Barulhos na barriga: 11 causas principais (e o que fazer)

Os barulhos na barriga são normais principalmente após uma refeição, pois os paredes do intestino contraem para facilitar a passagem do alimento e favorecer a digestão. Além disso, os barulhos também são comuns em caso de gases ou quando a pessoa está com fome, já que nesse caso, acontece a contração contração do intestino e do estômago, resultando nos barulhos.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Gastroenterologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

No entanto, quando os barulhos são acompanhados por outros sintomas como dor e aumento do abdômen, febre, mal estar geral, náuseas, vômitos, diarreia ou prisão de ventre e perda de peso sem causa aparente, pode ser indicativo de infecção, inflamação ou obstrução intestinal.

Por isso, caso os barulhos na barriga sejam frequentes e acompanhados por outros sinais e sintomas, é importante consultar o gastroenterologista ou clínico geral para que seja feito o diagnóstico e indicado o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

Principais causas

As principais causas de barulhos na barriga são:

1. Fome

A fome é uma das principais causas do barulho na barriga, pois quando sentimos fome há aumento da concentração de algumas substâncias no cérebro que envia sinais ao intestino e ao estômago, induzindo a contração desses órgãos e levando ao surgimento dos barulhos.

O que fazer: quando a fome é a causa dos barulhos na barriga, o melhor a se fazer é se alimentar, priorizando alimentos saudáveis e ricos em fibras para favorecer o movimento intestinal e a digestão.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Excesso de gases

A presença de maior quantidade de gases em relação à quantidade de líquido que passa pelo sistema digestivo também leva ao surgimento dos barulhos.

O que fazer: é importante ter uma alimentação pobre em alimentos que causam gases, como o feijão e o repolho, por exemplo, pois fermentam muito durante o processo digestivo e aumentam a quantidade de gases produzidos no organismo, o que resulta nos barulhos.

3. Digestão de alimentos

Após a alimentação, a digestão dos alimentos também pode causar barulhos na barriga, à medida que a comida, líquidos ou gases passam pelo estômago e intestinos, sendo essa movimentação gastrointestinal conhecida como peristaltismo.

O que fazer: como é uma condição normal, no entanto, é recomendado alimentar-se devagar, mastigando bem os alimentos, e evitar alimentos que produzem gases, como feijão, brócolis, doces, leite, batata, brócolis, ovo, lentilha e repolho, por exemplo. Veja a lista completa de alimentos que causam gases.

4. Infecções gastrointestinais

Os barulhos também podem acontecer devido a infecções gastrointestinais, como a gastroenterite, que causam diarreia, aumentando os movimentos intestinais.

Nesses casos, além do borborigmo, costumam surgir outros sintomas, como dor e desconforto abdominal, mal estar, vômitos e náuseas.

O que fazer: assim que surgirem esses sintomas é importante ir ao pronto-socorro ou ao hospital para evitar a desidratação, deficiências nutricionais ou outras complicações.

Além disso, é importante repousar, ter uma alimentação saudável e fazer o uso de medicamentos apenas se for indicado pelo médico.

5. Intolerância alimentar

Os barulhos na barriga podem ser causados por intolerância alimentar, que ocorre devido a uma dificuldade de digestão de certos alimentos como leite, pão, macarrão, ou aditivos alimentares, como corantes ou conservantes, por exemplo.

Além dos barulhos na barriga, outros sintomas são barriga inchada, excesso de gases, crise de diarreia, náuseas ou cólicas abdominais.

O que fazer: deve-se tentar identificar o alimento que causou a intolerância e consultar um gastroenterologista para confirmar o diagnóstico, e fazer uma dieta de forma individualizada, orientada pelo nutricionista.

Além disso, deve-se manter o corpo bem hidratado tomando pequenos goles de água ou soro caseiro regularmente, pois a diarreia pode causar desidratação. 

6. Síndrome do intestino irritável

Os barulhos na barriga podem ser causados pela síndrome do intestino irritável, que é um distúrbio gastrointestinal caracterizado pela inflamação das vilosidades intestinais.

Geralmente, a síndrome do intestino irritável leva a uma produção excessiva de gases, além de outros sintomas como inchaço, dor abdominal, períodos com diarreia alternados com prisão de ventre.

Apesar de não se conhecer completamente a causa da síndrome do intestino irritável, sabe-se que ocorre piora dos sintomas em períodos de estresse e ansiedade. 

O que fazer: o tratamento é feito pelo gastroenterologista e envolve alterações na dieta e/ou uso de remédios probióticos e antidepressivos, que acalmam tanto a dor quanto outros sintomas.

Além disso, deve-se realizar atividades que possam diminuir o estresse e, assim, evitar a piora dos sintomas. Confira os principais tratamentos para a síndrome do intestino irritável.

7. Colite ulcerativa

A colite ulcerativa é uma doença inflamatória intestinal causada pela inflamação na mucosa do intestino que pode resultar em sangramento ou úlceras no intestino, diarreia aquosa com sangue vivo ou marrom ou preta, e com mau cheiro.

Além disso, outros sintomas são excesso de gases, que podem resultar em barulhos na barriga, dor abdominal, muco nas fezes, febre, além de diarreia que pode ser crônica ou anemia devido aos sangramentos intestinais, por exemplo.

O que fazer: o tratamento é feito pelo gastroenterologista e varia de acordo com a gravidade dos sintomas, podendo ser indicado o uso de remédios imunossupressores, terapia biológica ou até cirurgia.

8. Doença de Crohn

A doença de Crohn é caracterizada pela inflamação crônica do revestimento dos intestinos, causando diarreia aquosa, que pode ser amarela devido a má absorção de nutrientes, dor abdominal ou fezes com sangue ou muco.

Além disso, essa doença pode levar a um aumento dos gases intestinais que levam aos barulhos na barriga.

A doença de Crohn pode ser causada por fatores genéticos ou por mal funcionamento do sistema imunológico, por exemplo.

O que fazer: deve-se fazer o tratamento indicado pelo gastroenterologista que geralmente envolve o uso de remédios corticoides, imunossupressores ou terapia biológica, além de alteração nos hábitos alimentares.

Em alguns casos, o médico também pode indicar uma cirurgia para remover as partes danificadas do intestino.

Leia também: Doença de Crohn: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/doenca-de-crohn

9. Obstrução intestinal

A obstrução intestinal também pode levar ao surgimento de barulhos na barriga, isso porque devido à dificuldade de passagem de líquidos e gases pelo trato intestinal o intestino aumenta a quantidade de movimentos peristálticos para facilitar a passagem desses líquidos e gases, levando ao aumento dos barulhos.

A obstrução intestinal pode ser causada pela presença de vermes, endometriose intestinal, doenças inflamatórias e presença de hérnias, por exemplo, provocando também outros sintomas, como dor abdominal, cólica muito forte, diminuição do apetite e náuseas, por exemplo.

O que fazer: o tratamento para obstrução intestinal varia de acordo com a causa, sendo importante que seja feito no hospital para evitar o surgimento de complicações.

10. Doença celíaca

A doença celíaca é uma intolerância severa ao glúten que causa irritação e má absorção intestinal quando a pessoa consome alimentos com trigo, centeio ou cevada, o que leva ao aumento da velocidade das fezes no intestino, resultando em barulhos na barriga.

Essa doença também pode causar excesso de gases, diarreia oleosa ou espumosa, e com mau cheiro, e inchaço na barriga, por exemplo. Conheça mais sintomas de doença celíaca.

O que fazer: o tratamento deve ser feito com orientação do gastroenterologista, que pode indicar uma dieta sem glúten e, em alguns casos, o uso de remédios imunossupressores. Saiba como é feito o tratamento da doença celíaca.

11. Hérnia

A hérnia é uma situação caracterizada pela saída de uma parte do intestino para fora do corpo, podendo resultar em obstrução intestinal e, consequentemente, nos barulhos da barriga.

Além disso, podem surgir outros sintomas, como dor, inchaço, vermelhidão local, náuseas e vômitos.

O que fazer: é recomendado que a pessoa vá imediatamente a um médico cirurgião para que a gravidade da hérnia seja avaliada e seja considerada a realização de cirurgia para evitar complicações, como o estrangulamento de algum órgão da região abdominal. Veja como deve ser feito o tratamento para hérnia abdominal.

Barulhos na barriga podem ser câncer?

Os barulhos na barriga podem ser um sinal de câncer colorretal, se forem persistentes e acompanhados de outros sintomas, como dor ou desconforto abdominal persistente, mudanças dos hábitos intestinais, perda de peso sem motivo aparente ou inchaço na barriga persistente. Veja outros sintomas do câncer colorretal.

Esses sinais são especialmente importantes em pessoas com histórico familiar de câncer colorretal, uma vez que existe uma combinação de fatores que podem levar ao desenvolvimento do câncer, como genética, idade e hábitos de vida, como tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas em excesso ou sedentarismo, por exemplo.

Nesses casos, é importante consultar o gastroenterologista ou oncologista para realização de exames e diagnóstico precoce, pois quanto mais cedo detectado, melhor as chances de cura. 

Vídeos relacionados

SíNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL: o que é, sintomas, causas e tratamento

09:25 | 3.449 visualizações

Sintomas, causas e tratamento para a BARRIGA DURA e INCHADA

05:22 | 16.029 visualizações

Como eliminar o EXCESSO DE GASES rapidamente

07:51 | 40.571 visualizações