O melão é uma fruta com propriedades diuréticas e antioxidantes, ajudando a diminuir a retenção de líquidos e a prevenir o envelhecimento precoce da pele. Além disso, é rico em nutrientes como cálcio, potássio e fibras, ajuda a fortalecer os ossos e dentes, reduzir a pressão arterial e favorecer a perda de peso.
Além disso, o melão é um alimento rico em água que melhora o funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre e ajudando na hidratação do corpo, podendo ser uma opção saudável para refrescar os dias quentes. O melão deve ser consumido, pelo menos, 3 a 4 vezes por semana e incluído numa alimentação saudável, equilibrada e variada.
Para escolher um bom melão no supermercado, deve-se olhar a casca e o peso da fruta. Cascas muito brilhantes indicam que a fruta ainda não está madura, enquanto os melhores melões são aqueles mais pesados para o seu tamanho.
Principais benefícios
Os principais benefícios do melão são:
1. Ajuda a emagrecer
O melão pode ser útil para emagrecer porque é uma fruta que tem baixa quantidade de calorias e contém fibras que ajudam a aumentar a saciedade e a reduzir o apetite, evitando que a pessoa coma em excesso.
Além disso, o melão é um diurético natural, que ajuda a reduzir a retenção de líquidos, favorecendo a redução de peso.
Para que o melão ajude na perda de peso é importante ter uma alimentação saudável, variada e equilibrada, obtendo todos os nutrientes e vitaminas para um corpo saudável.
2. Previne o envelhecimento precoce da pele
O melão contém oxidantes, o que previne o envelhecimento precoce da pele, ajudando a manter a pele firme, mais jovem e mais saudável. Além disso, as sementes do melão, que podem ser usadas sob a forma de óleo, contém ômega 6, que promove a renovação e a conservação da pele, e ômega 9, que ajuda a proteger a pele e a evitar que fique desidratada.
Para manter a pele saudável, é importante que, além do consumo de melão, sejam feitos outros cuidados como limpar e hidratar a pele, diariamente, e protegê-la do sol. Conheça 5 cuidados para ter uma pele jovem e bonita.
3. Melhora o trânsito intestinal
O melão pode melhorar o trânsito intestinal, porque contém fibras, que ajudam a soltar o intestino e a diminuir o desconforto que a pessoa sente.
Além disso, como é rico em água, ajuda na prevenção da prisão de ventre, promovendo a regularidade do intestino, fortalecendo a sua saúde e mantendo as fezes hidratadas e menos duras.
4. Ajuda no controle da pressão arterial
Por ser rico em potássio, o melão pode ajudar a controlar a pressão arterial, uma vez que contém uma ação hipotensora, ajudando a diminuir e manter estável a pressão em pessoas com pressão alta.
No entanto, para um melhor controle da pressão arterial é importante que a pessoa tenha outros cuidados como diminuir a quantidade de sal que consome e praticar exercício físico regularmente.
5. Fortalece os ossos e dentes
As sementes do melão promovem o fortalecimento dos ossos e dentes, uma vez que são ricas em cálcio, ajudando a mantê-los mais saudáveis e prevenindo doenças como osteoporose, osteopenia e cáries.
6. Previne doenças cardíacas
O melão é uma fruta rica em carotenoides, que atuam prevenindo doenças cardíacas, e em potássio, que permite reduzir a pressão arterial e, consequentemente, diminuir o risco de complicações do coração como o infarto.
Além disso, é um alimento rico em fibras que ajuda na redução dos níveis de colesterol no sangue, evitando o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos e, com propriedades antioxidantes que ajudam a eliminar elementos que podem ser prejudiciais para as células, mantendo a saúde do coração.
7. Manter o corpo hidratado
O melão é rico em água, pois cada 100 gramas contém 91,8 gramas de água e, por isso, ajuda a manter o organismo hidratado. Além disso, é rico em eletrólitos como sódio, potássio, cálcio e magnésio, e, por isso, é considerado uma excelente opção para os dias mais quentes ou para consumir logo após a prática de atividade física.
8. Melhorar o sistema imune
O melão contém boa quantidade de vitamina C e vitamina A, que ajudam a melhorar o sistema imune, pois aumentam as células de defesa do organismo e diminuindo o estresse oxidativo devido ao seu poder antioxidante.
9. Melhorar a saúde visual
Por ser rica em vitamina A e carotenoides, o consumo regular de melão pode ajudar a cuidar da visão, já que esses componentes possuem ação antioxidante, prevenindo doenças como cegueira noturna e a degeneração macular relacionada com a idade, além de atrasar a deterioração da visão que acontece naturalmente à medida que se envelhece.
Informação nutricional
A tabela a seguir descreve a informação nutricional para 100 g de melão:
É importante ter em mente que para obter todo os benefícios do melão, essa fruta deve fazer parte de uma alimentação equilibrada e saudável, além de ser fundamental a prática de atividade física regular.
O melão engorda?
O melão é uma fruta que não engorda porque contém poucas calorias, é rico em fibras, que promovem a sensação de saciedade e a diminuição do apetite, e é um diurético natural, ajudando a diminuir a retenção de líquidos, o que leva à diminuição do peso.
Receitas saudáveis
O melão pode ser consumido na sua forma fresca ou na forma de sucos e vitaminas, sendo também bastante utilizado para refrescar dias mais quentes ou de praia.
A porção recomendada diária de melão é de 1 xícara da fruta cortada em cubos ou 1 fatia média, de 5 centímetros aproximadamente.
Algumas opções de receitas saudáveis são:
1. Suco detox de melão, pepino, limão e gengibre
O melão, o pepino e o limão são alimentos ricos em fibras e antioxidantes que ajudam no correto funcionamento do intestino e, assim como o gengibre, que acelera o metabolismo, são ótimos para a perda de peso.
Além disso, a hortelã é muito usada para tratar problemas digestivos como má digestão ou flatulência.
Ingredientes:
- 1 pepino;
- ½ xícara de polpa de melão;
- suco de 1/2 limão;
- Raspas de gengibre;
- 2 colheres de hortelã fresco;
- Pitada de pimenta caiena;
Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber gelado.
2. Salada refrescante de melão, cereja e queijo fresco
Assim como o melão, a cereja é um fruto com propriedades antioxidantes e rico em fibras, ajudando na prevenção do envelhecimento precoce e na perda de peso. Além disso, o queijo fresco é baixo em calorias, sendo útil na perda de peso, além de ser rico em cálcio, ajudando na saúde dos ossos e dentes.
Ingredientes:
- 1 melão de polpa verde;
- 1 melão de polpa amarela;
- 10 - 12 tomates cereja;
- 1 talo de cebolinha picada;
- 100 g de queijo fresco em cubos pequenos;
- Hortelã picada a gosto;
- sal e azeite para temperar;
Modo de preparo:
Cortar os melões em forma de pequenos cubos ou bolinhas e colocá-los em um recipiente fundo, próprio para saladas. Adicionar os tomates cortados ao meio, o queijo, a cebolinha picada e a hortelã picada. Misturar tudo delicadamente e temperar com uma pitada de sal e azeite.
3. Água aromatizada com melão, mirtilos, limão e manjericão
Os mirtilos e o limão, assim como o melão, são frutos ricos em vitamina C que ajuda no controle da pressão arterial e, por conterem fibras, ajudam no controle da saciedade e diminuição do apetite. Além disso, o manjericão é uma planta com propriedades antiespasmódicas que ajudam em problemas intestinais, como cólicas e náuseas.
Ingredientes:
- 1L de água fresca;
- 1 fatia de melão;
- 15 mirtilos;
- Suco de ½ limão;
- 1 ramo de manjericão.
Modo de preparo:
Retirar a casca da fatia de melão e cortá-la em pequenos cubos. Cortar os mirtilos em metades e espremer o suco de ½ lima. Colocar a água fresca num jarro, colocar todos os frutos e o manjericão. Servir fresca.