Antocianinas: o que são, para que servem e alimentos

As antocianinas são um grupo de pigmentos naturais de cor azul, roxo e vermelho, encontrados em algumas plantas, frutas, flores e vegetais, como morango, mirtilo, framboesa e berinjela, por exemplo.

O principal benefício que as antocianinas promovem é atuar como antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando a manter a saúde do coração, diminuir o risco do surgimento de câncer e prevenir o envelhecimento precoce, por exemplo.

As antocianinas pertencem ao grupo dos flavonoides, compostos fenólicos que podem ser encontradas em plantas e que não são produzidas pelo organismo, sendo importante consumi-los por meio de uma alimentação saudável e balanceada.

Leia também: Flavonoides: o que são, para que servem e alimentos ricos tuasaude.com/flavonoides
Mulher segura um bowl com fruts vermelhas

Para que serve

As principais indicações e benefícios das antocianinas são:

1. Cuidar da saúde do coração

Por ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, as antocianinas cuidam da saúde do coração ao ajudar a equilibrar os níveis de colesterol no sangue, além de prevenir a formação de placas de gordura nas artérias e a formação de coágulos no sangue.

Assim, as antocianinas reduzem o risco do desenvolvimento de  doenças cardiovasculares, como acidente vascular cerebral, aterosclerose e ataques cardíacos.

2. Equilibrar a pressão arterial

As antocianinas podem ajudar a relaxar os vasos sanguíneos, melhorando a liberação de óxido nítrico, além de reduzir a inflamação em geral, ajudando assim a equilibrar a pressão arterial.

Leia também: 14 alimentos que baixam a pressão alta (hipertensão) tuasaude.com/alimentos-para-baixar-a-pressao-arterial

3. Ajudar a diminuir o risco de câncer

As antocianinas podem ajudar a diminuir o risco do desenvolvimento de câncer, porque possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a proteger as células contra os danos causados ​​pelos radicais livres, evitando que as células se tornem cancerígenas.

Além disso, alguns estudos mostram que este tipo de flavonoides também pode ajudar a destruir as células cancerígenas e impedindo o seu crescimento.

4.  Melhorar a microbiota intestinal

Alimentos ricos em antocianinas podem melhorar a microbiota intestinal, uma vez que são absorvidos e digeridos no intestino, formando compostos biológicos benéficos para todo o corpo.

Além disso, as antocianinas também têm um efeito positivo na saúde intestinal geral, reduzindo a inflamação e o estresse oxidativo.

5. Melhorar a memória

Graças às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, as antocianinas podem melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro, melhorando a capacidade de memória e atenção.

No entanto, mais estudos científicos em seres humanos são necessários para comprovar os benefícios das antocianinas na memória.

6. Regular o açúcar no sangue

As antocianinas ajudam a melhorar a resistência à insulina e a regular a produção deste hormônio, graças aos seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes.

Por isso, este tipo de polifenol pode equilibrar os níveis de açúcar no sangue, auxiliando na prevenção da resistência à insulina e diabetes.

Leia também: Polifenóis: o que são, benefícios e em que alimentos encontrar tuasaude.com/polifenois

7. Prevenir o envelhecimento precoce

Por possuir ação antioxidante, as antocianinas protegem as células sudáveis da pele contra a ação dos radicais livres, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce.

Alimentos com antocianinas

Os principais alimentos com antocianinas são:

Alimentos Quantidade em 100 g
Avelã 6,71 mg
Peras 12,18 mg
Uvas negras 21,63 mg
Vinho tinto 23,18 mg
Noz pecan 25,02 mg
Morango 27,76 mg

Framboesa

40,63 mg

Amora

90,64 mg

Repolho roxo

63,50 mg

Groselha

75,02 mg

Grão-de-bico

262,49 mg

Mirtilo

285,21 mg

Para obter todos os benefícios das antocianinas, estes alimentos devem ser incluídos em uma dieta saudável e equilibrada, acompanhada da prática de atividades físicas regulares.

Tipos de antocianinas

Os principais tipos de antocianinas são:

  • Malvidina: mirtilo, arroz negro, ameixa, framboesa e couve roxa;
  • Cianidina: frutas vermelhas, milho roxo, maçã, rabanete, uva, repolho roxo e berinjela;
  • Pelargonidina: morangos, amoras e framboesa;
  • Peonidina: jabuticaba, mirtilo, cereja, milho roxo, rabanete, uva e ameixa;
  • Delfinidina: maqui berry, vinho tinto, amora, milho roxo, romã, frutas vermelhas e mirtilo;
  • Petunidina: açafrão, uva, vinho tinto e cenoura.

Os alimentos geralmente contêm vários tipos de antocianinas e não apenas um deles. Além disso, existem também outros tipos, sendo os citados acima os principais e mais estudados.

Quantidade recomendada

Atualmente não existe uma recomendação geral sobre a quantidade da ingestão de antocianinas por dia.

Entretanto, a dieta mediterrânea é uma excelente fonte de antocianinas, por ser rica em frutas vermelhas e outras frutas e vegetais vermelhos e azuis.

Leia também: Dieta Mediterrânea: o que é, benefícios e como fazer (com cardápio) tuasaude.com/dieta-mediterranea

Quando usar suplementos

Os suplementos de antocianina poderiam fornecer altas doses de antioxidantes, o que pode ser benéfico para a saúde.

No entanto, não existem evidências científicas que comprovem os benefícios do uso de suplementos de antocianina.

Além disso, como os suplementos de antocianinas podem afetar a absorção de alguns nutrientes ou medicamentos, por exmeplo, é importante usá-los somente com a recomendação do médico ou nutricionista.

Vídeos relacionados

5 frutas para baixar a PRESSÃO ALTA

14:25 | 44.579 visualizações

Como fazer a DIETA MEDITERRÂNEA

09:12 | 453.187 visualizações