O cajá (Spondias mombin) é uma fruta com ótimas quantidades de fibras, fornecendo benefícios importantes para a saúde, como ajudar na prevenção da diabetes e de doenças cardiovasculares, além de favorecer na perda de peso.
Conhecida também como cajá-miúdo, cajarana, umbu-cajá, cajá-manga ou taperebá, essa fruta também é rica em vitamina C e carotenoides, o que fornece ao cajá propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e a evitar doenças como pressão alta e câncer.
O cajá tem uma cor que varia do amarelo ao laranja e sabor doce e levemente ácido, podendo ser consumida com ou sem casca, ao natural ou no preparo de sucos, sorvetes, mousses, saladas de fruta, licor e geleias.
Benefícios do cajá
Os principais benefícios do cajá para a saúde são:
1. Ajudar no emagrecimento
O cajá tem boas quantidades de fibras que aumentam o tempo de digestão dos alimentos, ajudando a prolongar a saciedade e diminuir a vontade de comer.
Além disso, o cajá tem poucas calorias e, por isso, é uma ótima opção para incluir nas dietas de emagrecimento. Conheça outras frutas com poucas calorias.
2. Prevenir doenças cardiovasculares
Por ser uma fruta com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o cajá combate o excesso de radicais livres no organismo e evita a formação de placas de gordura nas artérias, prevenindo doenças, como aterosclerose, derrame e infarto.
O cajá também é rico em potássio, um mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio pela urina, controlando a pressão arterial e evitando a hipertensão.
3. Combater a prisão de ventre
O cajá é uma fruta com boas quantidades de água, fibras e magnésio, nutrientes que melhoram os movimentos naturais do intestino, facilitando a eliminação das fezes e combatendo a prisão de ventre.
4. Manter a saúde da pele
Por ter alto teor de antioxidantes, o cajá é uma fruta que combate os radicais livres no organismo, prevenindo os danos às células saudáveis da pele. Veja como incluir os alimentos antioxidantes na dieta.
O cajá também é rico em vitamina C, um nutriente que participa da formação de colágeno na pele, uma proteína que mantém a firmeza, elasticidade e a hidratação da pele.
5. Evitar a diabetes
Por ter boas quantidades de fibras, o cajá diminui a velocidade de absorção do açúcar, promovendo o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue e prevenindo a resistência à insulina e a diabetes. Conheça outras frutas ricas em fibras.
6. Aumentar a imunidade
Por ser uma fruta rica em vitamina C, o cajá aumenta a imunidade por melhorar as funções e estimular a produção das células de defesa do organismo, ajudando a combater vírus, bactérias e fungos, aumentando a resistência a infecções. Confira uma lista de alimentos que aumentam a imunidade.
7. Ajudar a combater anemia
O cajá ajuda a combater a anemia por ser uma fruta rica em vitamina C, um nutriente que melhora a absorção de ferro presente nos alimentos, um mineral essencial para a formação da hemoglobina, que normalmente está reduzida na anemia. Veja outros alimentos que ajudam a curar a anemia.
8. Prevenir o surgimento câncer
O cajá é rico em flavonoides, carotenoides e taninos, antioxidantes que combatem o excesso de radicais livres no organismo, evitando danos à células saudáveis e ajudando a prevenir, assim, o surgimento do câncer. Conheça outros alimentos que ajudam a prevenir o câncer.
9. Manter a saúde dos olhos
Por ter ótimas quantidades de betacaroteno e luteína, pigmentos que têm ação antioxidante e anti-inflamatória, o cajá ajuda a manter a saúde dos olhos, evitando os danos causados pelos radicais livres e contra a luz azul emitida por aparelhos, como computadores, tablets e celulares.
10. Diminuir a inflamação
O cajá diminui a inflamação por conter quercetina, um flavonoide que regula a liberação e ação de compostos inflamatórios no organismo, como interleucinas e fator de necrose tumoral alfa e óxido nítrico. Por isso, o cajá pode ajudar a complementar o tratamento de inflamações como artrite reumatoide, cistite e doença inflamatória intestinal, por exemplo.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir traz a informação nutricional de 80 g, o que corresponde a 1 unidade grande, de cajá:
Para se obter os benefícios do cajá, essa fruta deve fazer parte de uma dieta saudável e balanceada, associada à prática de exercícios físicos regulares.
Se deseja saber como usar o cajá em uma dieta balanceada, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:
Como consumir o cajá
O cajá pode ser consumido com ou sem casca, ao natural ou no preparo de receitas como sucos, sorvetes, mousses, saladas de fruta, licor e geleias.
Embora não exista uma quantidade específica indicada para o consumo de cajá, a ingestão mínima diária recomendada de frutas é de 2 a 3 porções, o que equivale entre 160 e 240 g.
Receitas saudáveis com cajá
Algumas receitas simples e saudáveis com o cajá que podem ser preparadas em casa são:
1. Suco de cajá com água de coco
Ingredientes:
- 100 g de cajá;
- 100 ml de água de coco;
- Gelo a gosto.
Modo de preparo:
Lavar e descascar o cajá. Cortar o cajá em cubos e colocar no liquidificador. Adicionar a água de coco e as pedras de gelo, e bater por 2 a 3 minutos. Transferir o suco para um copo e beber.
2. Mousse de cajá
Ingredientes:
- 400 g de polpa de cajá;
- 1 envelope de gelatina em pó sem sabor;
- 1 lata de creme de leite light gelado;
- 5 colheres (de sopa) de mel.
Modo de preparo:
Hidratar a gelatina em 45 ml de água e reservar. Bater a polpa de cajá no liquidificador. Após, colocar em uma tigela a polpa, a gelatina dissolvida e o mel, misturar com uma colher e reservar. Bater o creme de leite na batedeira até dobrar o volume e incorporar à mistura reservada. Distribuir em taças ou potes, levar à geladeira até ganhar consistência e servir.
3. Iogurte de cajá
Ingredientes:
- 150 g de iogurte natural integral;
- 3 colheres (de sopa) de polpa de cajá;
- 1 colher (de sopa) de mel.
Modo de preparo:
Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até ficar uma mistura homogênea, sem deixar ficar muito líquida. Transferir a mistura para taças ou formas de iogurte e levar à geladeira por 3 horas. Servir em seguida.