Alguns alimentos, como cerveja, carne vermelha, frutos do mar e fígado são ricos em purinas, que são substâncias naturalmente presentes no DNA e RNA do corpo humano e de alguns alimentos e que, quando consumidos em excesso, podem aumentar os níveis de ácido úrico no sangue.
Além disso, os alimentos ricos em frutose como refrigerantes e sucos de fruta, também podem aumentar os níveis de ácido úrico no organismo, que se acumulam nas articulações, causando sintomas como dor e inchaço. Conheça outros sintomas de ácido úrico alto.
Por outro lado, para controlar os níveis de ácido úrico, é importante manter uma alimentação saudável e variada, bebendo bastante água e priorizando o consumo de frutas, vegetais, cereais integrais, leguminosas e laticínios com baixo teor de gordura.
Leia também: Dieta para ácido úrico alto: o que comer e o que evitar tuasaude.com/dieta-para-acido-urico8 alimentos que aumentam o ácido úrico
Os principais alimentos que aumentam o ácido úrico são:
1. Pão branco
O pão branco é um alimento que possui alto índice glicêmico, aumentando rapidamente os níveis de açúcar no sangue e os riscos de resistência à insulina, que é um dos fatores relacionados com o aumento dos níveis de ácido úrico no organismo.
Da mesma forma, outros tipos de carboidratos refinados, como macarrão branco e arroz branco, também possuem alto índice glicêmico, favorecendo o aumento do ácido úrico no sangue. Veja outros alimentos com alto teor de índice glicêmico.
2. Frutos do mar
Os frutos do mar, como camarão, mexilhão, lagosta, caranguejo, ostra e polvo são ricos em purinas, que são substâncias presentes no DNA do corpo humano e de alguns alimentos e que, quando ingeridos em excesso, aumenta os níveis de ácido úrico no sangue.
3. Cerveja
A cerveja é rica em purinas e, por isso, podem aumentar os níveis de ácido úrico no sangue e, por isso, devem ser evitadas, principalmente nos momentos de crise de gota.
Alguns tipos de bebidas alcoólicas, como o vinho e o licor, não contêm purinas. No entanto, o álcool dificulta a eliminação de purinas pelos rins, aumentando a concentração dessa substância no corpo e, por isso, qualquer tipo de bebida alcoólica deve ser evitada em casos de ácido úrico elevado.
4. Carne vermelha
A carne vermelha, como carne de boi, de porco, de ovelha ou cordeiro, é rica em purinas, que podem promover o aumento dos níveis de ácido úrico no sangue.
Por isso, o consumo de carnes vermelhas com baixo teor de gorduras deve ser moderado ou, em alguns casos, evitado. Veja como fazer uma dieta para controlar o ácido úrico.
5. Refrigerante
O refrigerante é um alimento industrializado rico em frutose, um tipo de carboidrato que promove a produção de ácido úrico. Além disso, os alimentos industrializados ricos em frutose também causam a resistência à insulina e o aumento de peso, que são algumas das causas de ácido úrico elevado e gota.
Outros alimentos industrializados ricos em frutose e que também podem aumentar o ácido úrico no organismo são, o açúcar de mesa, o mel, os sucos de fruta e o sorvete.
6. Fígado
O fígado é um alimento rico em purinas e, por isso, favorece o aumento dos níveis de ácido úrico no sangue. O mesmo vale para outras vísceras de animais, como moela, coração e rins.
7. Molhos industrializados
Alguns molhos industrializados como ketchup, mostarda, maionese, molho barbecue e molhos de salada, contém frutose, favorecendo o aumento dos níveis de ácido úrico no organismo e causando o acúmulo dessa substância nas articulações.
8. Peixes
Os peixes, como sardinha, atum, anchova, robalo, salmão e tilápia contém alto teor de purinas que, quando em excesso, promovem o aumento do ácido úrico no sangue.
O que comer para controlar o ácido úrico
Para controlar o ácido úrico, é importante priorizar os alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, como:
- Frutas frescas, como maçã, laranja, banana, mamão, melancia, goiaba e tangerina;
- Cereais integrais, como arroz integral, pão integral e aveia e quinoa;
- Legumes e verduras, como brócolis, couve-flor, espinafre, aspargos, tomate e alface;
- Laticínios com pouca gordura, como leite desnatado, iogurte desnatado e queijos brancos, como ricota e cottage;
- Sementes e oleaginosas, como amendoim, nozes e sementes de chia e de linhaça;
- Leguminosas, como lentilha, feijão, soja e grão-de-bico;
- Água, sendo aconselhado beber entre 1,5 a 2 litros por dia, pois ajuda a diminuir a concentração de ácido úrico no sangue.
Alguns alimentos, como couve-flor, aspargos, feijão e grão-de-bico, contêm alto teor de purinas, no entanto, esses alimentos não aumentam o ácido úrico. Isso porque os tipos de purinas presentes em maior quantidade nos alimentos de origem vegetal, como a adenina e guanina, não provocam o aumento dos níveis de ácido úrico no organismo.
Já nos alimentos de origem animal, o tipo de purina em maior quantidade é a hipoxantina, uma substância que é convertida no organismo em ácido úrico, sendo, assim, a principal responsável por aumentar os níveis de ácido úrico no sangue.
Assista ao vídeo a seguir sobre como fazer uma dieta para ácido úrico alto: