O abricó é uma fruta que oferece muitos benefícios para a saúde, como ajudar a prevenir o envelhecimento precoce, a diminuir o risco de câncer, no emagrecimento e evitar doenças cardiovasculares.
Também conhecido como abricó da amazônia, abricó-do-pará e abricó-das-antilhas, o abricó fornece estes benefícios por conter boas quantidades de fibras, flavonoides e ácido fenólico, que têm ação antioxidante, sacietogênica e hipocolesterolemiante.
O abricó (Mammea americana L.) é comum na região Norte do Brasil, possui a polpa suculenta e o sabor doce e levemente ácido, podendo ser consumido in natura ou em preparações como sucos, mousses, sorvetes, geleias, saladas ou compotas.
Principais benefícios
Os principais benefícios do abricó são:
- Ajudar no emagrecimento, por conter fibras que ajudam a prolongar a saciedade, além de conter poucas calorias;
- Evitar a anemia, porque contém boas quantidades de vitamina C, que favorece a absorção do ferro presente nos alimentos, ajudando na formação da hemoglobina;
- Prevenir a prisão de ventre, já que possui fibras que estimulam os movimentos naturais do intestino e aumentam o volume das fezes;
- Controlar o colesterol, pois as fibras presentes no abricó ajudam diminuir a absorção de gorduras e de colesterol a nível intestinal, reduzindo a sua concentração no organismo;
- Prevenir o envelhecimento precoce, porque possui vitamina C e flavonoides, que protegem as células saudáveis da pele contra os danos causados pelos radicais livres;
- Regular os níveis de glicose no sangue, por conter fibras que reduzem a velocidade de absorção dos carboidratos, controlando a glicose e insulina;
O abricó também pode ajudar a diminuir o risco do surgimento de câncer, pois a vitamina C e os compostos bioativos, como flavonoides, cumarinas e ácido fenólico, desta fruta, têm ação antioxidante, ajudando a combater os radicais livres e prevenindo, assim, o surgimento de células cancerígenas.
Leia também: Vitamina C: para que serve, alimentos e quantidade recomendada tuasaude.com/vitamina-cAbricó de macaco é comestível?
O abricó de macaco não é comestível, por ter um cheiro muito forte ao ser cortado, o que não o torna intragável pelos seres humanos.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100 g de polpa de abricó fresco:
Para se obter todos os benefícios do abricó, é fundamental manter uma alimentação saudável, associada a prática regular de exercícios físicos.
Como consumir
A fruta abricó pode ser consumida quando madura, na forma natural ou usada para preparar receitas como sucos, bolos, tortas, compotas, geleias e licores, por exemplo.
Embora não exista uma quantidade indicada de abricó por dia, a recomendação diária mínima de frutas é de 2 a 3 porções, o que equivale entre 160 e 240 g.
Para saber como consumir o abricó numa dieta saudável, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:
Receitas com abricó
Algumas receitas saudáveis e saborosas com abricó são:
1. Suco de abricó
Ingredientes:
- 1 kg de polpa de abricó limpo;
- 500 ml de água.
Modo de preparo:
Colocar todos os ingredientes no liquidificador até ficar uma mistura bem homogênea. Transferir para um copo e beber em seguida, sem coar e, preferencialmente, sem adoçar.
2. Geleia de abricó
Ingredientes:
- 400 g de polpa de abricó;
- 200 g de açúcar;
- 200 ml de água.
- Suco de 1/2 limão.
Modo de preparo:
Colocar a polpa do abricó, a água, o suco de limão numa panela para cozinhar em fogo médio por cerca de 10 minutos.
Em seguida, retirar a panela do fogo, adicionar o açúcar e dissolver bem. Retornar com a panela para o fogo médio por 8 minutos, mexendo sempre com uma colher. Por fim, colocar a mistura num recipiente de vidro bem lavado e armazenar na geladeira.