7 benefícios da bicicleta ergométrica para a saúde

A bicicleta ergométrica traz diversos benefícios para a saúde, como ajudar a emagrecer e diminuir o risco de algumas doenças, como a diabetes tipo 2, pressão alta e infarto, pois favorece a queima de calorias e equilibra os níveis de glicose e triglicerídeos no sangue.

A bicicleta ergométrica também ajuda a tonificar e melhorar a resistência muscular das pernas, e alguns exercícios que podem ser realizados com ela são aulas de spinning na academia ou em casa, por exemplo.

Pessoas que possuem problemas no coração, na coluna, quadril ou joelhos, por exemplo, devem consultar o clínico geral antes de iniciar a prática de exercício na bicicleta ergométrica.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

Os principais benefícios da bicicleta ergométrica são:

1. Ajuda a emagrecer

A bicicleta ergométrica é um excelente exercício que permite queimar até 260 calorias em apenas 30 minutos, sendo um importante aliado para ajudar a emagrecer e eliminar gorduras localizadas.

Leia também: 15 melhores exercícios para emagrecer tuasaude.com/melhor-exercicio-para-emagrecer

2. Protege as articulações

O exercício na bicicleta ergométrica, em casa ou na academia, é uma boa opção para proteger as articulações enquanto se recupera de lesões ortopédicas.

Isto porque, este tipo de exercício diminui o impacto sobre as articulações do quadril, joelho e tornozelo, especialmente quando comparado com outras atividades como correr, pular corda ou jogar futebol, por exemplo.

3. Aumenta a resistência e tonifica as pernas

Quando se está pedalando com resistência numa bicicleta ergométrica, os músculos vão-se adaptando e tornando-se mais fortes e tonificados, especialmente nas pernas e bumbum.

Ao aumentar a força e a resistência do músculo, também é possível melhorar a saúde dos ossos e ligamentos ao redor, promovendo, assim, o aumento da força nas atividades diárias e evitando-se lesões.

4. Previne doenças cardiovasculares

A bicicleta ergométrica é um importante exercício cardiovascular, pois ajuda a regular a pressão arterial, melhorar o funcionamento do coração e controlar os níveis de triglicerídeos no sangue.

Assim, a bicicleta ergométrica ajuda a diminuir o risco de problemas de saúde como pressão alta, infarto, AVC ou trombose, por exemplo.

Leia também: 9 plantas medicinais para o coração tuasaude.com/9-plantas-medicinais-para-o-coracao

5. Reduz o estresse

Fazer 30 minutos de bicicleta ergométrica ou participar numa aula de spinning leva o corpo a liberar mais adrenalina e endorfinas, substâncias que ajudam a reduzir os níveis de estresse, além de criar uma sensação de prazer e euforia.

Leia também: Estresse: o que é, sintomas, tipos, causas e como aliviar tuasaude.com/estresse

6. Ajuda a evitar a diabetes

Conforme alguns estudos, o uso regular da bicicleta ergométrica pode diminuir o risco de desenvolver diabetes do tipo 2, já que ajuda a reduzir o acúmulo de gordura corporal, melhorar a tolerância do açúcar no sangue e diminuir a necessidade d o hormônio insulina.

7. Aumenta a capacidade respiratória

Usar a bicicleta ergométrica aumenta a capacidade pulmonar, porque eleva o consumo de oxigênio durante o exercício, melhorando a capacidade respiratória e prevenindo doenças nos pulmões.

Benefícios da bicicleta ergométrica para idosos

Os benefícios da bicicleta ergométrica para idosos são: melhorar a função cardiorrespiratória, o desempenho físico, os valores de pressão arterial e a resistência, e ajudar a manter o peso ou emagrecer.

Além disso, a bicicleta ergométrica também ajuda a melhorar o humor e a função cognitiva de idosos.

Quais músculos a bicicleta ergométrica trabalha?

A bicicleta ergométrica trabalha principalmente os músculos da coxa, incluindo o quadríceps e os posteriores, os glúteos e a panturrilha.

Além disso, a bicicleta ergométrica também trabalha o core e a coluna lombar, devido à postura durante o exercício.

Quantos minutos de bicicleta ergométrica fazer por dia

A OMS recomenda fazer entre 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de moderada intensidade ou de 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica de vigorosa intensidade, por semana.

Assim, a bicicleta ergométrica pode ser feita por pelo menos 15 a 30 minutos, 5 vezes ao dia.

Como regular a bicicleta corretamente

Algumas dicas para regular a bicicleta ergométrica incluem:

  • Altura do selim: deve permitir que, após estar sentado, se consiga manter a perna ligeiramente dobrada quando o pedal está na posição mais baixa do movimento;
  • Posição do selim: deve permitir que o joelho fique paralelo ao pedal;
  • Distância do guidão: deve ser possível alcançar o guidão, ou guiador, com os braços ligeiramente dobrados, mantendo as costas retas e os ombros relaxados.

Nas aulas de bicicleta ou spinning, o professor geralmente ajuda cada pessoa a ajustar a bicicleta, principalmente quando é a primeira vez que se faz esse exercício.

Vídeos relacionados

Truques para Melhorar a Corrida

02:35 | 73.969 visualizações