A batata-doce, o chá verde, o chocolate amargo e o abacate, são alguns dos alimentos bons para a pele, porque são ricos em vitamina A, vitamina C, ômega 3, carotenoides e minerais, como selênio e zinco.
Os benefícios desses alimentos para a pele são possíveis porque esses esses nutrientes e compostos bioativos possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e hidratantes, ajudando a evitar o surgimento de rugas e acnes, além de manter a pele hidratada, macia e firme.
No entanto, além dos alimentos para manter a pele perfeita, é importante também manter a hidratação do corpo, sendo, por isso, recomendado beber de 1,5 a 2 litros de água por dia. Saiba a quantidade de água recomendada para cada pessoa.
1. Batata-doce
A batata-doce é um alimento bom para a pele por ser rica em betacarotenos, que são pigmentos convertidos em vitamina A no corpo, um nutriente que protege as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres e pelos raios UVA e UVB do sol, prevenindo queimaduras e mantendo a pele hidratada, firme, bonita e saudável.
Como consumir: a batata-doce pode ser consumida com ou sem casca, assada, cozida ou grelhada e incluída na alimentação do dia a dia. Veja opções de receitas saudáveis com batata doce.
2. Chá verde
Por possuir grandes quantidades de antioxidantes, como os flavonoides e as catequinas, o chá verde é um bom alimento para a pele já que previne o envelhecimento das células, pois combatem os radicais livres, prevenindo a formação de rugas, além de manter a pele hidratada e com aspecto saudável.
Como consumir: é aconselhado beber o máximo de 4 xícaras (de chá) de chá verde por dia, que pode ser preparado usando-se o chá verde em folhas, sachê ou em pó. Saiba como fazer o chá verde.
3. Chocolate amargo
O chocolate amargo é um bom alimento para a pele por ser rico em flavonoides e catequinas, antioxidantes que ajudam a diminuir a inflamação e evitar os danos causados pelos radicais livres. Assim, o chocolate amargo ajuda a melhorar a circulação de sangue e aumentar a hidratação, evitando a perda de elasticidade da pele e o surgimento de rugas.
Como consumir: é importante que o chocolate amargo tenha pelo menos 70% de cacau. O chocolate amargo pode ser consumido sozinho ou adicionado ao iogurte, leite ou vitaminas, sendo um alimento bastante versátil. A recomendação para se obter os benefícios do chocolate amargo é de 25 g por dia, o que equivale a cerca de 1 quadrado.
4. Abacate
Com ótimas quantidades de vitamina C, o abacate tem ação antioxidante que combate os radicais livres que causam envelhecimento da pele. Além disso, a vitamina C presente no abacate também atua na produção de colágeno pela pele, diminuindo a flacidez e conferindo uma aparência mais bonita e saudável. Confira todos os benefícios do abacate.
Além disso, o abacate também é rico em gorduras poli-insaturadas e vitamina E, que são nutrientes com ação antioxidante que ajudam a evitar o envelhecimento das células da pele, promovendo a elasticidade da pele e deixando a aparência mais bonita e saudável.
Como consumir: O abacate pode ser consumido na sua forma natural ou usado no preparo de saladas, sucos, vitaminas ou molhos.
5. Laranja
A laranja é um bom alimento para a pele, porque é rica em vitamina C, um nutriente que é importante para a formação do colágeno, contribuindo para uma pele mais firme, saudável e sem flacidez.
Além disso, a laranja também contém betacaroteno e vitamina A, que são antioxidantes que previnem os danos causados pelos radicais livres às células saudáveis da pele, evitando o envelhecimento precoce da pele.
Como consumir: a laranja pode ser consumida fresca, na forma de suco ou ainda ser adicionada em receitas de bolos, geleias e sobremesas.
6. Salmão
O salmão é um alimento bom para pele por ser rico em ômega-3, especialmente o DHA, que é um tipo de gordura saudável que faz parte da membrana das células da pele, responsável por manter a pele macia, hidratada e sem rugas.
Além disso, o ômega-3 presente no salmão, tem ação antioxidante e anti-inflamatória, o que ajuda a prevenir a acne, a psoríase ou alergias na pele, além de proteger a pele dos danos causados pelo sol na pele e que podem causar o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Veja outros benefícios do ômega-3 para a saúde.
Como consumir: Para se obter os benefícios do salmão, é aconselhado comer uma porção de 85 g desse peixe, 2 vezes por semana, que pode ser consumida na forma assada, ensopada ou grelhada.
7. Castanha-do-pará
A castanha-do-pará é rica em gorduras boas como o ômega 3, além de selênio, magnésio, cobre, fósforo, manganês, vitamina B1 e vitamina E, que são nutrientes que têm ação anti-inflamatória, o que reduz a inflamação e a vermelhidão características da acne, ajuda a manter as células da pele saudáveis e estimula o rejuvenescimento celular.
Além disso, os nutrientes da castanha-do-pará melhoram a cicatrização da pele, previnem o envelhecimento precoce e a formação de rugas e linhas de expressão. Veja outros benefícios da castanha-do-pará.
Como consumir: Para obter esses benefícios pode-se consumir uma unidade castanha-do-pará por dia, ao natural ou junto com frutas, vitaminas, saladas, cereais e sobremesas.
Leia também: Rejuvenescimento: o que é, tratamentos e cuidados diários tuasaude.com/rejuvenescimento8. Aveia
A aveia é um um alimento bom para a pele, porque é rico em avenantramida, um composto bioativo com ação antioxidante que ajuda a combater o envelhecimento precoce, principalmente a formação de rugas e linhas de expressão. Conheça outros benefícios da aveia para a saúde.
Além disso, o zinco presente em ótimas quantidades na aveia, também fortalece o sistema imunológico, ajudando a complementar o tratamento de doenças inflamatórias da pele, como irritação ou eczema, por exemplo.
Como consumir: a quantidade recomendada de aveia por dia é de 2 colheres de sopa, que pode ser adicionada a frutas e iogurtes ou usada no preparo de vitaminas, sucos ou saladas de fruta, por exemplo.
9. Beterraba
Por conter ótimas quantidades de antioxidantes como vitamina A, betalaínas, flavonoides e carotenoides, a beterraba é um alimento bom para a pele por ajudar a proteger as células saudáveis dos danos causados pelos radicais livres.
Como consumir: a beterraba pode ser consumida na forma crua ou cozida, em saladas, sucos, por exemplo. Além disso, as folhas da beterraba também podem ser consumidas em refogados, omeletes, sopas, tortas e panquecas.
10. Melancia
A melancia é um alimento bom para a pele, porque é rica em vitamina A, vitamina C, betacaroteno e licopeno, que são nutrientes e carotenoides antioxidantes que ajudam a proteger a pele contra os danos causados pelos radicais livres e pela luz ultravioleta do sol, evitando, assim, o envelhecimento precoce.
Como consumir: a melancia pode ser consumida ao natural ou usada em preparações como saladas, sucos, sorbet ou smoothies.
11. Brócolis
Sendo rico em vitamina A, vitamina C e carotenóides como a luteína e a zeaxantina, o brócolis é um alimento bom para a pele por proteger as células saudáveis dos danos oxidativos dos radicais livres que podem tornar a pele seca e enrugada.
Além disso, o brócolis também possui sulforafanos e glucosinolatos, que são poderosos antioxidantes e anti-inflamatórios protetores contra os danos causados pelo sol e os radicais livres, ajudando a manter a pele saudável.
Como consumir: o brócolis pode ser consumido cozido em receitas como sopas, refogados, massas e omeletes. No entanto, a melhor forma para evitar a perda de nutrientes, é consumir o brócolis cru, em saladas ou sucos naturais com laranja, melão e cenoura, por exemplo.
12. Tomate
O tomate é um alimento bom para a pele, por ser uma grande fonte de vitamina C, licopeno e luteína com ação antioxidante que protegem a pele contra os danos do sol e também ajudam a prevenir a formação de rugas, pois melhoram a microcirculação da pele, favorecendo a renovação das células da pele, mantendo a pele saudável e firme.
Como consumir: o tomate pode ser consumido diariamente ao natural ou usado em saladas, molhos, sopas ou sucos, por exemplo. Confira receitas saudáveis com o tomate.
13. Semente de girassol
A semente de girassol é rica em vitamina E, selênio, zinco e ácido fólico, nutrientes que ajudam a reparar a pele e reforçar a barreira cutânea, além de também agirem como antioxidantes, o que ajuda na prevenção do envelhecimento precoce, mantendo a pele saudável e firme.
Como consumir: uma boa forma de consumir a semente de girassol, é adicioná-la em saladas de folhas verdes ou salada de frutas, ou acrescentar em vitaminas ou sucos, por exemplo. Veja receitas saudáveis com semente de girassol.
14. Uva roxa
A uva roxa contém resveratrol, vitamina C, flavonoides e antocianinas, que são potentes antioxidantes que reduzem os efeitos do envelhecimento por combater os radicais livres que danificam as células da pele e causam rugas e linhas de expressão, sendo uma excelente opção para manter a pele bonita e firme.
Outros alimentos ricos nesses nutrientes são as frutas vermelhas como morango, cereja, mirtilo, framboesa, goiaba vermelha e amora, por exemplo, que podem ser adicionados na dieta e consumidos diariamente.
Como consumir: a uva pode ser consumida com casca e caroço, ao natural ou utilizada em preparações, como sucos, doces, saladas, picolés, geleias, gelatinas e mousses.
15. Soja
A soja é um alimento bom para a pele por ser rica em isoflavonas e saponinas, compostos bioativos que ajudam a reduzir as rugas finas e melhorar a elasticidade da pele, pois ajuda a reduzir o ressecamento da pele, deixando a pele mais hidratada, macia e forte.
Como consumir: A soja pode ser consumida na forma de grãos cozidos, farinha, proteína texturizada ou leite de soja, por exemplo. Outra forma de obter os benefícios da soja para a pele é consumir o tofu. Veja receitas saudáveis e como preparar a soja.
16. Semente de abóbora
Por conter ótimas quantidades de vitamina E e carotenoides, a semente de abóbora é um alimento bom para a pele. Isso porque esses nutrientes atuam como antioxidantes e anti-inflamatórios, evitando as inflamações e o estresse oxidativo das células saudáveis da pele.
Como consumir: a semente de abóbora podem ser consumidas torradas inteiras, como snack, ou adicionadas em saladas e iogurte. Além disso, essa semente também pode ser triturada e usada em receitas como pães, bolos e molhos, por exemplo.
17. Alecrim
O alecrim é um alimento bom para a pele, porque é rico em antioxidantes como ácido rosmarínico, cafeico e carnósico, que evitam a formação de radicais livres que causam danos às células saudáveis, ajudando a melhorar a saúde da pele.
Como consumir: as folhas do alecrim podem ser usadas para o preparo chás e também como tempero de alimentos, como carnes, peixes, frango, molhos e pães.
18. Maçã
Com ótimas quantidades de carotenoides e flavonoides, a maçã é considerada um alimento bom para a pele, porque ajuda a evitar os danos causados pelos radicais livres às células saudáveis da pele, prevenindo, assim, o surgimento da flacidez e das rugas.
Como consumir: a maçã pode ser consumida ao natural ou usada em preparações como salada de frutas, vitaminas, compotas, salada ou vinagrete.
Assista ao vídeo a seguir e confira mais dicas de cuidados com a pele: