8 alimentos para limpar e desintoxicar o fígado

Alimentos como limão, brócolis, chá verde e azeite, podem ser indicados para limpar e desintoxicar o fígado, podendo ajudar a eliminar toxinas do organismo após o uso de medicamentos ou bebidas alcoólicas, por exemplo.

Por serem saudáveis e naturais, esses alimentos promovem a manutenção de uma dieta saudável e da saúde, a proteção do fígado e também podem ajudar a manter o peso adequado.

Leia também: Dieta detox: como fazer, cardápio e quando evitar tuasaude.com/dieta-detox

No entanto, é importante ressaltar que a evidência científica é limitada sobre os benefícios dos alimentos da desintoxicação do fígado. Além disso, a desintoxicação do organismo ocorre naturalmente por meio do fígado e de outros órgãos. O melhor modo de apoiar a função hepática e a saúde geral é adotar hábitos saudáveis, como manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas e garantir boas noites de sono, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 5

Principais alimentos 

Alguns alimentos que podem ajudar a limpar e desintoxicar o fígado são:

1. Limão

O limão é uma fruta com boas quantidades de vitamina C e polifenóis, que proporcionam diversos benefícios para a saúde devido à sua ação anti-inflamatória e antioxidante.

Assim, o limão é uma fruta que poderia ajudar a limpar e desintoxicar o fígado, por neutralizar os radicais livres e promover a saúde em geral.

O limão pode ser consumido na forma de limonada, chás ou adicionado às refeições e saladas. Veja como usar o limão no dia a dia.

2. Brócolis

Por conter vitamina C e glucosinolatos, o consumo regular de brócolis ajuda a regular o sistema imunológico e proteger o organismo contra infecções.

Além disso, o brócolis também pode ajudar a prevenir o excesso de gordura no fígado e a reduzir os níveis de colesterol no sangue.

Leia também: Brócolis: 10 benefícios e como consumir (com receitas) tuasaude.com/7-boas-razoes-para-comer-brocolis

3. Chá verde

O chá verde é rico em catequinas, flavonoides e cafeína, que têm ação antioxidante, hipoglicemiante, anti-inflamatória, antibacteriana, antiviral, diurética e estimulante.

Assim, por ajudar a manter a saúde geral, o chá verde é um alimento que pode ajudar a limpar e desintoxicar o fígado.

Pode-se tomar de 2 a 4 xícaras de chá verde por dia, entre as refeições. Já pessoas que possuem pressão alta, podem ingerir o máximo de 3 xícaras do chá verde por dia.

No caso das cápsulas, é recomendada a ingestão de 1 cápsula de chá verde de 2 a 3 vezes por dia, conforme orientação do médico ou nutricionista.

4. Café

O consumo regular de café oferece benefícios para o fígado, ajudando a reduzir o risco de inflamação e o desenvolvimento de doenças hepáticas, como cirrose e câncer.

Isso ocorre porque o café é rico em antioxidantes e outros compostos bioativos que conferem essas propriedades protetoras.

A ingestão máxima indicada para adultos é de 400 mg de cafeína por dia, o que equivale a aproximadamente 4 xícaras de 150 ml de café coado.

Já pessoas com pressão alta devem limitar o consumo de café a 200 mg de cafeína por dia, o que equivale a 2 xícaras de café coado por dia.

5. Oleaginosas

As oleaginosas, ou frutos secos, como nozes, amendoim e castanha-do-pará, possuem fibras, ômega-3, vitamina E e do complexo B e minerais, ajudando a proteger e promover a saúde do fígado.

Geralmente é recomendado consumir de 25 a 30g de oleaginosas por dia, o que equivale entre 5 a 6 nozes, 25 amêndoas ou amendoins ou 50 pistaches, por exemplo.

As oleaginosas podem ser consumidas cruas ou torradas, sozinhas ou em preparações, como manteiga, bebida vegetal, saladas, bolos, tortas, molhos e saladas.

Leia também: Oleaginosas: o que são, tipos, benefícios e como consumir tuasaude.com/oleaginosas

6. Chá de boldo

Por ser rico em boldina, ácido rosmarínico e forscolina, compostos com ação digestiva, antiespasmódica e estimulante, o chá de boldo é muito usado como remédio caseiro para problemas do fígado e problemas digestivos.

Assim, o chá de boldo é um alimento que pode ajudar a limpar e desintoxicar o fígado.

O chá de boldo pode ser tomado de 2 a 3 vezes ao dia, antes ou após as refeições, por no máximo 20 dias. Veja como fazer o chá de boldo.

7. Suco de beterraba

O suco de beterraba é rico em antioxidantes, como betaína e flavonoides, que ajudam a reduzir a inflamação e favorecer a produção de enzimas hepáticas, podendo ajudar a limpar e desintoxicar o fígado.

O suco de beterraba pode ser tomado diariamente, antes do treino ou junto das refeições como café da manhã, almoço e jantar.

Leia também: Suco de beterraba: 9 benefícios, para que serve e como fazer (com receitas) tuasaude.com/suco-de-beterraba

8. Azeite de oliva

O azeite de oliva contém oleocantal, ácido oleico e vitamina E, nutrientes e compostos com ação antioxidante e anti-inflamatória, o azeite de oliva pode ajudar a diminuir a inflamação do corpo.

Assim, o azeite é um alimento que pode ser indicado para ajudar a limpar e desintoxicar o fígado.

Vídeos relacionados

A MELHOR DIETA DETOX

04:52 | 959.054 visualizações

Sopa DETOX para Emagrecer

02:26 | 1.064.124 visualizações

7 melhores alimentos para limpar o FÍGADO GORDO

14:48 | 603.439 visualizações