6 sintomas de anemia falciforme (e o que fazer)

A anemia falciforme pode causar sintomas como crises recorrentes de dor, pele e olhos amarelados, inchaço nas mãos e/ou pés e, nos casos mais graves, episódios de AVC, devido à destruição de glóbulos vermelhos e obstrução de vasos sanguíneos.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Hematologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esta anemia é causada por uma alteração genética que resulta na produção de um tipo de hemoglobina anormal, afetando a forma dos glóbulos vermelhos no sangue. Entenda melhor o que é a anemia falciforme.

Em caso de suspeita de anemia falciforme, é recomendado consultar um hematologista. O tratamento pode envolver medicamentos específicos, vacinas e transfusões de sangue, por exemplo, para controlar os sintomas e prevenir complicações, como infecções e AVC.  

Mãe e filha na consulta médica.

Principais sintomas

Os principais sintomas de anemia falciforme são:

1. Anemia

É comum a pessoa com anemia falciforme apresentar anemia devido à diminuição dos glóbulos vermelhos na circulação. Essa queda é causada por uma alteração no formato dessas células que resulta na sua destruição e/ou remoção da circulação sanguínea.

A anemia pode causar sintomas como cansaço, coração acelerado, tontura ou sensação de falta de ar, por exemplo. Confira os principais sintomas de anemia.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Crises de dor

Pessoas com anemia falciforme tendem a apresentar crises de dor que, embora possam afetar qualquer parte do corpo, são mais frequentes no tórax, braços ou pernas. Especialmente em crianças a dor pode se localizar nos dedos das mãos e/ou pés.

Essas crises são mais frequentes em caso de desidratação, queda do oxigênio no sangue, exposição ao frio ou infecções, por exemplo, que predispõem as hemácias a obstruir vasos sanguíneos.  

3. Pele e olhos amarelados

A anemia falciforme favorece a destruição de glóbulos vermelhos na circulação e, por isso, pode haver aumento de bilirrubina no sangue, fazendo com que a pele e os olhos fiquem amarelados. Esta alteração também é conhecida como icterícia. Saiba o que é icterícia e os sintomas.

4. Priapismo

Em alguns casos, homens e crianças do sexo masculino com anemia falciforme podem apresentar priapismo, que é condição provocada pela obstrução de vasos sanguíneos do pênis, podendo resultar em uma ereção indesejada e dolorosa. 

O priapismo pode ser recorrente e, em alguns casos, durar mais de 3 horas, necessitando de atenção médica. Especialmente quando não tratado, pode resultar em impotência.  

5. Inchaço nas mãos e/ou pés

O inchaço nas mãos e/ou pés é mais frequente em crianças pequenas com anemia falciforme e, normalmente, está associado às crises de dor. Especialmente quando o inchaço e a dor afetam os dedos, são conhecidos como dactilite. Entenda melhor o que é dactilite e os sintomas.

6. AVC

Episódios de AVC são as manifestações mais graves da anemia falciforme, podendo acontecer quando as hemácias obstruem vasos que levam sangue para o cérebro. Pode causar sintomas como dor de cabeça intensa, sonolência, crise convulsiva ou perda da força em partes do corpo.

Leia também: 12 sintomas de AVC (e o que fazer) tuasaude.com/sintomas-de-avc-acidente-vascular-cerebral

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da anemia falciforme é feito pelo hematologista, clínico geral ou, em caso de crianças, pediatra baseado nos sintomas e o resultado de exames como a eletroforese de hemoglobina, em que é possível identificar um tipo de hemoglobina característico dessa condição.

Na maioria dos casos, a anemia falciforme é identificada no bebê ainda nos primeiros meses de vida, porque essa anemia é uma das doenças verificadas ao se realizar o teste do pezinho. 

Leia também: Teste do pezinho: quando fazer e que doenças detecta tuasaude.com/doencas-detectadas-pelo-teste-do-pezinho

O que fazer

Em caso de suspeita de anemia falciforme, é recomendado consultar um hematologista, clínico geral ou pediatra. Por meio do tratamento indicado pelo médico, é possível evitar complicações, como infecções ou AVC, e melhorar a qualidade de vida da pessoa.

O médico pode indicar medicamentos como a hidroxiureia para prevenir que as hemácias obstruam vasos sanguíneos, diminuindo as crises de dor e o risco de AVC. Pode também indicar vacinas para prevenir infecções e, em alguns casos, transfusões de sangue, por exemplo.

Além disso, o transplante de medula óssea e a terapia gênica são dois exemplos de tratamentos que também têm sido utilizados para a anemia falciforme em alguns casos.

Vídeos relacionados

3 dicas simples para curar a ANEMIA rápido

05:57 | 963.230 visualizações

Tratamento para Anemia

03:04 | 1.391.502 visualizações