O alho negro é um vegetal que passa por um processo de fermentação e que pode trazer vários benefícios para a saúde, como proteger o fígado, cuidar da saúde do coração, ajudar a regular o açúcar no sangue e atuar como anti-inflamatório.
Esse tipo de alho é obtido a partir do alho fresco, que passa por um processo de fermentação sob uma temperatura e umidade controladas para que determinadas reações químicas ocorram, incluindo a reação que garante a sua cor característica, além de também em alguns casos ser fermentado com leveduras para melhorar as suas propriedades. Esse processo modifica a sua cor, consistência e composição.
Quando comparado com o alho fresco, o alho negro possui um sabor mais doce, textura mais elástica ao mastigar e o seu cheiro não é tão forte. Além disso, possui mais compostos antioxidantes, como polifenóis, flavonoides e compostos organossulfurados e, por isso, pode ser considerado um alimento funcional. Conheça mais sobre os alimentos funcionais.

Principais benefícios do alho negro
Os principais benefícios do alho negro para a saúde são:
1. Previne o envelhecimento precoce
Está demonstrado que alho negro contém compostos antioxidantes, como polifenóis, alcaloides, flavonoides e cisteína, que são obtidos no processo de fermentação do alho fresco.
Esses compostos, ao serem absorvidos no organismo ajudam a neutralizar os danos celulares causados pelos radicais livre, prevenindo o envelhecimento precoce e melhorando doenças crônicas, como a diabetes.
2. Diminui o risco de câncer
Alguns estudos indicam que o alho negro poderia diminuir o risco de câncer, já que favorece a morte das células tumorais e inibe o seu crescimento e invasão, diminuindo o tamanho do tumor e evitando a metástase em diferentes tipos de câncer, principalmente o de estômago, cólon e os linfomas.
3. Favorece a perda de peso
O alho negro, combinado com uma alimentação saudável e equilibrada e com a prática de atividade física regular, poderia ajudar a diminuir o peso corporal desde que combinado com a prática de atividade física, já que aumenta o metabolismo e diminui o tamanho das células que contém gordura na região abdominal, os adipócitos.
4. Diminui o colesterol e triglicerídeos
O consumo regular de alho negro poderia ajudar a diminuir os níveis de triglicerídeos e colesterol LDL no sangue, aumentando o colesterol HDL, também conhecido como colesterol bom, já que seus compostos com propriedades antioxidantes ajudam a diminuir o estresse oxidativo.
Segundo um estudo, o consumo de cerca de 6 gramas de alho negro por dia, ajuda a prevenir a aterosclerose e as doenças cardiovasculares.
5. Regula o açúcar no sangue
O alho negro é rico em compostos organossulfurados, que são produzidos durante a transformação do alho fresco em negro, que estimulam as células beta do pâncreas a melhorar a secreção de insulina.
Além disso, também poderia aumentar a sensibilidade à insulina do organismo, diminuindo os níveis de açúcar no sangue e ajudando a prevenir e tratar a diabetes.
6. Atua como anti-inflamatório
Alguns estudos sugerem que, graças às suas propriedades anti-inflamatórias, o alho negro ajuda a combater doenças e a septicemia, já que estimula as células de defesa do organismo, além de reduzir a produção de células pró-inflamatórias.
7. Melhora a memória
O alho negro contribui para o bom funcionamento da memória e ajuda a proteger o sistema nervoso, já que melhora os processos cognitivos e previne a neuro inflamação e a neuro toxicidade, prevenindo doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.
8. Protege o fígado
O alho negro contém polifenois, flavonoides e antocianinas, compostos bioativos com propriedades antioxidantes que poderiam ajudar a proteger as células do fígado dos efeitos secundários de medicamentos e a promover a recuperação do dano celular.
Além disso, também poderia ajudar a melhorar doenças do fígado, como fígado gordo, favorecendo a redução da gordura acumulada neste órgão.
9. Combate infecções bacterianas
Alguns estudos científicos indicam que o alho negro tem propriedades antibacterianas, protegendo o organismo de algumas bactérias, como Staphylococcus aureus, Listeria spp., Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa, por exemplo.
Essa propriedade antimicrobiana pode ser devido às condições de processamento (temperatura, umidade e fermentação) do alho cru em alho negro, já que esses processos provocam mudanças nas propriedades bioativas do alho cru.
10. Regula a pressão arterial
O alho negro possui a capacidade de regular a pressão arterial devido aos seus compostos orgânicos que provocam a dilatação dos vasos sanguíneos e contribuem para a diminuição da pressão.
Propriedades do alho negro
O alho negro possui propriedade antioxidante, anti-inflamatória, anticancerígena, antibacteriana, hepatoprotetora, cardioprotetora, imunomoduladora, anti-obesidade, hipoglicemiante, anti-hipertensiva e neuroprotetora.
Essas propriedades são devido à presença de compostos bioativos, como polifenois, flavonoides, alcaloides e compostos organossulfurados.
Informação nutricional
A tabela a seguir traz as informações nutricionais em 30 gramas de alho negro:
É importante ressaltar que para aproveitar os benefícios do alho negro, é necessário manter uma alimentação equilibrada e variada, além de praticar atividade física de forma regular.
Como é obtido
O alho negro é obtido a partir do alho fresco, através de um processo que consiste na sua fermentação a temperaturas controladas que se situam entre os 60ºC e os 90ºC, com uma umidade também controlada, entre 70 a 90%, por um determinado período de tempo.
Este processo vai tornando o alho cada vez mais escuro devido ao processo de fermentação, em que se dá a conversão de alguns dos componentes do alho, como é o caso da alicina, que dá origem a alcaloides e flavonoides, que conferem propriedades ao alho negro. Veja quais as diferenças em relação ao alho fresco.
Como usar o alho negro
O alho negro confere um sabor muito agradável à comida e pode ser usado de variadas formas, como no preparo de molhos, misturando o alho triturado com molho de soja ou azeite, no tempero de alimentos como carnes, saladas ou massas, ou usando pedacinhos para fazer pão de alho, por exemplo.
Como tomar o suplemento de alho negro
Além do uso culinário, o alho negro também está disponível na forma de suplementos em comprimidos ou cápsulas, que podem ser adquiridas em lojas de produtos naturais. A dose do suplemento de alho negro pode variar dependendo do fabricante e concentração do produto.
Por isso, é fundamental seguir as instruções do fabricante assim como consultar o profissional de saúde especializado para que seja recomendada a dose mais adequada de acordo com o objetivo do uso.
Quem não deve consumir
Devido à falta de comprovação científica, o alho negro, principalmente na forma de suplemento, deve ser evitado por mulheres grávidas, em fase de amamentação e por crianças.
Além disso, pessoas que fazem uso de medicamentos para diabetes ou anticoagulantes deve falar com o médico antes de consumir o alho negro.