Na dieta para bronquite é importante priorizar os alimentos ricos em zinco, vitamina A e vitamina C, como frutas, vegetais e castanhas, que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que fortalecem as células sistema imunológico, ajudando a diminuir a duração e prevenir as crises de bronquite.
Além disso, de acordo com o peso atual, também pode ser recomendado aumentar ou diminuir as calorias da dieta. Isso porque o excesso de peso aumenta o esforço do coração e dos pulmões, dificultando a respiração. Já pessoas com baixo peso podem se sentir mais fracas e cansadas, e de terem mais infecções.
Durante a bronquite também pode ser recomendado diminuir a ingestão de carboidratos, porque a digestão desse nutriente usa muito oxigênio e produz muito dióxido de carbono no organismo. Como a bronquite dificulta as trocas gasosas nos pulmões, o excesso de dióxido de carbono se acumula no organismo, podendo causar falta de ar, tosse e alteração dos batimentos do coração.
Alimentos que devem ser priorizados
Os alimentos que devem ser priorizados na dieta devem ser os ricos em fibras, ômega 3, selênio, zinco, vitamina A, vitamina C e vitamina E, nutrientes que fortalecem a imunidade, melhoram a respiração e promovem o bem estar. Por isso, os alimentos que devem ser consumidos são:
- Legumes e hortaliças, como rúcula, espinafre, pimentão, tomate, cenoura, jiló e abóbora;
- Peixes, como salmão, sardinha, arenque e cavalinha;
- Carnes com pouca gordura, como frango, tofu, peru e ovos;
- Frutas com casca (quando possível), como uva, morango, mamão, tangerina e kiwi;
- Cereais integrais com moderação, como arroz integral, macarrão integral e pão integral;
- Gorduras saudáveis, como azeite, nozes, castanha do Pará e óleo de abacate;
- Laticínios, como iogurte, leite e queijos;
- Bebidas vegetais, como leite de aveia, de soja, de arroz ou de avelã.
Pessoas que precisam ganhar peso, devem consumir laticínios integrais. Já para quem precisa perder peso, é recomendado priorizar os laticínios desnatados.
Apesar de se acreditar que os laticínios aumentam a produção de muco, podendo piorar a bronquite, estudos [1] [2] atuais comprovam que essa relação não existe e que a mistura da saliva com o leite, formando um líquido espesso na boca e garganta, é a causa dessa sensação de aumento na produção do muco.
Cardápio para bronquite
A tabela a seguir contém um exemplo de cardápio para 3 dias para bronquite:
Esse cardápio é apenas um exemplo de uma dieta para bronquite, podendo variar de acordo com o peso atual e o estado de saúde da pessoa. Por isso, é aconselhado passar por uma consulta com o nutricionista, para uma avaliação completa das necessidades nutricionais e o planejamento de uma dieta individualizada.
Alimentos que devem ser evitados
Os alimentos que devem ser evitados são aqueles que de podem causar inflamação no organismo, como:
- Alimentos ricos em açúcar, como refrigerantes, mel, chocolates, sorvetes, bolos, geleias e pudins;
- Cereais refinados, como arroz branco, pão branco e macarrão branco;
- Carnes gordurosas, como carne bovina, porco e cordeiro;
- Embutidos, como mortadela, salame, presunto, salsicha e linguiça;
- Alimentos ricos em gordura, como pizza, pele de frango, margarina, hambúrguer, batata frita e salgadinhos de pacote;
- Bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho, espumante e coquetéis.
Além disso, é importante evitar alimentos que causam excesso de gases em algumas pessoas, como brócolis, couve-flor, bebidas com gás, feijão e milho, já que o excesso de gases pode dificultar a respiração nesses casos. Conheça outros alimentos que aumentam os gases.
Outras recomendações
Algumas recomendações que podem ajudar a melhorar a respiração, o bem estar geral e diminuir o cansaço são:
1. Beber bastante água
É recomendado beber pelo menos de 6 a 8 copos de água por dia, porque essa bebida ajuda a transportar os glóbulos brancos, um dos compostos do sangue que são responsáveis pela defesa do organismo, ajudando, assim, a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, a água também ajuda a diluir o muco, facilitando a sua eliminação. Veja a quantidade de água indicada para cada pessoa.
2. Fazer pequenas refeições
Fazer pequenas refeições, fracionando-as em 4 a 6 refeições ao longo do dia, ajuda a manter o diafragma livre, o músculo que separa o abdômen do tórax, facilitando a entrada de ar nos pulmões e melhorando, assim, a respiração.
3. Usar remédios caseiros
Alguns remédios caseiros, como chá de guaco, de erva-doce e de gengibre, e xarope de agrião são ótimas opções de remédios caseiros com propriedades anti-inflamatórias e expectorantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, além de diluir e eliminar as secreções. Saiba como usar os remédios caseiros durante a bronquite.
4. Consumir probióticos
Os probióticos são bactérias benéficas que vivem no intestino e que promovem o equilíbrio da flora intestinal, diminuindo as inflamações e fortalecendo, assim, o sistema imunológico. Por isso, consumir alimentos como kefir, kombucha e iogurte ajuda a prevenir e diminuir o tempo e duração das crises de bronquite.
5. Praticar exercícios físicos
Praticar exercícios físicos pelo menos de 3 a 4 vezes por semana, como caminhada, bicicleta e musculação, fortalece os pulmões e o coração, diminuindo a pressão arterial e melhorando a respiração.
No entanto, é recomendado fazer os exercícios físicos somente sob a recomendação de um médico e a orientação de um profissional de atividade física, para ajustar a frequência, a intensidade e os tipos de exercícios de acordo com o estado de saúde e o peso atual de cada pessoa.