O atum é um peixe que oferece muitos benefícios para a saúde, como ajudar a prevenir doenças cardíacas, ganhar massa muscular, evitar a anemia, além de manter a saúde da pele, ossos e olhos.
Esses benefícios são possíveis porque o atum é rico em vitaminas, minerais e gorduras saudáveis, como vitamina D, vitamina B12, proteínas, ômega 3, selênio e fósforo.
Leia também: 9 benefícios do peixe e como consumir (com receitas) tuasaude.com/beneficios-de-comer-peixeO atum pode ser consumido cru ou cozido, com acompanhamentos, como arroz, batatas e legumes, e ainda pode ser usado para preparar receitas como tortas, patês, macarrão e saladas, por exemplo.
Benefícios do atum
Os principais benefícios do atum para a saúde são:
1. Ajuda a prevenir doenças cardíacas
Por conter ômega 3, uma gordura saudável com ação anti-inflamatória, o atum ajuda a controlar os níveis de colesterol "ruim", LDL, no sangue, prevenindo doenças cardíacas, como infarto, arritmia e insuficiência cardíaca.
Leia também: 14 alimentos ricos em Ômega 3 (com receitas) tuasaude.com/alimentos-ricos-em-omega-32. Promove o ganho de massa muscular
Por ser rico em proteínas, o atum é um peixe que atua na formação de células musculares, promovendo o ganho de massa muscular e evitando a perda de músculos. Conheça outros alimentos para ganhar massa muscular.
Entretanto, para ganhar e manter a massa muscular, é fundamental também manter uma alimentação saudável e variada, e praticar exercícios físicos regularmente.
3. Evita a anemia
Com ótimas quantidades de vitamina B12, um nutriente que participa da formação das células de sangue, o atum ajuda a evitar a anemia megaloblástica, um tipo de anemia onde a medula óssea produz hemácias maiores que o normal e menores glóbulos brancos e plaquetas.
4. Mantém a saúde dos neurônios
O atum ajuda a manter a saúde dos neurônios por ser rico em vitamina B12, um nutriente que atua nas funções das células do sistema nervoso central.
Além disso, a vitamina B2 presente no peixe atum também ajuda a equilibrar os níveis de homocisteína no organismo, um aminoácido que, em grandes quantidades, está relacionado com maior risco de doença de Alzheimer, demência e declínio cognitivo.
5. Preserva a saúde da tireoide
Por ser rico no mineral selênio, o atum ajuda a manter a saúde da tireoide ao transformar os hormônios tireoidianos T4 em T3, regulando a sua concentração no organismo.
Assim, o atum pode ajudar a diminuir o risco de problemas na tireoide, como tireoidite de Hashimoto e doença de Graves, por exemplo.
Leia também: 15 alimentos ricos em selênio tuasaude.com/alimentos-ricos-em-selenio6. Evita a osteoporose
Por ser um peixe rico em vitamina D e fósforo, nutrientes que são importantes para a absorção de cálcio e fósforo no intestino e na manutenção da saúde dos ossos, o atum ajuda a evitar fraturas e a osteoporose.
7. Fortalece o sistema imunológico
O atum ajuda a fortalecer o sistema imunológico, por conter vitamina D, selênio e proteínas, nutrientes que protegem e melhoram as funções das células de defesa.
8. Mantém a saúde da pele
O ômega 3 presente no atum, é uma gordura saudável que mantém a saúde da pele por manter a barreira de proteção natural, evitando a perda de água e promovendo a hidratação, a elasticidade e a maciez.
Já a vitamina D atua regulando a formação de queratinócitos, células que são responsáveis por proteger e hidratar a pele.
9. Evita problemas nos olhos
O atum ajuda a evitar problemas nos olhos, como olhos secos e degeneração macular, porque contém ômega 3, uma gordura saudável que previne inflamações e estimula a produção de lágrimas, mantendo a lubrificação ocular.
10. Diminui o risco de câncer
O atum ajuda a diminuir o risco de câncer, pois o ômega 3 e o selênio têm ação antioxidante e anti-inflamatória, prevenindo os danos nas células saudáveis no organismo, que podem levar ao desenvolvimento de tumores.
Tipos de atum
Os principais tipos de atum são:
- Atum bluefin: é considerado o "rei dos atuns". Esse tipo de atum mede até 2 metros e pode pesar até 700 Kg;
- Atum albacora, ou atum branco: este tipo mede até 208 cm e pesa até 176 Kg;
- Atum voador: é encontrado em todos os oceanos, medindo o máximo de 140 cm e pesando o máximo de 40 Kg.
Esses tipos de atum podem ser comercializados frescos. Além disso, o atum também é comercializado em conserva, ou enlatado.
Atum em conserva
O atum em conserva, ou em lata, é um produto feito com qualquer tipo de atum, em filete ou posta, sendo geralmente adicionado de água, ou óleo, e sal, que ajuda a conservar o alimento por mais tempo.
O atum em conserva também pode incluir outros ingredientes, como molhos, condimentos e ervas, por exemplo.
Atum em lata é saudável?
De um modo geral, o atum em lata é saudável, porque possui boas quantidades de proteínas, ômega 3, selênio e vitamina D.
No entanto, como o atum enlatado pode conter altas quantidades de sódio, o seu consumo regular e de grandes quantidades, pode favorecer o surgimento ou aumento da pressão alta.
Assim, é aconselhado priorizar o consumo de atum fresco ou ainda optar por versões em lata com baixo teor de sódio.
Leia também: Como ler os rótulos dos alimentos tuasaude.com/como-ler-o-rotulo-dos-alimentosTabela de informação nutricional
A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100g de atum fresco e em lata:
Para aproveitar todos os benefícios do atum, esse peixe deve fazer parte de uma alimentação saudável e variada, e da prática regular de exercícios físicos.
Como fazer o atum
O atum pode ser feito cru, assado, grelhado, com acompanhamentos ou no preparo de receitas como sushi, poke, patês, macarrão, tortas e saladas, por exemplo.
A quantidade recomendada de peixes gordos, incluindo o atum, é de uma porção de 85 g de 2 a 3 vezes por semana.
Para saber como consumir o atum em uma dieta saudável, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:
Atum é remoso?
O atum não é remoso, por ser um alimento rico em vitaminas, minerais e ácidos graxos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
O alimento remoso é uma classificação popular para alimentos ricos em gorduras ruins, óleos refinados e açúcares, que possuem ação inflamatória.
Grávida pode comer atum?
Sim, a grávida pode comer atum. No entanto, alguns tipos de atum têm alta concentração de mercúrio, um mineral tóxico para o organismo.
Assim, a mulher grávida deve evitar o atum patudo e o atum bluefin, podendo comer apenas 170 g por semana, do atum branco (albacora). Conheça outros peixes que a grávida de ve evitar.
Receitas com atum
Algumas receitas saborosas com atum são:
1. Patê de atum
Ingredientes:
- 200 g de atum em conserva em água;
- 1/2 cebola;
- 1/2 xícara de iogurte integral natural;
- Folhas de hortelã frescas picadas a gosto;
- Pimenta-do-reino, sal e azeite a gosto.
Modo de preparo:
Cortar a cebola em cubos pequenos. Em uma frigideira, colocar 1 fio de azeite e levar ao fogo, adicionando a cebola. Refogar por 2 minutos, mexendo sempre.
Colocar a cebola em uma tigela e aguardar esfriar. Escorrer bem o atum em lata e colocar na tigela. Adicionar os demais ingredientes, mexer bem e servir em seguida, com pão ou torradas.
2. Macarrão com atum
Ingredientes:
- 500 g de massa do tipo penne;
- 1 cebola;
- 1 dente de alho picado;
- 1 lata de atum em conserva em água;
- 1 xícaras (de chá) de molho de tomate;
- 2 colheres (de sopa) de salsinha fresca picada;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- 1 colher de sopa de azeite.
Modo de preparo:
Cozinhar a massa em água fervente até o ponto desejado e, em seguida, escorrer. Em outra panela, refogar a cebola e o alho no azeite por 2 minutos.
Acrescentar o atum e os demais ingredientes, mexendo bem e deixando cozinhar por 3 a 5 minutos. Acrescentar a massa escorrida, mexer bem e servir em seguida.
3. Torta de atum
Ingredientes:
- 350 ml de leite;
- 1 xícara (de chá) de azeite ou outro óleo vegetal;
- 3 ovos;
- 2 xícaras (de chá) de farinha de trigo;
- 1 colher (de sopa) de fermento químico em pó;
- 1 colher (de café) de sal;
- 3 tomates sem semente e cortados em cubos;
- 1 cebola média picada;
- 2 latas de atum em conserva, em água;
- 1 lata de ervilha;
- 1 lata de milho verde;
- 200 gramas de azeitonas picadas;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
Preaquecer o forno a 150 ºC. Para fazer o recheio colocar, numa tigela, os tomates, a cebola, o atum, a ervilha, o milho verde, as azeitonas, o sal e a pimenta-do-reino, misturar bem com uma colher e reservar.
Para fazer a massa: colocar o leite, o azeite, ou outro óleo vegetal, os ovos, a farinha de trigo, o fermento e o sal no liquidificador e bater até ficar uma massa bem homogênea
Numa travessa, colocar metade da massa, em seguida, distribuir todo o recheio e, por fim, o restante da massa. Levar ao forno para assar por cerca de 30 minutos, aguardar amornar e servir.