Cogumelo: tipos e 9 principais benefícios para a saúde

Os cogumelos possuem boas quantidades de proteínas, sendo uma ótima opção para incluir em dietas vegetarianas, que é um estilo de alimentação onde não se consome nenhum tipo de carne, aves ou peixes.

Além disso, os cogumelos têm boas quantidades de vitaminas do complexo B, antioxidantes e fibras, ajudando a regular os níveis de glicose no sangue, a controlar os níveis de colesterol e fortalecer o sistema imunológico.

São vários os tipos de cogumelos que variam de acordo com o sabor, a textura e a presença de nutrientes. Os tipos de cogumelos mais conhecidos e consumidos no dia a dia são o champignon, o shimeji, o shiitake, o portobello, o pleurotus e o cogumelo seco, conhecido também como funghi secchi, que podem ser consumidos grelhados, assados, em risotos ou em sopas.

Imagem ilustrativa número 1

Benefícios dos cogumelos

Os cogumelos são ricos em vitaminas do complexo B, principalmente B2, B3 e B5, vitamina C, minerais, como selênio, cobre e potássio, além de conter Beta-glucanas, que são fibras solúveis. Dessa forma, os cogumelos podem ter diversos benefícios para a saúde, sendo os principais:

  1. Ajudar a emagrecer, pois o cogumelo tem boas quantidades de proteínas, água e fibras, que ajudam a diminuir a fome. Além disso, o cogumelo também possui poucas calorias, sendo uma ótima opção para incluir na dieta de emagrecimento;
  2. Prevenir doenças cardíacas, pois são ricos em antioxidantes, como ácido gálico, catequinas e flavonoides, que combatem os radicais livres e previnem, assim, a formação de placas de gordura e doenças, como aterosclerose e infarto;
  3. Fortalecer o sistema imunológico, por serem ricos em Beta-glucanas, fibras que são presentes em grandes quantidades nos cogumelos que potencializa os sistemas de defesa do corpo;
  4. Prevenir câncer, por ser rico em antioxidantes e ter propriedades anti-inflamatórias;
  5. Prevenir a diabetes, já que a Beta-glucanas também atua regulando os níveis de glicose circulantes no sangue;
  6. Melhorar o funcionamento do intestino, pois é rico fibras e água, que são importantes para ajudar na formação do bolo fecal e na eliminação das fezes;
  7. Melhorar a saúde óssea, pois tem boas quantidades de minerais que ajudam a fortalecer os ossos, como a vitamina D e o fósforo;
  8. Prevenir a anemia, pois possuem em sua composição ferro e cobre, que são minerais que atuam diretamente na formação das hemácias e no transporte de oxigênio no organismo;
  9. Ajudar a controlar a ansiedade, pois tem boas quantidades de triptofano e vitamina B5, importantes para a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e relaxamento.

Os cogumelos podem ser preparados grelhados, assados ou refogados, em diversas receitas como saladas, massas, risotos e sopas.

Principais tipos de cogumelos

A seguir estão alguns dos principais tipos de cogumelos e suas características:

1. Champignon

O champignon é o tipo mais conhecido e mais usado de cogumelo, sendo também conhecido como cogumelo paris. Esse tipo de cogumelo tem um sabor mais suave e tem boas quantidades de vitamina B5, fósforo, cálcio e fibras do tipo Beta-glucanas, que ajudam no controle do colesterol e previnem doenças intestinais.

2. Shimeji

O shimeji é um dos cogumelos com sabor mais acentuado e pode ser preparado de forma rápida, apenas com um refogado na manteiga ou no azeite. Tem boas quantidades de fósforo,  magnésio, vitamina B3 e potássio, sendo um ótimo aliado no controle da pressão arterial.

3. Shiitake

É mais comum encontrar o shiitake na sua forma desidratada, sendo necessário adicionar água quente na preparação para que ele volte a se hidratar e ficar macio. O shiitake também pode ser encontrado na forma fresca, tendo uma cor marrom escura e é bastante utilizado em preparações como sopas, molhos e acompanhamento de massas.

4. Pleurotus

O cogumelo pleurotus, conhecido também por cogumelo ostra, possui um formato que lembra uma ostra, tem um sabor um pouco mais delicado. Este cogumelo é o que tem maior quantidade de fibras do tipo Beta-glucanas, além de ser uma boa fonte de vitamina B2 e ácido fólico.

5. Cogumelo seco

O cogumelo seco, ou funghi secchi, é qualquer tipo de cogumelo quando desidratado, sendo normalmente rico em potássio, cálcio, fósforo, magnésio, zinco, vitaminas do complexo B e vitamina C.

Para utilizar o cogumelo seco na culinária, deve-se lavar os cogumelos em água e deixar de molho em água morna por cerca de 30 minutos para hidratar. Depois de hidratados, deve-se espremer os cogumelos para retirar o excesso de água, que pode ser usada para fazer molhos.

6. Portobello ou cogumelo marrom

O portobello é o champignon mais maduro, tendo normalmente uma cor mais escura e um tamanho maior. Ele tem um sabor suave a textura parecida com a da carne, sendo bastante utilizado em pratos vegetarianos. Esse tipo de cogumelo é rico em vitaminas B2 e B3, e pode ser preparado cozido, grelhado ou refogado.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional para 100 g dos principais tipos de cogumelos:

Nutriente

Champignon

Shiitake

Shimeji

Cogumelo seco (funghi secchi)

Pleurotus

Energia

25 kcal

56 kcal

50 kcal

296 kcal

41 kcal

Carboidrato

4 g

14,4 g

3,88 g

75 g

6,4 g

Proteína

2,9 g

1,6 g

4 g

9,5 g

2,9 g

Gordura

0,4 g

0,2 g

0,5 g

0,9 g

0,2 g

Fibras

2,7 g

2,1 g

6,7 g

11,5 g

2,2 g

Ferro

1,24 mg

0,4 mg

1,54 mg

1,72 mg

0,7 g

Fósforo

93 mg

29 mg

174 mg

294 mg

86 mg
Potássio 373 mg 117 mg 506 mg 1534 mg 282 mg
Selênio 20 mcg 24,8 mcg 0 mcg 0 mcg 1,4 mcg
Ácido fólico 35 mcg 21 mcg 0 mg 163 mcg 63 mcg
Vitamina B3 3,88 mg 1,5 mg 51,2 mg 14,1 mg 5,75 mg

Para ter todos os benefícios com o consumo de cogumelos, é importante também manter uma dieta saudável e variada, assim como é aconselhado praticar atividades físicas regularmente.

Vídeos relacionados

CALORIAS NEGATIVAS: como emagrecer comendo mais

13:33 | 27.981 visualizações

Como Gostar de Alimentos "Ruins"

05:54 | 237.842 visualizações