A pílula do dia seguinte pode ser tomada de forma emergencial no caso do contato íntimo desprotegido e uso incorreto da pílula anticoncepcional de uso contínuo, como esquecimento de tomar mais do que 1 vez na mesma cartela.
No entanto, o uso da pílula do dia seguinte junto com o anticoncepcional de uso diário não é recomendado, pois a pílula de emergência contém grandes doses de hormônio, podendo desregular o ciclo menstrual, e causar efeitos colaterais como cólicas, dor de cabeça ou náuseas, por exemplo, além de aumentar o risco de trombose.
No caso da mulher tomar anticoncepcional de uso diário corretamente, uma vez por dia, sempre no mesmo horário, não há necessidade de tomar a pilula do dia seguinte, pois o anticoncepcional tem 99% de eficácia para a prevenção de uma gravidez indesejada. O ideal é sempre ter a orientação do ginecologista, de forma a usar o método contraceptivo mais adequado e evitar a contracepção de emergência. Confira as principais dúvidas sobre como usar a pílula do dia seguinte da forma certa.
Como evitar a gravidez depois da pílula do dia seguinte
Após o uso da pílula do dia seguinte, é importante que a mulher volte a utilizar seu método contraceptivo para evitar a gravidez indesejada. Conheça os principais métodos contraceptivos.
1. Pílula anticoncepcional
Caso a mulher esteja fazendo uso da pílula anticoncepcional de uso diário, é recomendado que continue tomando normalmente a partir do dia seguinte ao uso da pílula do dia seguinte contendo levonorgestrel. No caso das mulheres que não fazem uso do anticoncepcional de uso diário, é indicado começar seu uso no dia seguinte após usar a pílula de emergência.
Mesmo com o uso da pílula do dia seguinte e do anticoncepcional de uso diário, é recomendado que seja utilizada camisinha nos 7 primeiros dias.
2. Adesivo
No caso da mulher fazer uso de adesivo anticoncepcional, é recomendado colocar o adesivo no dia seguinte ao do uso da pílula do dia seguinte. A camisinha também é recomendada nos primeiros 7 dias.
3. Injeção anticoncepcional de Progestógeno
Nesses casos, é recomendado que a mulher tome a injeção no mesmo dia que tomar a pílula do dia seguinte ou até 7 dias da próxima menstruação.
4. Injeção anticoncepcional mensal
Caso a mulher faça uso de injeção anticoncepcional, é recomendado que a injeção seja aplicada no mesmo dia que tomar a pílula do dia seguinte ou esperar até a próxima menstruação e aplicar a injeção logo no primeiro dia.
5. Implante concepcional
Nesses casos, é recomendado colocar o implante assim que a menstruação descer e continuar fazendo uso da camisinha até o primeiro dia da menstruação.
6. DIU Hormonal ou com Cobre
O DIU pode ser colocado no mesmo dia que a pílula do dia seguinte for tomada, não havendo contraindicações, apenas a recomendação de fazer uso de camisinha nos primeiros 7 dias.
O uso da camisinha durante este período é importante porque assim, fica garantido que a mulher não corre o risco de engravidar, já que as flutuações hormonais em sua corrente sanguínea, só normalizam depois desse período.