos, à 210ºC.

2. Creme de alfarroba para sobremesa

Ingredientes:

  • 200 ml de leite;
  • 2 colheres de maisena;
  • 2 colheres de alfarroba em pó;
  • 1 colher de açúcar;
  • 1 pau de canela.

Modo de preparo:

Misturar a maisena com o leite ainda frio e depois de dissolvido acrescentar os outros ingredientes e levar ao fogo baixo durante alguns minutos, até engrossar. Quando atingir esse ponto, desligar o fogo, retirar o pau de canela, distribuir em pequenas forminhas e levar à geladeira por 1 hora. Servir frio.

3. Panquecas de alfarroba e quinoa

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de farinha de alfarroba;
  • 1 xícara de farinha de quinoa, de aveia ou de amêndoas;
  • 1 clara de ovo;
  • 1 xícara de leite de arroz ou de qualquer outro leite vegetal;
  • 1 colher de chá de stévia;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 pitada de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo:

Bater a clara de ovo e em seguida acrescentar o leite, stévia, sal e misturar bem. Em seguida, acrescentar os ingredientes secos e misturar até homogeneizar. Esquentar uma frigideira em fogo médio e untar com um pouco de azeite.

Depois, colocar uma concha da mistura na frigideira e deixar cada lado cozinhar por 5 minutos ou até que sejam formadas bolhas em sua superfície. Servir acompanhada de queijo, mel ou geleia.

Além de trocar o chocolate e o cacau pela alfarroba, veja outras trocas saudáveis nesse vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin:

10 TROCAS SAUDÁVEIS PARA VIVER MELHOR

05:59 | 81.855 visualizações

Vídeos relacionados

10 TROCAS SAUDÁVEIS PARA VIVER MELHOR

05:59 | 81.855 visualizações