Os principais sintomas da amigdalite são dor de garganta, dor ou dificuldade para engolir, vermelhidão ou inchaço na garganta, febre, calafrios, podendo também surgir em alguns casos pus na garganta.
A amigdalite, também chamada de tonsilite, é uma inflamação na garganta que pode surgir devido a infecções por vírus ou bactérias, que podem ser transmitidos através da inalação de gotículas de saliva ou secreções nasais liberadas no ar quando a pessoa infectada tosse, espirra ou fala, além de também poderem ser transmitidos através do beijo e do contato com objetos contaminados.
Leia também: Amigdalite: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/amigdaliteO tratamento da amigdalite deve ser feito com orientação do otorrinolaringologista e varia de acordo com sua causa, podendo ser indicado hidratação oral, remédios anti-inflamatórios, analgésicos ou antitérmicos, ou até antibióticos no caso de infecções por bactérias.
14 sintomas de amigdalite
Os principais sintomas de amigdalite são:
1. Dor de garganta
A dor de garganta é um dos sintomas mais comuns da amigdalite e ocorre devido a inflamação na garganta causada pela presença de vírus ou bactérias.
No caso da amigdalite bacteriana, a dor de garganta costuma ser mais intensa.
2. Febre ou calafrios
A febre pode surgir como um mecanismo de defesa do organismo para combater vírus ou bactérias que estejam causando a inflamação na garganta e o surgimento da amigdalite.
Geralmente, quando a febre é mais baixa na amigdalite viral e mais alta na amigdalite bacteriana, e pode estar acompanhada de calafrios.
3. Dor ou dificuldade para engolir
A dor ou dificuldade para engolir podem surgir devido a inflamação e inchaço na garganta, podendo ocorrer nos casos de amigdalite por vírus ou bactérias.
No entanto, a dor ou dificuldade para engolir são mais intensos no caso da amigdalite bacteriana. Veja outros sintomas da amigdalite bacteriana.
4. Garganta vermelha
A vermelhidão na garganta ocorre devido a liberação de substâncias inflamatórias, como prostaglandinas, que aumentam a dilatação dos vasos sanguíneos para levar células de defesa para as amígdalas e combater a infecção.
5. Inchaço na garganta
Devido ao aumento da dilatação dos vasos sanguíneos nas amígdalas, pode ocorrer extravasamento de fluidos para os tecidos, resultando também em inchaço na garganta.
6. Mau hálito
O mau hálito geralmente está associado a amigdalite bacteriana, devido a proliferação de bactérias que pode gerar um cheiro desagradável.
7. Ínguas no pescoço ou mandíbula
As ínguas no pescoço ou mandíbula podem surgir como uma resposta do sistema imunológico para combater infecções, sendo mais comum de acontecer no caso da amigdalite bacteriana.
8. Nariz entupido ou escorrendo
O nariz escorrendo ou entupido pode surgir devido a uma inflamação na mucosa nasal, sendo mais comum no caso da amigdalite viral, causada por rinovírus que é o vírus da gripe comum, ou outros vírus, como adenovírus, vírus sincicial respiratório ou coronavírus, por exemplo. Confira outros sintomas da amigdalite viral.
9. Dor de cabeça
A dor de cabeça é um sintoma de amigdalite que pode surgir devido a liberação de substâncias inflamatórias no corpo.
Além disso, a dor de cabeça pode surgir devido ao acúmulo de secreções no nariz e seios nasais, provocando pressão nessas regiões, sendo mais comum nos casos de amigdalite viral.
10. Tosse
A tosse pode surgir devido a irritação e inflamação nas amígdalas, sendo geralmente uma tosse seca e irritativa.
11. Pus na garganta
O pus na garganta, que pode ser percebido através de pequenos pontinhos brancos nas amígdalas, pode surgir no caso da amigdalite bacteriana.
Isso porque na presença de bactérias, os glóbulos brancos se dirigem para as amígdalas para combater a infecção, formando o pus que contém glóbulos brancos em processo de degeneração, sangue, bactérias e proteínas.
12. Dor no corpo
A dor no corpo ou mal estar geral também é um sintoma comum da amigdalite, sendo causado pela liberação de substâncias inflamatórias no organismo.
13. Dor de ouvido
Nos casos de amigdalite viral, também pode surgir dor de ouvido, devido ao excesso de secreções nas vias respiratórias, que podem afetar também a tuba auditiva.
14. Perda do apetite
A amigdalite também pode causar perda do apetite, que pode ocorrer devido febre ou dor na garganta.
Sintomas de amigdalite infantil
Os sintomas de amigdalite infantil são os mesmos da amigdalite em adultos, porém a criança pode apresentar alguns sinais como:
- Dificuldade ou recusa para mamar;
- Cansaço;
- Irritação ou agitação;
- Choro frequente;
- Lentidão;
- Respiração pela boca;
- Babar mais do que o normal;
- Levar as mãos aos ouvidos com frequência.
No caso de surgimento de amigdalite infantil, é importante levar a criança ao pediatra, para que seja identificada se é causada por vírus ou bactérias e, assim, ser indicado o tratamento mais adequado.
Teste online de sintomas
Para saber as chances de ter amigdalite, por favor, indique os sintomas que apresenta:
Este teste serve apenas como meio de orientação. Portanto, não tem a finalidade de dar um diagnóstico e nem substitui a consulta com um otorrinolaringologista ou clínico geral.
Quanto tempo dura uma crise de amigdalite?
O tempo que dura uma crise de amigdalite pode variar de acordo com a causa da infecção, sendo que o caso da amigdalite viral os sintomas podem durar cerca de 3 a 7 dias.
Já na amigdalite bacteriana, os sintomas podem durar mais tempo, sendo geralmente, cerca de 10 dias.
O que fazer para aliviar os sintomas
Algumas formas de aliviar os sintomas da amigdalite são:
1. Fazer gargarejo
Fazer um gargarejo com água morna e sal, ajuda a aliviar a dor de garganta, inchaço ou vermelhidão nas amígdalas.
Além disso, o gargarejo com água morna e sal tem ação antimicrobiana e antisséptica, que ajuda a eliminar os microrganismos que podem causar a inflamação na garganta. Veja todas as opções e como fazer gargarejo para amigdalite.
2. Repousar
O repouso é recomendado para ajudar o corpo a se recuperar da amigdalite e a combater a infecção, sendo recomendado evitar esforços até completa recuperação.
3. Tomar um banho levemente frio
Tomar um banho levemente frio ou colocar panos úmidos na testa e nas axilas, pode ser recomendado para ajudar a baixar a febre e calafrios causados pela amigdalite. Veja outras formas de baixar a febre.
4. Aumentar a ingestão de água
Aumentar a ingestão de água é indicado para evitar a desidratação no caso de febre, sendo especialmente recomendado no caso de crianças ou idosos.
Além disso, o aumento do consumo de água ajuda a reduzir a irritação na garganta e aliviar a tosse seca e irritativa.
Leia também: 7 remédios caseiros para tosse seca (e como fazer) tuasaude.com/remedio-caseiro-para-tosse-seca5. Tomar chás anti-inflamatórios
Tomar chás anti-inflamatórios, como chá de gengibre ou chá de hortelã, ajuda a reduzir a inflamação na garganta e aliviar a dor e o desconforto da amigdalite.
6. Lavar o nariz com soro fisiológico
Lavar o nariz com soro fisiológico ou fazer inalações com vapor de água, ajuda a fluidificar as secreções das vias respiratórias, e aliviar a sensação de nariz escorrendo ou entupido. Veja como fazer a lavagem nasal para desentupir o nariz.
Leia também: Como desentupir o nariz: 11 formas naturais e eficazes tuasaude.com/nariz-entupido7. Consumir alimentos mais líquidos ou pastosos
Para aliviar a dor de garganta ou dor e desconforto para engolir, é recomendado consumir alimentos mais líquidos ou pastosos, mornos ou em temperatura ambiente, como purê de batata, sopa de abóbora ou sucos naturais, por exemplo. Saiba o que comer para aliviar a dor de garganta.
Assista o video a seguir com outras dicas para aliviar os sintomas da amigdalite:
5 remédios caseiros para acabar com a DOR DE GARGANTA
23:04 | 1.161.595 visualizaçõesComo tratar a amigdalite
O tratamento da amigdalite deve ser feito com orientação do otorrinolaringologista ou pediatra e varia de acordo com sua causa.
Geralmente, para a amigdalite viral o mais recomendado é aumentar a hidratação e repousar, já que o próprio organismo é capaz de combater os vírus.
Para aliviar os sintomas, o médico pode indicar o uso de analgésicos, antitérmicos ou anti-inflamatórios, como paracetamol, dipirona ou ibuprofeno, por exemplo, que ajudam a baixar a febre, aliviar a dor e inchaço na garganta, desconforto para engolir ou dor de cabeça.
Leia também: 8 remédios para amigdalite (e como usar) tuasaude.com/remedio-para-amigdaliteEsses remédios devem ser usados somente com indicação médica, já que possuem contraindicações, como no caso dos anti-inflamatórios que não devem ser usados quando há suspeita de dengue.
Já no caso da amigdalite bacteriana, o tratamento normalmente é feito com o uso de antibióticos, como amoxicilina ou azitromicina, por exemplo, para combater as bactérias e curar a amigdalite. Confira os principais antibióticos que podem ser indicados pelo médico.
Leia também: 7 tratamentos para amigdalite tuasaude.com/tratamento-para-amigdalite