Alguns alimentos bons para manter a saúde da próstata, são o tomate, o chá verde, a sardinha e a couve-flor, porque são ricos em ômega-3, licopeno, selênio e sulforafano, nutrientes e compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória.
Para manter a saúde da próstata e prevenir o surgimento do câncer, é importante também manter o peso corporal adequado, praticar exercícios físicos regularmente e evitar fumar.
O câncer da próstata surge principalmente em homens com mais de 50 anos e histórico de câncer na família e, embora não cause sintomas numa fase inicial, pode ser facilmente identificado através de exames como o toque retal ou exame de PSA no sangue e na urina. Conheça todos os exames de próstata.
Assista ao vídeo da nutricionista Tatiana Zanin sobre o que comer para prevenir o câncer de próstata:
CÂNCER DE PRÓSTATA, NUNCA! Alimentação para prevenção
03:05 | 193.157 visualizações7 melhores alimentos para a próstata
Os melhores alimentos para a próstata são:
1. Tomate
O tomate é rico em licopeno, um carotenoide com potente ação antioxidante que protege as células do corpo contra o estresse oxidativo, inibindo a proliferação das células tumorais e, por isso, pode ajudar a evitar o surgimento de problemas como prostatite e câncer de próstata. Confira outros alimentos ricos em licopeno.
O tomate pode ser consumido maduro, com sementes e casca, na forma crua, cozida, desidratada, em sucos, molhos, sopas ou geleias. Para aproveitar os benefícios do tomate, é recomendado consumir cerca de 3 a 4 tomates por dia. Além disso, durante o cozimento do tomate, pode-se também adicionar um pouco de azeite, para aumentar a disponibilidade do licopeno.
2. Castanha-do-pará
A castanha-do-pará é um alimento bom para a próstata por ser rica em selênio, um mineral que participa da morte programada das células, fortalece o sistema imunológico e atua como antioxidante, podendo ajudar a prevenir o câncer de próstata.
Para se obter os seus benefícios, é recomendado consumir 1 castanha-do-pará por dia por cerca de 5 dias por semanas. Além da castanha, o selênio também está presente em alimentos como peixe, feijão, ovo e sementes de girassol. Veja mais alimentos ricos em selênio.
3. Couve-flor
A couve-flor ajuda a prevenir o câncer de próstata por ser rica em sulforafano e indole-3-carbinol, substâncias antioxidantes que estimulam a morte programada de células da próstata, prevenindo a sua multiplicação em tumores.
Outros alimentos que também são ricos em sulforafano e indole-3-carbinol são o brócolis, o repolho, a couve-de-bruxelas e a couve.
4. Chá verde
As isoflavonas e os polifenóis presentes em ótimas quantidades no chá verde têm ação antioxidante e antiproliferativa, que estimula a morte programada das células, conhecida como apoptose. Assim, o chá verde é um alimento bom para manter a saúde da próstata e ajudar a evitar o desenvolvimento do câncer desse órgão.
Pode-se tomar de 2 a 4 xícaras de chá verde por dia, que devem ser entre as refeições. Já para pessoas que possuem pressão alta, a recomendação é ingerir o máximo de 3 xícaras do chá verde por dia.
5. Sardinha
A sardinha é considerada um bom alimento para a próstata, por ser rico em ômega-3, um tipo de gordura saudável que atua como anti-inflamatório e antioxidante, ajudando a prevenir os danos às células saudáveis e o surgimento de situações como prostatite e câncer de próstata.
Além da sardinha, o ômega 3 também está presente em peixes como no salmão e atum, nas nozes, nas sementes de linhaça, gergelim e chia. Conheça outros alimentos ricos em ômega 3.
6. Cúrcuma
A cúrcuma, ou açafrão-da-terra, é um alimento bom para a próstata, já que possui ótimas quantidades de compostos fenólicos com ação antioxidante e anti-inflamatória, ajudando a prevenir o surgimento de inflamações e câncer de próstata.
A cúrcuma pode ser usada para temperar receitas como saladas, sopas, legumes, molhos, carnes e também pode ser usada para o preparo de chás. Veja como usar a cúrcuma.
7. Romã
A Romã pode ajudar a evitar o surgimento do câncer, porque é rica em flavonoides e taninos, que são compostos antioxidantes que ajudam a diminuir ou inibir a proliferação de células cancerígenas. Confira todos os benefícios da romã.
As sementes da romã podem ser consumidas ao natural ou usadas para fazer sucos, saladas e iogurtes. Já as cascas, folhas e caule da fruta podem ser usadas para fazer chás.
Banana faz mal para próstata?
A banana não faz mal para a próstata e, por isso, pode ser consumida em uma dieta equilibrada para manter a saúde e evitar o surgimento de problemas nesse órgão.
Cardápio da dieta para manter a próstata
A tabela a seguir indica um exemplo de cardápio de 3 dias para manter a saúde da próstata:
Os tipos e quantidade de alimentos do cardápio variam conforme o estado de saúde e as necessidades nutricionais de cada pessoa. Por isso, é aconselhado consultar um nutricionista para que seja feita uma avaliação completa e seja feito um plano alimentar de acordo com as necessidades individuais.
Se deseja saber como fazer uma dieta para manter a saúde da próstata, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:
Para manter a saúde desse órgão e prevenir o surgimento do câncer de próstata, é importante também consultar o urologista regularmente, principalmente a partir dos 50 anos, ou dos 45 anos no caso de ter histórico de tumor de próstata na família, para que sejam feitos exames que avaliam a saúde da próstata.
Alimentos que podem inflamar a próstata
Alguns alimentos que podem inflamar a próstata são:
- Carne vermelha em excesso, como carne bovina, carne de porco, cordeiro ou cabrito;
- Embutidos, como salsicha, linguiça, mortadela, presunto e salame;
- Alimentos ultraprocessados, como bolachas e salgadinhos de pacote, e refeições do tipo fast food, como pizza, hambúrguer e cachorro quente.
Além disso, é importante também diminuir o consumo de alimentos inflamatórios contendo açúcar, como refrigerante, sorvete e sucos prontos, já que aumentam a liberação de citocinas inflamatórias que danificam tecidos e órgãos, podendo aumentar o risco de inflamações e câncer de próstata. Veja uma lista de alimentos inflamatórios.