10 benefícios da dança para saúde física e mental (comprovados!)

A dança tem muitos benefícios para a saúde, como promover a perda de peso, melhorar a memória, fortalecer a interação social, corrigir a postura, reduzir o estresse e prevenir a depressão.

É uma forma de expressão artística que utiliza o movimento do corpo, geralmente acompanhado de música, para comunicar emoções, ideias ou contar histórias, o que contribui para o fortalecimento do corpo, mente e espírito.

Uma das principais vantagens da dança é que não tem limite de idade, o que a torna uma atividade ideal para iniciar em qualquer fase da vida, desde a infância até a velhice, permitindo que seja praticada ao longo dos anos.

Imagem ilustrativa número 1

10 benefícios da dança

Os principais benefícios da dança para a saúde são:

1. Ajuda a perder peso

A dança é um tipo de atividade aeróbica que permite queimar calorias e favorecer a perda de peso, desde que seja de forma regular.

As calorias que se queimam dependem da intensidade do modo que está sendo praticado. 

Além disso, como é uma atividade divertida, dançar torna o processo de perda de peso menos entediante, ajudando as pessoas a manter um plano regular de exercícios durante a semana. 

É importante que a dança seja combinada com uma alimentação equilibrada e saudável para favorecer a perda de peso. Veja como fazer uma alimentação saudável.

2. Estimula a memória

Dançar é um tipo de atividade que precisa de uma boa capacidade de memória, não só para memorizar coreografias, mas também para lembrar como cada passo é feito corretamente.

Desta forma, esta é uma boa opção para quem precisa estimular sua memória, pois com o tempo se torna mais fácil memorizar novos passos e coreografias. 

Como envolve muita atividade cerebral, a dança também ajuda a evitar o declínio das células nervosas do cérebro, podendo melhorar o envelhecimento e evitar o surgimento de demência ou doenças como o Alzheimer. 

3. Melhora a postura

A dança ajuda a melhorar a postura corporal porque durante sua prática desenvolve-se consciência corporal, ou seja, as pessoas tornam-se mais conscientes de seu corpo, o que lhes permite identificar e corrigir desequilíbrios posturais.

Essa maior consciência corporal ajuda a manter um alinhamento correto nas atividades diárias.

Além disso, a dança trabalha alguns músculos chave para uma boa postura, como os músculos abdominais, lombar e da pelve, bem como os das costas e ombros.

Ao fortalecer esses grupos musculares, o suporte adequado da coluna vertebral é facilitado.

4. Melhorar a flexibilidade e a coordenação

Os movimentos fluidos e variados da dança favorecem tanto a elasticidade muscular como a coordenação motora.

Durante a dança, uma variedade de alongamentos são feitos para ajudar a alongar os músculos e aumentar o alcance do movimento nas articulações.

Esses alongamentos frequentes permitem que os músculos se adaptem gradualmente e se tornem mais flexíveis.

Além disso, a dança exige que diferentes partes do corpo se movam de forma sincronizada e coordenada, o que melhora a capacidade do cérebro para enviar sinais precisos aos músculos. Essa sincronização aumenta a coordenação motora geral.

5. Reduz o estresse

A dança diminui o nível do hormônio do estresse, o cortisol, pois sendo uma atividade divertida, mas ao mesmo tempo complexa, a dança permite esquecer vários tipos de problemas e se concentrar apenas no que está sendo realizado.

Dessa forma, é mais fácil liberar o estresse acumulado durante o dia no trabalho ou em casa, por exemplo. 

6. Prevenir a depressão

Dançar é muito divertido e trabalha o corpo e a mente, fazendo com que o organismo produza mais endorfinas, que são os hormônios da felicidade, que funcionam como antidepressivos naturais, prevenindo e combatendo a depressão.

7. Melhora o equilíbrio

Em quase todos os tipos de dança existem passos que exigem muito equilíbrio, como girar sobre uma perna, ficar de ponta do pé ou manter a mesma posição por algum tempo.

Esse tipo de passo ajuda a desenvolver e fortalecer um grupo de músculos de suporte que melhoram o equilíbrio no dia a dia.

Assim, há um menor risco de quedas em atividades diárias ou de desenvolver lesões por levantar pesos. 

8. Fortalece a interação social

Dançar em grupo ou com um(a) parceiro(a) fortalece as relações interpessoais, ajudando a se conectar com outras pessoas e desenvolver habilidades de comunicação.

9. Melhora a confiança e autoestima

Aprender novas coreografias e superar desafios na dança, fortalece a segurança em si mesmo, aumentando a autoestima.

10. Desenvolver disciplina e trabalho em equipe

A dança, especialmente em grupos ou academias, requer compromisso, cooperação e coordenação com os outros, promovendo disciplina e trabalho em equipe.

Quantas calorias são gastas na dança

As calorias gastas na dança depende do tipo de dança, como mostrado na tabela abaixo:

Tipo de dança Calorias gastas em 1 hora
Hip hop 350 a 600 calorias
Dança de salão 200 a 400 calorias
Ballet 350 a 450 calorias
Dança do ventre 250 a 350 calorias
Zumba 300 a 600 calorias
Jazz 200 a 300 calorias
Flamenco 300 a 400 calorias
Salsa 300 a 500 calorias
Tango 150  350 calorias

As calorias gastas dependem da modalidade da dança e da intensidade das aulas, sendo importante acompanhar este tipo de atividade física com uma alimentação equilibrada, variada e saudável.